Textos -> Crítica : 

O MITO E A... REALIDADE!

 
Tags:  www.luso-poemas.net  
 
Neste meu trafegar pelas estradas da vida, tenho observado, atentamente, porém, de modo Empírico, com estribo na minha maturidade adquirida, determinadas situações, que os dicionários nos informam como sendo fábulas, alegorias, lendas, enigmas e/ou quimera, às intitulando de MITO!

Em contrapartida, os mesmos dicionários, nos informam que a REALIDADE é uma qualidade do que é Vero e Verdadeiro.

Assim, são, normalmente, considerados como antagônicos, com os, seus sentidos, a nós mostrados no cotidiano! Seriam realmente... Adversos?

Não acredito! Pelo menos de uma forma ampla e irrestrita, pelos motivos a seguir:

—Os Mitos, com o desenvolvimento seqüente e, acompanhando a modernidade, têm se desvanecido aos nossos olhos e entendimento, onde, muitas fábulas, alegorias, lendas e enigmas, ante a luz do nosso entender, tem se tornado uma realidade!

—A realidade, muita das vezes, pela mesma razão, tem deixado o Real e Verdadeiro, se tornando uma utopia!
Dessa forma e, por esses motivos, a mesclagem, por mim efetuada, a seguir, entre o Mito e a Realidade, se referem ao seguinte:

—Satanás e o Saci- Pererê, que são, até prova em contrário, Mitos! Transformam-se em Realidade, com pele de gente, nas pessoas lhes receptivas, que são os algozes da humanidade, os frios assassinos, fratricidas, estupradores e ladrões, sempre de tocaia contra suas vítimas indefesas, prin cipalmente, as crianças e os débeis!

—“Todos são iguais perante a Lei!”, entretanto, essa mesma Lei, transforma os vocábulos em Mito, ao darem privilégios inconseqüentes aos infratores Dela, lhes dando benesses como: Prisões especiais, domiciliares etc. ao pondo do assassino, escapando da prisão em flagrante delito, poder verter água na sepultura da sua vítima fatal e, transitar livremente pelas ruas até ser condenado, ou, ter a prisão decretada pela justiça.

—Viagens interplanetárias pelo cosmo, se transformando em Mito, pois, não recebemos as benesses dessas viagens e... Pior! O Homem nem conhece, totalmente, o seu planeta, principalmente, a parte submersa do Triângulo das Bermudas, os desertos, geleiras etc. e, se aventura pelo espaço sideral, sem conhecer a sua própria base planetária.

—Pessoas, com honrosas exceções, se formando em Faculdades sem méritos, atuando igual, ou pior, do que os secundaristas e, se escondendo em auxiliares leigos, todavia, capazes. Se transformando, apenas, em Diplomados... Míticos!

—Alguns Padres e Pastores, se preocupando mais com o dízimo coletado do que com a divisão Dele com os pobres e carentes! Do que com a sua Fé e, os cumprimentos dos ditames Dela, nada mais são (com as exceções que confirmam a regra) do que um Mito... Espiritualista!


—Excesso, absurdo, de Senadores, Deputados, Secretários, oficiais superiores e graduados, Delegados e, análogos, se transformando em Mito... Comandatário! Com o reduzido número de assessores sendo a Realidade... Funcional!

—Acúmulo de Leis, Decretos, Regulamentos etc. Como Mito... Regulador! E, nós, os seus seguidores forçados, já, de muito, nos transformamos em Mito, pois, o Código Penal vem da “Era Vargas!” antes de todas as transformações hodiernas, porém, atuando assim mesmo, com poucas modificações.

Vou terminar por aqui, na certeza de que estou ferindo melindres, no entanto, aos insurgentes, devo informar que, muitas das vezes, a Verdade dói muito mais do que o Mito e, que, para discordar do que disse, terá ou, terão, que “vestir a caparuça!”.

Sebastião Antônio BARACHO.
conanbaracho@uol.com.br


 
Autor
S.A.Baracho
 
Texto
Data
Leituras
951
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
0 pontos
0
0
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.