Crónicas : 

PREVENÇÃO

 


Realmente temos muito pouco valor sobre a vida, quando menos esperamos surge uma doença, que nos derrota, independente da idade, crença ou estatuto. Isto apesar da ciência e medicina estarem bastante avançadas, nada nos livra ainda de certas epidemias. O Câncer vem à frente como uma das doenças mais mortais, ainda que estejamos no século XXI, no raiar de novas curas quase para tudo, mas depois, quando nos atinge, ou a ente queridos, vemos que não é bem assim. Que faz um poeta nesta altura, chora, ou reserva suas forças para escrever e levar algum alento e esperança a quem sofre?
Não haja dúvidas que nós por vezes também somos pouco cuidados connosco, mas porque não aprender com o erro e deixar a pessoa sobreviver, será que os médicos fazem tudo, o que está ao seu alcance? Vamos crer que sim, porque é uma profissão que me merece todo o respeito. Às vezes trabalhando em condições deploráveis, como em África, por exemplo. Mas quando falo de nós sermos descuidados, por vezes nas nossas vidas, tem a ver que o Tabagismo e a Má Alimentação, por vezes desencadeiam nestes cenários tristes, em que o médico, sem ver esperança nos dá tal tempo de vida: 24h, 48 horas. Que pesadelo atroz para quem sofre com a doença, assim como para com seus familiares e amigos. O que podemos fazer: Prevenir… esta é a palavra de ordem. Mudarem-se costumes, vivendo uma vida mais saudável. Tudo isto é muito relativo porque vemos idosos a beber bebidas alcoólicas e a fumar e eles duram até aos 100 anos, enquanto outros livres de qualquer vício, estão sujeitos às mais variadas doenças, doenças essas que só ocorriam depois dos 70 anos de vida, agora vê-se jovens de 20 e poucos anos a terem derrames cerebrais e outras doenças, que não se imaginam nestas idades.
Tudo se vive à pressa, comemos gordura atrás de gordura, com todos aqueles molhos e fritos, fuma-se e bebe-se, muitas das vezes sem moderação. Portanto insisto que prevenir, logo destas as escolinhas é o mais importante, ensinando às crianças a dizer não ao que está provado que faz mal. Mas o que vemos nós, crianças cada vez mais obesas, sem regulamento nenhum perante aquilo que comem, assim como agora, ao contrário dos homens que estão a deixar de fumar, vemos um salto gigantesco de mulheres fumadoras, epíteto de sua independência: à custa do quê e de que sofrimentos futuros, sim porque não são instantâneas estas doenças, levam anos, são progressivas e malignas.
Já vi muitos amigos meus morrerem-me nos braços, já muito chorei e não sei se ainda tenho lágrimas, mas tenho muito amor por todas as pessoas e esperança, principalmente nas que me tocam mais de perto, e no entanto ainda não estou habituado para as perdas. Como todos os meus amigos e leitores sabem sou Agnóstico, mas isso não faz que sofra menos que qualquer outro. Não rezo, não faço orações, simplesmente porque não acredito nesses ritos, que para mim continuam a ser Pagãos, mas expresso minha força e esperança através de minha poesia e/ou escritos. Temos de saber para onde caminhamos, arranjar um tempinho para se alimentar bem, nem que para isso se leve a marmita de casa e deixar de vez de fumar.
De uma coisa tenho certeza, somos falíveis e a morte é certa para todos desde a nascença, saibamos tecer um melhor curso para nossas vidas futuras, o Universo está connosco. E quem está a lutar que não desista até ao último fôlego. Eu estou convosco.

Jorge Humberto
25/03/08

 
Autor
jorgehumberto
 
Texto
Data
Leituras
1965
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
2 pontos
2
0
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 26/03/2008 20:50  Atualizado: 26/03/2008 20:50
 Re: PREVENÇÃO
Parabéns. Abraço

Enviado por Tópico
britoribeiro
Publicado: 27/03/2008 10:03  Atualizado: 27/03/2008 10:03
Muito Participativo
Usuário desde: 08/01/2008
Localidade: Vila Praia de Âncora
Mensagens: 51
 Re: PREVENÇÃO
Muito bem, parabéns!

Abraço