Crónicas : 

Um passeio por Lisboa

 
Tags:  poema    poemas    dia    cidade    não    que    para    com    por  
 
No outro dia, por razões profissionais, sai do meu local de trabalho, algures nas Avenidas Novas e fui até ao Bairro Alto acompanhada de uma amiga que trabalha comigo e que também vive na Margem Sul do Tejo.
Quando chegamos ao jardim de S Pedro de Alcântara (ao cimo do elevador da Glória) podemos ver Lisboa de cima, em todo o seu esplendor. Estava um dia propício, nem muito solarengo nem muito cinzento. Teria dado uma foto linda. Olhei para a minha amiga e percebi, pelo seu ar espantado, que ela nunca ali tinha estado. No decorrer da conversa percebi que nem ali, nem em mais de metade de Lisboa... apesar trabalhar na cidade há quase 17 anos.
Eu, apesar de ter sempre trabalhado na mesma zona, conheço relativamente bem o resto da cidade de Lisboa. A Baixa, Alfama e a zona do Príncipe Real são as zonas que conheço melhor. Depois conheço quase toda a cidade de vista. De turista.
Os turistas pagam para vir conhecer a nossa cidade, e nós, que passamos por ela todos os dias não a conhecemos. Mas, quem aqui trabalha ou vive, paga para ir conhecer outras cidades. Não se sintam culpados. Quem vive nas outras cidades também não as conhece. Pelas mesmas razões que nós.
A vida agitada que levamos, a correria desde que nos levantamos até que nos deitamos não nos deixa tempo para visitarmos as cidades onde vivemos ou trabalhamos. Nem para estar com os amigos tantas vezes quantas desejaríamos. Nem com a família. Há quanto tempo não paramos num café ou numa esplanada a beber um café ou um refresco com um grupo de amigos, sem olhar para o relógio porque temos um compromisso logo a seguir?
Hoje a nossa vida é um contra relógio constante. A sociedade moderna é escrava do tempo. Sobram coisas para fazer depois de acabar o dia. E, por mais que se saiba que assim é, não fazemos nada para mudar. Antes arranjamos ainda mais coisas para fazer.
Tenho tentado, junto com um grupo de amigos, contrapor esta tendência. Uma vez por mês escolhemos um local diferente para passarmos o dia ou a tarde. Sem relógios, ficamos a conhecer um sítio diferente e, acima de tudo, é um dia que estamos juntos. Pode parecer pouco... mas tem sido bastante gratificante. Se calhar, se fizerem um esforço para o fazer, mesmo que seja só em família, acreditem que se vão sentir bastante bem.


Stone
***********

Pedra Filosofal
O sonho comanda a vida...


http://stoneartportugal.blogs.sapo.pt/

 
Autor
Pedra Filosofal
 
Texto
Data
Leituras
1286
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
3 pontos
3
0
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
Paulo Afonso Ramos
Publicado: 16/03/2008 18:00  Atualizado: 16/03/2008 18:00
Colaborador
Usuário desde: 14/06/2007
Localidade: Lisboa
Mensagens: 2080
 Re: Um passeio por Lisboa
Uma boa crónica!
Que nos dá uma mensagem simples e objectiva, com a qual concordo plenamente.
Amem primeiro o que é vosso!
Beijo de parabéns

Enviado por Tópico
Mel de Carvalho
Publicado: 16/03/2008 20:18  Atualizado: 16/03/2008 20:18
Colaborador
Usuário desde: 03/03/2007
Localidade: Lisboa/Peniche
Mensagens: 1562
 Re: Um passeio por Lisboa
De 1996 a 2007 trabalhei em Lisboa. Os últimos cinco anos na Av. de Berna. Não serei das que melhor conhece a cidade, no caso a cidade que me viu nascer. Mas esforcei-me por a conhecer. Sózinha ou acompanhada, frui do sol único da cidade da luz branca, dos seus jardins (e tinha um a dois passos ...). Tantas e tantas vezes almocei com os patos e com as flores ... e por lá escrevi alguns dos textos que por aqui andam. Agora a trabalhar em pleno Ribatejo vivencio outras cores, outros cheiros: a terra lavrada de fresco, as azeitonas, o rio, o meu "Tejo" ... enfim!!!

Gostei muito
Beijo enorme
Mel

Enviado por Tópico
Vera Sousa Silva
Publicado: 16/03/2008 22:46  Atualizado: 16/03/2008 22:46
Membro de honra
Usuário desde: 04/10/2006
Localidade: Amadora
Mensagens: 4098
 Re: Um passeio por Lisboa
Uma boa dica amiga! Em família e/ou com amigos é um passeio excelente

Beijo grande