Crónicas : 

O QUE NÃO ESTÁ NOS LIVROS

 
Open in new window






Com o tempo passamos a entender que muitas coisas que aprendemos na vida, não estão nos livros.
Fico pensando no acumulado de informacoes que nossa cabeca recebe desde o nosso nascimento até a nossa morte.
Mas acredito que seja numa idade mais madura que comecamos a enxergar realmente o que aprendemos, e comparar o aprendizado.
Olhar para ele com mais entendimento. Com mais paciencia. Com mais aceitacão.

Algumas coisas que aprendi:

- Dentro de suas possibilidades, meus pais fizeram tudo que podiam para nos dar uma educacão decente, e uma boa vida. Muitas coisas que eles me preveniram, serviram para dar verdadeiras licoes para minha filha. Através da fragilidade deles diante de certas situacoes, me fez ver o mundo de uma outra forma. Consegui tirar a beleza daquilo. Aprendi que eles me deram o que de mais precioso eu tenho: A VIDA.

- Ha certas situacoes em que nos sentimos tremendamente solitarios. Por mais pessoas que tenhamos a nossa volta, a nossa solidao e algo inexplicavel. Por mais que tentemos explicar o que sentimos, nao somos entendidos da forma que gostariamos de ser. Porque nascemos com sentimentos unicos, inexplicaveis, que estao dentro de nos como codigos indecifraveis.

- Quando estamos em um Hospital, vestidos com aquele avental, sentados em uma cadeira, ou em cima de uma mesa, sentimos uma tremenda impotencia, e percebemos a insignificancia da nossa existencia. Que somos "mais um", sujeitos a morte como qualquer outro (não sei porque sempre nos sentimos invenciveis quando nao sentimos nenhum sinal de doenca).

- Muitas vezes, em momentos especiais de nossa vida, nao conseguimos verbalizar o que sentimos, e parece que a boca, nao acompanha o coracão. Nessa hora o silencio diz mais que um discurso inteiro. Um olhar consegue transmitir mais do que qualquer verbo.
Aprendi a admirar o silencio em certas horas (porque sempre o detestei).

- Não devemos criticar as pessoas a nao ser que a critica seja construtiva. Calar mais, ouvir mais, falar menos. Deixar o outro falar sem tirar conclusoes precipitadas. Entender que cada um tem um jeito de ser, que ninguem é errado ou certo.(ainda lutando para mudar esse item, pois tenho minhas recaidas).
Ninguem é obrigado a ver o mundo como eu vejo. (ainda lutando para mudar esse item).

- A melhor forma de ensinar nossos filhos, não é falando, mas fazendo. Quando ensinamos atitudes dignas, e TEMOS essas atitudes, o "SER" é mais importante do que o "FALAR". Muitas vezes achamos que nossas palavras estão sendo gastas em vão, mas com o tempo, percebemos que são verdadeiras sementes que mais tarde serão germinadas.

- Não existe "O MELHOR AMIGO". Existem "OS AMIGOS". Cada um deles preenche uma parte que precisamos. Ha aquele amigo que procuramos porque queremos rir, ouvir uma piada, outro que nos da um conselho sabio, outro que chora com a gente, outro que conta historias... Vejo assim: nossa alma e um quebra-cabecas, onde cada um dos nossos amigos e uma pecinha insubstituivel para que ele se complete.

- Devemos sempre seguir os impulsos do nosso coracão. Nunca poderemos estar errados, se agirmos com sentimento.

- Viver a vida plenamente, cada minuto do hoje. Não pensar: "vou deixar para fazer isso amanha" se posso fazer agora. Viver esse maravilhoso imediatismo de ser feliz.

Essas são algumas coisas que eu aprendi. Quem sentir vontade, escreva aqui algo que aprendeu e que julga ser valioso em sua vida.



*Mary Fioratti*

 
Autor
MaryFioratti
 
Texto
Data
Leituras
1155
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
1 pontos
1
0
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
Nanda
Publicado: 29/10/2016 20:12  Atualizado: 29/10/2016 20:12
Membro de honra
Usuário desde: 14/08/2007
Localidade: Setúbal
Mensagens: 11076
 Re: O QUE NÃO ESTÁ NOS LIVROS
Mary,

O que a vida me ensinou, numa idade já madura, em que me encontro, é que não devemos temer o julgamento alheio e fazer sempre aquilo que nos faz feliz, não descurando nunca o maior respeito pelos outros, mas, principalmente por nós mesmos.
Hoje sou mais feliz do que alguma vez fui, pelo facto de me aceitar integralmente.

Beijinhos
Nanda