Crónicas : 

O PREFEITO MAIS POPULAR DO NORDESTE

 
 
Apesar de ser um político nato e dedicado, foi somente depois de muitas campanhas eletivas frustradas que Chico Trindade conseguiu se eleger prefeito de Boqueirão da Chapada.
Naquele tempo - apesar de não muito diferente dos dias atuais - a cidadezinha perdida nos cafundós do sertão ermo tinha apenas uma rua com calçamento de paralelepípedos irregulares, nenhum hospital, cinema, posto de gasolina, hotel e sequer uma agência bancária. O prefeito tinha que empreender uma longa e cansativa viagem quando chegava o dia de retirar em um banco a verba dos repasses para sua prefeitura.
Com a primeira verba Chico tinha comprado uma caminhonete toyota. Tinha também contratado um motorista que o conduziria a todos os lugares. Os populares diziam que até para fazer as necessidades fisiológicas no mato o prefeito era levado em sua toyota.
Alcides era um motorista experiente. Tinha sido caminhoneiro e percorreu quase todo o país, por isso o prefeito o contratara.
Alguns meses após a posse Chico avisou a Alcides que deveriam se dirigir à cidade onde se localizava o banco. O prefeito iria executar um volumoso saque, cuja verba se referia a um repasse destinado à saúde. A estrada de mais ou menos duzentos quilômetros seria percorrida em muitas horas devido ao mal estado de consertvação. No entanto, um pequeno trecho já próximo do destino estava sendo reformado. Naquele trecho estava sendo feita uma terraplanagem piçarrada, de modo que muitas pedrinhas soltas na pista saltavam ao serem friccionadas pelos pneus dos carros.
Enquanto Alcides dirigia percebeu que Chico Trindade acenava com a mão para todos os veículos que vinham em sentido contrário. Cismado com aquela atitude de seu patrão perguntou:
_O senhor conhece todas as pessoas por aqui, não é seu Chico?
_Não, não. O caso é que só porque eu fui eleito prefeito do Boqueirão agora fica todo mundo acenando pra mim!
_Eles não estão acennado para o senhor não, seu Chico. Eles estão apenas colocando a mão no vidro para diminuir o impacto caso alguma pedrinha da piçarra bata no pára-brisas!
Chico Trindade ficou emburrado e a partir dali não acenou para mais ninguém.

JOEL DE SÁ
SP,08/04/2008.

 
Autor
Joel Pereira de Sá
 
Texto
Data
Leituras
1789
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
1 pontos
1
0
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
Paulo Gondim
Publicado: 09/04/2008 01:22  Atualizado: 09/04/2008 01:22
Membro de honra
Usuário desde: 12/11/2007
Localidade: São Paulo (com o coração no Nordeste)
Mensagens: 446
 Re: O PREFEITO MAIS POPULAR DO NORDESTE
Bela crônica! Como a mão do escritor sabe dá o toque necessário de beleza a um acontecido! Tansportei-me para meu sertão cearense, onde vivi a infância e era assim mesmo!! Bons tempos!! PARABÉNS!