Crónicas : 

Não foi essa a educação que dei à minha filha

 
Esta frase foi dita por uma mãe surpreendida com a atitude que a filha teve numa sala de aula.
Infelizmente hoje em dia muitos são os pais que desconhecem as atitudes dos filhos (para não dizer que não conhecem mesmo os filhos que tem).
Muitas das atitudes que os filhos têm reflectem a educação, ou a falta dela, que os pais lhes dão em casa. Não serão todas, é certo. Os pais não podem ser culpabilizados por tudo, mas em muita coisa têm culpa.
Gostava de partilhar convosco algumas situações a que já assisti e que me parecem passíveis de deseducar as crianças. Mais uma vez, trata-se da minha opinião pessoal, e posso, obviamente, estar errada.
Uma criança de 5 anos, no hipermercado, andava atrás dos pais: "quero isto, quero aquilo, quero aqueloutro". E a tudo os pais acediam em dar-lhe. Chocolates, brinquedos, gomas, bebidas... A razão – "se não lhe damos, depois ele faz uma birra". E eu pergunto. Que adulto vai ser esta criança a quem lhe foram feitas todas as vontades em criança? Quando crescer esta criança vai estar habituada a ter tudo o que quer. E nós, adultos, já aprendemos que, na vida, nem sempre temos tudo o que queremos, e temos que tomar opções.
No autocarro, um miúdo com cerca de 6 anos, gritou, chamou nomes e bateu à mãe porque ela não o deixou ir em pé. A mãe... riu-se e disse, para quem estava à volta – "não tenho mão nele". Não tem mão numa criança de 6 anos? Então... e quando crescer? Será que esta mãe acha que o miúdo vai aprender sozinho a respeitar os mais velhos?
Uma miúda de 14 anos queixou-se ao pai que a professora não a deixou atender o telemóvel no decorrer da aula. E o pai, em vez de dizer que, enquanto decorre uma aula não deve atender o telemóvel (nem sequer deixar que toque, por respeito aos professores e aos colegas), mandou um recado à professora a avisar que, da próxima vez, lhe batia se a filha não pudesse atender o telefone.
Um amigo meu é professor. A semana passada levou um estalo dum pai, porque o filho tinha chegado a casa triste porque a nota no teste não tinha sido a que estava à espera. Palavras para quê? Que tal recomendar ao filho que se aplique mais em vez de bater ao professor? E ainda por cima à frente do filho.
E todos estes pais acham que estão a dar a melhor educação aos seus filhos. E depois não percebem quando os filhos faltam ao respeito aos mais velhos – porque não foi esta a educação que lhe dei.
Não me considero perfeita, nem sequer uma mãe perfeita. Amo os meus filhos mais do que tudo na vida. Fiz, faço e farei tudo por eles. Se calhar já falhei, estou a falhar ou irei falhar no futuro como mãe e como educadora. Mas não me passa pela cabeça dar tudo o que eles querem. Não quero que lhes falte nada. E incluo, no que não lhes deve faltar, o respeito pelos professores, o respeito pelos outros, a contenção nas compras, assumir as suas responsabilidades e a resolução de conflitos.
Nunca é cedo demais para as crianças aprenderem estes princípios. Ao invés, quanto mais tarde começam a aprender, mais difícil é a aprendizagem. E cabe aos pais, acima de tudo aos pais, ensinar os seus filhos. Não podemos imputar esta responsabilidade aos professores, aos outros. Somos nós, pais, que temos de o fazer. Senão teremos tanta ou mais culpa que os filhos nas atitudes que eles tomam.
Deixo-vos uma última questão. Para quando a preocupação de saberemos e prepararmos os nossos, a viver em sociedade?


Stone
***********

Pedra Filosofal
O sonho comanda a vida...


http://stoneartportugal.blogs.sapo.pt/

 
Autor
Pedra Filosofal
 
Texto
Data
Leituras
1628
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
8 pontos
8
0
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 29/03/2008 10:02  Atualizado: 29/03/2008 10:02
 Re: Não foi essa a educação que dei à minha filha
Não se educa com maior rigor os filhos para que depois venha a acontecer em plena escola, uma situação com a que aconteceu no Porto, entre uma aluna e uma professora por causa de um telemóvel.
Estamos numa sociedade muito mal governada e gerida.
Ainda bem que escreveste um texto sobre este assunto, pois eu já o tinha em mente de o fazer.

Beijinhos.

