Textos -> Políticos : 

D. AFONSO HENRRIQUES, PRESIDENTE DA RÉPUBLICA

 
Tags:  tristeza  
 
Estou a assistir na TV portuguesa, a uma ilustre ignorância dos jovens portugueses.
25 de Abril 1974. Golpe de Estado em Portugal.
Os militares conseguiram derrotar, enfim, a ditadura Salazarista.
34 anos anos passados e os jovens, segundo o que vejo e oiço na TV, uma grande parte nem sequer sabe o que foi. Outros nem sabem quem tem a maioria na Assembleia Nacional, isto num País de 12 milhões de habitantes que seria se tivessemos 120 milhões, é triste!
Perguntaram a uma jovem quem foi o primeiro presidente eleito democráticamente após o golpe de estado? Resposta: D. Afonso Henrriques. è triste, pois que D. Afonso Henrriques foi o primeiro rei de Portugal no ano de 1139.
Nos meus tempos de escola, claro, 1937/1942, (lá me vão outra vez dizer que eu estou a viver nos meus tempos) eramos obrigadoa a conhecer a historia de Portugal de fio a pavío, a geografia, mares, rios, afluentes, sub-afluentes, caminhos de ferro, os astros, e hoje? nada ou pouco. Não estou a culpar os professores, têm um programa estabelecido pelo Ministério, mas que é triste, é!
Fora do programa, acho que os professores deveriam falar com os alunos sobre estes eventos, lembrar que há coisas importantes que existiram, estou mesmo convencido que há muitos que o fazem, mas os alunos fazem mais atenção aos télémoveis que a tudo aquilo que é instrução, que é cultura. Os pais, como eu ouvi o senhor procurador da Républica, ontem dizer, até incitam os filhos a irem para a escola armados, um miudo de sete anos apresentou-se na escola com uma pistola. Mas que tristeza!´
Depois há quem acuse a Democraacia como causa principal, é incrivel. A democracia é precisamente o contrário, é o respeito pelo próximo e ninguém respeita ninguém, é o século XXI

A. da fonseca


SOU COMO SOU E NÃO COMO OS OUTROS QUEIRAM QUE EU SEJA

Sociedade Portuguesa de Autores a Lisboa
AUTOR Nº 16430
http://sacavempoesia.blogspot.com em português
http://monplaisiramoi.eklablog.com. contos para as crianças de 3 à 103 ans
http://a...

 
Autor
Alberto da fonseca
 
Texto
Data
Leituras
1018
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
2 pontos
2
0
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
João Marino Delize
Publicado: 25/04/2008 20:09  Atualizado: 25/04/2008 20:09
Membro de honra
Usuário desde: 29/01/2008
Localidade: Maringá-
Mensagens: 1910
 Re: D. AFONSO HENRRIQUES, PRESIDENTE DA RÉPUBLICA
Se em Portugal existe a desinformação dos jovens, imagine aqui no Brasil o que acontece.
Se aqui a gente perguntar qual a função de um senador, os alunos e muitos professores também não sabem. A ignorância é globalizada. Você sabia que aqui no Brasil tem professores que afirmam que o governo poderia pagar 3 a 4 mil reais para cada aposentado (mais ou menos 2 mil dólares, só não paga porque há muito roubo, so para espalhar boatos) sabendo-se que a caixa de aposentadoria é devedora em quase 50 bilhões de reais por ano, pois entre 10 a 20% das aposentadorias são feitas com documentos falsos, de pessoas que se dizem agricultores, mas nunca trabalharam na agricultura, e outros que são registrados em firmas com datas antigas, só para poder se aposentar.