Textos -> Crítica : 

O INCAPACITAR... INCANDESCENTE!

 
Tags:  www.luso-poemas.net  
 
Desde priscas eras, a incapacidade vem se Digladiando com a Aptidão nata, empírica ou, didática, sem, no entanto, lograr êxito total e, indiscutível, mercê da sua “nuvem do saber” ser venal, inconseqüente e quimérica.

A Aptidão, resultante da capacidade adquirida em sua totalidade, em quaisquer atividades humanas e/ou, extraterrena, sempre precisa ser cerceada pela presença dos incapazes ao seu derredor, pois, o contrapor, vindo da ineficiência com vanglória do imperfeito em atuação, fará os capazes luzirem com mais brilho, exatamente por serem peritos em separar o “trigo do joio”! Dignificando os seus procederes e, sepultando na inércia ou, no desconhecimento, pelo não saber e, o não entender... Apreendendo!

Com isso e, por isso, os incapazes, sempre palpiteiros, acabam por ficarem pelas vicinais, enquanto o Apto, seguindo pelas auto-estradas do conhecimento, sepulta os incapazes nos acostamentos da vida.

Um, sem o... Outro! Tem poucas possibilidades de vitória, em razão da mesmice normativa do não despertar... Cedendo! Assim, embora seja incompetente, o Incapaz será útil ao Apto no seu desenvolvimento pleno e exemplar.

A seguir, embora possa ferir suscetibilidades, porém, tendo os reclamantes que “vestirem a carapuça” para se defenderem do que vou expor, apresento algumas situações análogas:

—Leis arcaicas e/ou senis, determinando o cumprimento fiel, em pleno terceiro milênio, são incapazes... Necessárias! Pois, sem Elas, a balbúrdia seria generalizada a empanar o brilho e a obediência dos idôneos.

—Discriminar os cidadãos cumpridores dos seus deveres, com ética e idoneidade, é uma incapacidade... Orquestrada! De cima para baixo, em prol de iguais, apenas por serem doutores, diretores, chefes, dirigentes, Comandatário etc.

—Excesso de dirigentes, em qualquer setor, embora capazes, porém, restringindo os auxiliares a números reduzidos para o fim específico, são Incapazes... Acumulativos! Em razão de quantidade não significar... Qualidade!

—Várias categorias de Padres, Pastores etc. descuidando da Fé em Deus e, se abraçando ao monetário, são Incapazes... Dizimistas! Enquanto os seus seguidores que, realmente, acreditam em Deus! São Aptos... Fiéis!

—Uma enorme quantidade de Religiões, com vários dogmas, às vezes, litigiosos entre Eles são Incapazes... Infiéis! Pois, o nosso Deus é Uno, assim, é capaz e, indiscutivelmente... Indivisível! Em Igrejas e congregações!

Vou parar por aqui, pois, a continuar, teria que ter um tempo imensurável e uma grande quantidade de papéis para tal.

Dessa forma, com o passar dos tempos em nosso calendário de vida terrena ou, extraterrena, todos os Incapazes acabarão sendo colocados na brasa ardente pelo Arquiteto (capaz) do... Universo!

Apresento uma poesia de minha autoria e, correlata ao texto acima:

Estás na passarela,
Sou jogado nas sarjetas.
Tu viajas em automóvel
Levam-me em... Carroça!

Quando tu tens flores,
Carrego os espinhos.
A ti, liberam ou amores,
A mim... Os escarros!

No circo, tu és assistente,
A mim, sobra o picadeiro!
Na coxia, observas os astros,
No sanitário, limpo o estrume!

Tu és guias no cortejo das pompas,
Sendo andarilho, sou... Escoltado!
Tuas palavras são “cheque ouro”
Às minhas de... Estelionatário!

Os perfumes te seduzem
Querendo mesclar a ti,
A fedentina me acompanha
Querendo assimilar a mim!

PORÉM... A cada passo que damos, por caminhos diferentes, faz a nossa convergência ao tribunal dos ajustes, num julgamento sem apelação, nos despojado da couraça material e, Da... Incapacidade! Onde só terá valor à Aptidão dos capazes e a essência da alma! Todavia, após ser extraída a jaça do cristal, verá que os teus folguedos, pelos meandros da existência, ofuscaram todas às tuas “obras” deficientes e, a Corte não terá... CLEMÊNCIA!

Sebastião Antônio BARACHO.
conanbaracho@iol.com.br



 
Autor
S.A.Baracho
 
Texto
Data
Leituras
728
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
1 pontos
1
0
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 03/05/2008 13:37  Atualizado: 03/05/2008 13:37
 Re: O INCAPACITAR... INCANDESCENTE!
Seu texto, seu poema, um julgamento muito bem aposto. Um alerta, o dedo em riste apontado para os incapazes, aos que locupletam e aos verdadeiros infiéis.
Abraço.