Frank_Mike

Enviado por Tópico
Alberto da fonseca
Publicado: 29/03/2008 10:29  Atualizado: 29/03/2008 10:29
Membro de honra
Usuário desde: 01/12/2007
Localidade: Natural de Sacavém,residente em Les Vans sul da Ardéche França
Mensagens: 7071
 Re: Não foi essa a educação que dei à minha filha
Li com atenção este excelente texto sobre a falta de educação das crianças. Os meus filhos, estavam na cama às 21 horas, e hoje vê-se nas ruas crianças de 9 10 11 anos na rua à 1 hora da manhã, aqui em França, em Portugal não sei se acontece, não quero fazer afirmaçãoes do que não conheço, ora estas crianças andam misturados com toda a espécie de jovens, e não é de admirar que por vezes a policia prende um bando onde há crianças com esta idade, e os pais? como pode ser deixar um filho desta idade andar na rua a horas tardias?
Eu sou da velha escola, comecei em 1938, com a minha mãe que não me deixava fazer o que eu queria.
Um dia pedi ao prfessor para sair às 11,30 para ir levar o almoço ao meu padrasto, o que era falso, por pouca sorte, a minha mãe foi às compras e encontrou um dos professores, então cmo vai o meu filho lá na escola? muito bem, ele hoje saiu às 11,30. O quê? o que le disse é falso É falso ? então hoje à tarde ele vai levar 2 réguadas,. Duas não 6, disse a minha mãe e eu levei mesmo seis! A régua chamavam-lh a meinina dos 5 olhos
um cabo, uma parte redonda com 5 buracos, e em madeira exótica, nada leve! Hoje haverá um pai que faça metade? não! vão agredir o professor.
O meu filho aqui em frança. cheçou do liceu mais tarde, perguntei porquê, Porque a professora obrigou-o a ter durante alguns dias (castigo de estudo) não sei bem como se chama, tinha que ficar tantos dias uma hora mais. Telefonei à professora para saber o porquê. Falava nas aulas e a professora chamou-o à atenção e ele faltou-lhe a respeito, eu disse à professora da próxima vez dobre o castigo, a professora exitou em me responder, porque não estava habituada a uma reacção desta natureza de um pai.
Gostei do seu texto
A. da fonseca
-

Enviado por Tópico
Tânia Mara Camargo
Publicado: 29/03/2008 16:12  Atualizado: 29/03/2008 16:12
Colaborador
Usuário desde: 11/09/2007
Localidade:
Mensagens: 4246
 Re: Não foi essa a educação que dei à minha filha
Pedra, li tudo e te digo, creio que perfeitos não somos, mas a boa educação acontece desde o momento
em que nasce uma criança. Desde bebê, devemos
ensiná-las. Diz o velho ditado, a educação vem de berço e é verdade. Gostei demais deste como de tudo aquilo que escreves. Beijos!

Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 29/03/2008 17:48  Atualizado: 29/03/2008 17:48
 Re: Não foi essa a educação que dei à minha filha
Olá Amiga Stone,

Bom texto o teu.

Ainda assim deixo aqui uma opinião que pode ferir susceptibilidades, ainda assim o deixo.

Quando adultos em geral, e agentes da educação em especial, insultam publicamente os eleitos, o que esperar dos jovens perante tais exemplos?

Calma, não defendo que as pessoas não possam manifestar publicamente as suas insatisfações, claro que podem e devem, só que, o devem fazer, mas, sem insultos e de forma construtiva.

Todos sabemos (acho eu) que, comportamentos, geram comportamentos.

Beijinho

Enviado por Tópico
Amora
Publicado: 29/03/2008 22:52  Atualizado: 29/03/2008 22:52
Colaborador
Usuário desde: 08/02/2008
Localidade: Brasil
Mensagens: 4705
 Re: Não foi essa a educação que dei à minha filha
Excelente texto!

Mostrei o vídeo para os daqui de casa... aquele vídeo. Não na intenção de chocar mas para que soubessem em que resulta a ausência de limites.
No amor reside a verdadeira e única forma correta de se educar, e o amor, sabemos, não é feito apenas de sins, antes, é carregado de nãos providenciais.

Excelente texto.

Se eu me chamasse Margarida eu teria de certeza nas mãos um tesouro incalculável.



Amora

Enviado por Tópico
ângelaLugo
Publicado: 29/03/2008 23:21  Atualizado: 29/03/2008 23:21
Colaborador
Usuário desde: 04/09/2006
Localidade: São Paulo - Brasil
Mensagens: 14852
 Re: Não foi essa a educação que dei à minha filha p/ Pedra Filosofal
Querida poetisa

Perfeito...hoje em dia a maioria das crianças
não tem educação e são bem como aqui descreveu
as vezes até insuportáveis...
Se da o que tudo querem quando criança depois de
adulto vão querer e irão a procura não importando
quanto custe....
Eu culpo os pais sim por não educar seus filhos de
acordo com a sociedade em que vivemos
Muito bom seu texto

Beijinhos no coração

Enviado por Tópico
Vera Sousa Silva
Publicado: 29/03/2008 23:50  Atualizado: 29/03/2008 23:50
Membro de honra
Usuário desde: 04/10/2006
Localidade: Amadora
Mensagens: 4098
 Re: Não foi essa a educação que dei à minha filha
A difícil e complexa tarefa de educar uma criança passa também pelos exemplos que lhes damos. E passa pela imposição de limites.
O respeito pelos outros e sobretudo pelos mais velhos deve fazer parte da educação. O cumprimento de horários e tarefas, o saber conversar, tentar resolver as coisas pelo diálogo, e tantas coisas simples... tão simples!
As crianças são muito inteligentes e sabem ver até onde podem ir em muitas situações...
Cabe-nos a nós, pais e educadores mostrar os limites e respeitá-los, e educá-los.

Belo texto Pedra!!!

Beijos

Enviado por Tópico
Paulo Afonso Ramos
Publicado: 30/03/2008 08:05  Atualizado: 30/03/2008 08:05
Colaborador
Usuário desde: 14/06/2007
Localidade: Lisboa
Mensagens: 2080
 Re: Não foi essa a educação que dei à minha filha
Uma crónica ousada. Que pode ser polémica mas que é verdadeira. Gostei! E como sempre a tua posição é válida e preocupada. Mas também não és perfeita e assumes sem medos essa realidade. Uma crónica de coragem e de alerta.
Parabéns! Já te disse hoje que gosto muito de ti?
Beijos