Crónicas : 

uma crônica, quase um pedido de justiça

 
Hoje, embora já tenha colocado poemas, não quero falar como poeta. Quero falar como jornalista. E comentar um caso que chocou ao mundo inteiro. Que envergonhou meu país. Falo da morte da pequena Isabela, sacrificada - acho que o termo correto é este - com apenas cinco anos, por dois celerados. Vejo na tv a postura do pai e de sua companheira. percebam nos olhos, meus companheiros e companheiras. São olhares de loucos. A moça, uma jovem ainda - é uma pena -, nem num presídio comum pode ficar, ameaçada por suas colegas de infortúnio, mas que não cometeram o ato de esganar uma criança inocente. Enalteço aqui a coragem de um promotor de justiça, jovem ainda, que não sossegou, enquanto não meteu na cadeia estes dois assassinos. Em trinta e três anos de jornalismo, dez deles dedicados à crônica policial, confesso que nunca vi tanta perversidade. Tanta frieza. Reparem, quem viu nos jornais de TV, o pai aparece sorrindo. E a companheira dele simulando um choro falso. Espero que a justiça do meu país, que nem sempre é muito séria, cumpra com o que rezam seus códigos. Que pelo menos Isabela possa repousar em paz.

_________________

júlio


Júlio Saraiva

 
Autor
Julio Saraiva
 
Texto
Data
Leituras
2562
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
8 pontos
8
0
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
bruxinha
Publicado: 09/05/2008 15:38  Atualizado: 09/05/2008 15:38
Participativo
Usuário desde: 09/04/2008
Localidade: por ai algures
Mensagens: 20
 Re: uma crônica, quase um pedido de justiça
Ouvi nas noticias esta vergonha. O Mundo está louco. Justiça??? Bem sei que não é digno pedir a morte como justiça de outra morte, mas é o que eu acho correcto. Que esse anjo de seu nome Isabela, descanse em Paz e por sua alma e pelas de tantos outros inocentes, na Terra se faça Justiça.


Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 09/05/2008 15:50  Atualizado: 09/05/2008 15:50
 Re: uma crônica, quase um pedido de justiça
Concordo com vc Julio, eu não sei até quando um vai acobertar o outro. É clarividente a culpa nos olhos deles. Fico ainda mais estarrecida em imaginar que os familiares desses dois, possam saber da verdade, e tbm contribuirem na mentira. Esses dois presos, terão que tomar muito cuidado na prisão, pois poderão morrer ali mesmo, pois os castigos dos presos que matam crianças, lembra a expressão antiga: olho por olho, dente por dente.

Bela crônica real, social e atual.


Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 09/05/2008 16:09  Atualizado: 09/05/2008 16:09
 Re: uma crônica, quase um pedido de justiça
Caro Júlio,

As "Isabellas" e "Joãos Hélios" estão espalhdos no nosso país e no mundo.No Brasil - apesar do destaque e da pressão popular no caso em questão - devido a fragilidade e "brechas" na legislação esse será mais um caso como tantos outros, onde os criminosos não serão punidos de acorddo com o delito.Vide o caso Daniela Perez.
Aqui no Pará, na cidade de Bragança, um menino de quatro anos foi seqüestrado, torturado, abusado sexualmente, morto e atirado numa vala.Na capital um pai para se vingar da traição da mulher matou a terçadadas sua filha de apenas dois anos e jogou o corpo num bueiro.
São muitos casos de crueldade com crianças pobres que não chegam aos noticiários, por que a grande imprensa acha que tais fatos sejam corriqueiros nos subúrbios...Eles não trazem a mesma comoção social como quando ocorrem com famílias de classes mais abonadas.
Nesse país até as crianças em melhores condições financeiras diante da crueldade são fonte de maior indignação que as mais pobres.
O chamado "Caso Isabela" é sem dúvida emblemático, mas não é único.Existe grande pirotecnia tanto por parte da polícia quanto da imprensa.Os réus são cruéis? São, mas existem casos piores que nem se tem notícia.
Bjins, Betha.


Enviado por Tópico
gil de olive
Publicado: 09/05/2008 17:30  Atualizado: 09/05/2008 17:30
Colaborador
Usuário desde: 03/11/2007
Localidade: Campos do Jordão SP BR
Mensagens: 4838
 Re: uma crônica, quase um pedido de justiça
Ja li muito sobre esse triste tema,mas esse seu texto para mim se desctacou, muito bem montado.

Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 09/05/2008 18:32  Atualizado: 09/05/2008 18:34
 Re: uma crônica, quase um pedido de justiça
Amiguirmão, Isabela poderá até descansar em paz, pois muitas são as orações. Mas eu não. Não consigo tirar o gosto de ódio da minha boca.
...tudo faz crer que o pai e a madrasta são culpados; então que eles morram na prisão, pelo tempo ou pelas mãos dos pares de cárcere.
O que mais me deixa puto da vida, é que eles por bom comportamento, quando presos, se forem condenados, digo; "se forem" ainda poderão ser libertados em tempo exíguo. Infelizmente.
1beijão.