Crónicas : 

Suicídio

 
Como quase sempre, hoje, na minha viagem de barco para Lisboa ia a dormitar. Mais ou menos a meio da viagem, e sem saber muito bem porquê abri os olhos e vi um arco-íris lindo. Sabem, daqueles em que as cores estão bem definidas, e que quase podemos ver o pote de ouro no fim de cada lado. E pensei para mim – hoje vou ter um dia bom. E até comentei com um amigo e com o meu colega o que tinha visto e o quanto eu gostava de ver o arco-íris – acho que até disse que era como as crianças, fico encantada quando os vejo.
Talvez pela associação do arco-íris à lenda (ou realidade?) da arca de Noé. Lembram-se? Depois de terminado o dilúvio, surge no céu um arco-íris como sinal de que nunca mais Deus destruiria a terra. Sinto-me sempre reconfortada quando os vejo. O dia corre bem, de certeza...
Certo é que até foi um dia como os outros. Nada de extraordinariamente positivo aconteceu. Até aqui tudo bem, também não esperava ganhar o euromilhões lá porque tinha visto o arco-íris (bem, até porque, para isso era preciso que tivesse jogado).
Ao fim do dia, e tal como estava agendada, lá fui a uma reunião. No decorrer da reunião o senhor com quem estava reunida recebeu uma chamada. Acabou por atender (pedindo-me as devidas desculpas) e... bem, aqui o meu dia descambou. Porque o telefonema era para avisar o senhor que tinham acabado de encontrar o pai dele enforcado na cave. Como podem imaginar a reunião acabou de imediato... e eu, que até julgava que o dia me ia correr bem, acabei-o com uma enorme sensação de vazio.
O que levará uma pessoa a cometer suicídio? Será cobardia? Será que a pessoa se sente incapaz de ultrapassar os problemas que tem ou pensa ter? Será que há alguma razão válida para cometer suicídio? Que será tão grave que leve uma pessoa a quer deixar de estar com os seus entes queridos, deixar de sentir o vento na cara, o cheiro das flores, ouvir o riso duma criança? Não será cobardia não enfrentar os problemas, não os tentar resolver?
Será coragem? Não será preciso coragem para tomar uma atitude destas? Saber o exacto momento da morte, preparar a morte e, quiçá, vê-la chegar? Não será preciso coragem para meter uma corda pendurada no tecto e depois subir a um banco, meter o pescoço lá dentro e dar um pontapé no banco? Atirar-se duma ponte ou para a frente dum comboio?
Acima de tudo acho que são pessoas desesperadas. Que acham que a vida já lhes deu tudo e que nada mais esperam senão sofrimento. Que não tem apoio suficiente das suas famílias (ou que acham que não têm). Que são doentes, na maior parte das vezes, e que, por descuido e falta de tempo, os que lhes são próximos não se apercebem...
São inúmeras as razões para o suicídio. Para mim, nenhuma é válida. Amo a vida tal qual ela é. Cheia de espinhos. Porque são os momentos mais espinhosos que me levam a saber apreciar os momentos mais belos. Não fora ter problemas, como saberia eu o que é não os ter? Gosto de sentir a chuva, de ter frio, de cheirar as flores, de brincar com os meus filhos, de estar com os amigos, de ter fome e de a saciar a seguir... tudo, os bons e os maus momentos. Gosto de todos os momentos. Gosto de viver e de me sentir viva.


Stone
***********

Pedra Filosofal
O sonho comanda a vida...


http://stoneartportugal.blogs.sapo.pt/

(escrito a 11/04/2008)
 
Autor
Pedra Filosofal
 
Texto
Data
Leituras
3868
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
6 pontos
6
0
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 12/04/2008 12:08  Atualizado: 12/04/2008 12:08
 Re: Suicídio
Terrível! O lado mais sombrio do ser humano! Sobretudo quando nada o justifica.parabéns por esta reflexão sempre oportuna. Abraço

Enviado por Tópico
Tânia Mara Camargo
Publicado: 12/04/2008 14:38  Atualizado: 12/04/2008 14:38
Colaborador
Usuário desde: 11/09/2007
Localidade:
Mensagens: 4246
 Re: Suicídio
Pedra não chamo de coragem cometer suicídio,
coragem é enfrentar a vida, os obstáculos,
como nós que labutamos diariamente para dar
um futuro aos nossos filhos. Excelente sua
crônica, aliás sempre narrando fatos reais,
tens um quê de jornalista amiga. Gostei demais!
Beijos!

Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 12/04/2008 16:16  Atualizado: 12/04/2008 16:16
 Re: Suicídio
Uma crônica bem escrita e humana.Também sou fascinada pelo arco-íris.Onde eu esteja e o veja sinto estranho bem-estar interior.Creio que as pessoas cometem o suicido quando se apaga seu arco-íris interior. Tudo fica tão escuro e sem saída que nada mais tem valor.
Bjins meus, Betha.

Enviado por Tópico
Mel de Carvalho
Publicado: 12/04/2008 16:51  Atualizado: 12/04/2008 16:52
Colaborador
Usuário desde: 03/03/2007
Localidade: Lisboa/Peniche
Mensagens: 1562
 Re: Suicídio
Pedrita,
entrei apenas para te dizer que o suicídio é, infelizmente, uma realidade.
Porque o vivi de perto (ainda por aqui não andavas), deixo-te este link

http://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=12929

Choro-os a ambos todos todos os dias dentro do meu coração. E, Pedrita, eles continuam vivos, tantas e tantas vezes, nas nossas conversas, nas nossas lembranças... rimos do que faziam (tanta brincadeira, do que diziam, dos meninos maravilhosos que eram ...). Não obstante no caso do Dani nunca ter ficado claramente provada a causa da morte (eventualmente acidente e não suicídio, como tudo nos fez acreditar), o que é facto é que partiram e o vazio é enorme.

Pela minha casa os seus objectos pessoais ainda proliferam (instrumentos musicais, roupas, jogos... ) para além das suas vozes, dos seus beijos e abraços. Ao Dani havia jurado que ainda o faria gostar de poesia … riu perdido. E ri também …

A vida é uma passagem. Só quem esteve à beira do abismo sabe o quão ténue é o risco entre ir e o ficar ...

Beijo
Mel

Beijos amiga

Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 12/04/2008 17:43  Atualizado: 12/04/2008 17:44
 Re: Suicídio
Olá menina poetisa,

Eu conheci algumas pessoas que se suicidaram. Cada uma delas teve um motivo particular, mas em todos os casos demonstraram um estado depressivo da mente, que no alge de uma tristeza, mágoa ou desespero, "tentaram" fugir da vida e dos seus problemas. Infelizmente, perdi pessoas inteligentissimas, com conhecimento de si mesmas, mas que tinham por si, que se escolheram pra nascer, tbm podiam escolher a hora de morrer.

Bela crônica! Amei ler vc, bjs.

Enviado por Tópico
Margarete
Publicado: 12/04/2008 17:45  Atualizado: 12/04/2008 17:45
Colaborador
Usuário desde: 10/02/2007
Localidade: braga.
Mensagens: 1199
 Suicídio para a stone(pedra filosofal)
Amiga:

O normal em mim é desejar a morte muitas vezes ao dia, só porque tenho uma neurose, neurose borderline, na verdade já tentei acabar comigo e por minutos não conseguia, nada me orgulha. Também não tenho o orgulho ferido por agora lhe dizer isto mas o seu texto tocou-me.

Estou sozinha em casa e dentro de mim uma dor revolta quase me levava a pegar numa caixa de medicamentos e me esconder a choro na casa-de-banho, sabe Deus para fazer o quê, mas a sua crónica prendeu-me.

Teho um blog inteiramente dedicado à minha doença www.dancas-de-mim.blogspot.com, talvez através dele encontre alguma resposta para as suas perguntas, aviso-a de antemão que são complciadas respostas para complicadas perguntas.

Deixo-lhe um texto meu, um desses acordares para a vida a que eu chama ressucitar:

Deito-me na escuridão, não consigo dormir sozinha, não consigo dormir sem a presença de alguém, há sombras que me perseguem, há um mundo inteiro que eu não entendo a ocupar-me as veias, nos braços as feridas que fiz a mim própria e a vontade de nunca as ter feito, cicatrizes para uma vida inteira, saltei do meu mundo para entender o vosso como se fosse fácil de entender o que cedo nos custa a amar... Fiquei assim com a linha firme a servir-me de segurança, hei-de avançar ou recuar? Esta minha súbita maneira de forjar a realidade ao ponto de me reconhecer nela. Esta minha estúpida e insensata mas tão deliciosa como desequilibrada vontade de morrer às vezes, quando todos adormecem e eu não consigo fechar as pálpebras.


Um beijo e um obrigada por me ter prendido aqui.