Crónicas : 

Recebo um comentário da poeta Betha Costa...

 
Ela comenta minha crônica, ou crónica, desculpem, estou num sítio português, acerca da barbaridade que enojou o Brasil: a morte de um anjo, menina Isabela. Betha me fala de outra monstruosidade praticada contra uma outra criança no estado onde ela vive, no Pará. É vergonhoso a gente expor um país como o Brasil a este tipo de situação. No caso que ela me conta, a criança também sofreu abusos sexuais, por um padrasto louco. Escrevo, meus amigos e amigas, chorando, porque sei que no Brasil as penas são brandas. E estes criminosos podem sair de um dia pro outro. Basta um recurso feito por um bom defensor, e que um mau juiz o aceite.E é por isto, pelo menos no caso de Isabela e também do menino João Hélio, arrastado até à morte num carro em alta velocidade, que o povo acabe querendo justiçar com as próprias mãos.Hoje, de minha parte, não há poema. Só indignação. Também sou pai.

_________________

júlio


Júlio Saraiva

 
Autor
Julio Saraiva
 
Texto
Data
Leituras
899
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
10 pontos
10
0
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
flavio silver
Publicado: 10/05/2008 11:11  Atualizado: 10/05/2008 11:11
Colaborador
Usuário desde: 24/09/2007
Localidade: barcelos
Mensagens: 1001
 Re: Recebo um comentário da poeta Betha Costa...
uma crónica com poesia sofrida.
gostei o facto de não nos deixar esquecer que existe gente que não é gente, filhos da p. que contornam as leis. e ficam as crianças com marcas para toda a vida.
devemos combater este nojo.
abraço.


Enviado por Tópico
Ledalge
Publicado: 10/05/2008 11:17  Atualizado: 10/05/2008 11:17
Colaborador
Usuário desde: 24/07/2007
Localidade: BRASIL
Mensagens: 6868
 Re: Recebo um comentário da poeta Betha Costa...
VAMOS ABRIR A LATRINA, JÚLIO? O BRASIL É O PAÍS CORRUPTO? É O PAÍS QUE NEGOCIA SENTENÇAS? E A IRMÃ DOROTHY? OS VELHOS QUE FORAM TORTURADOS HÁ POUCOS DIAS ATRÁS? A MENINA DE GOIÂNIA QUE SOFREU TORTURA, INCLUSIVE A FDP DA EMPRESÁRIA LHE ARRANCOU AS UNHAS; ALGUÉM FALA NISSO? JOÃO HÉLIO, SÍMBOLO DO DESCASO? O SR PIMENTA QUE MATOU A NAMORADA, ALGUÉM FALA DELE? OS MANICÔMIOS DO PAÍS ESCONDENDO O QUE JULGAM FEIO? E EU QUE O DIGA, POIS SOU MÃE DE UM MOÇO COM DEFICÊNCIA MENTAL...O CASO DA MENINA QUE FICOU NO PARÁ COM SE NÃO ME ENGANO 15 PRESOS E QUE SERVIU DE APERITIVO A ELES; ALGUÉM FEZ ALGO PRA SANAR O EMOCIONAL DA MENINA? E AGORA O CASO ISABELA, QUE VIROU SENSACIONALISMO PURO. ENFIM, FAZER JUSTIÇA COM AS PRÓPRIAS MÃOS NÃO É O CAMINHO. FAZER O ESTADO MUDAR SUAS LEIS, SIM. É DE LÁ QUE TERÁ QUE VIR O EXEMPLO. SOU ADEPTA DA PRISÃO PERPÉTUA.SE FALEI BESTEIRAS, DESCULPE-ME, MAS É O QUE PENSO.NÚRIA



Enviado por Tópico
Alberto da fonseca
Publicado: 10/05/2008 12:00  Atualizado: 10/05/2008 12:00
Membro de honra
Usuário desde: 01/12/2007
Localidade: Natural de Sacavém,residente em Les Vans sul da Ardéche França
Mensagens: 7071
 Re: Recebo um comentário da poeta Betha Costa...
Em verdade, nós falamos sempre das leis do País em que vivemos. Se formos ver mais além, chegamos à conclusão que mais coisa menos coisa, é igual. Aqui em França, a policia está farta da justiça. Prendem um deliquente e ainda o agente não saíu da esquadra , já o deliquente se encontra em liberdade, Há cerca de um mês, vi uma reporatgem na TV francesa, sobre certos julgamentos, pois bem, vi um deliquente que assaltava pessoas idosas roubando-as e espacando-as três vezes vi o julgamento, três vezes saíu em liberdade.
Abraço amigo
A. da fonseca


Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 10/05/2008 17:16  Atualizado: 10/05/2008 17:17
 Re: Recebo um comentário da poeta Betha Costa...
Boa tarde, Júlio!
No meu comentário a cerca do teu texto anterior falei da pirotecnia da polícia e da imprensa em casos como da Isabella e João Hélio e da falta de divulgação dada e de investigação policial a altura de outros mais cruéis dos quais o grande público nem ouve falar, por ocorrem em favelas e com pessoas pobres.
O menino de quatro que citei foi seqüestrado, torturado, abusado sexualmente, asssassinado e atirado numa vala por um vizinho. Uma menina de apenas dois anos foi covardemente assassinada a golpes de terçado pelo próprio pai que assim se vingou da traição da mãe da criança.
A fragilidade da legislação cria possibilidades de quem pode pagar excelentes advogados acabe impune.Mas, nós brasileiros que acatamos as leis, não podemos compactuar com tais fatos sem denunciá-los, nem aceitar que seja feita a dita "justiça com as próprias mãos": quem assim age é também criminoso e merece punição.
Bjins, Betha.


Enviado por Tópico
Zélia Nicolodi
Publicado: 10/05/2008 17:30  Atualizado: 10/05/2008 17:30
Colaborador
Usuário desde: 18/01/2008
Localidade: Curitiba - PR.
Mensagens: 983
 Re: Recebo um comentário da poeta Betha Costa...
Caro Julio...É sim, muito triste! Infelizmente, esses fatos, não são exclusivos do Brasil...No mundo inteiro as barbáries acontecem.
O que difere em nosso país é o enfoque sensacionalista que a imprensa dá, a tudo que é negativo...Se as leis não mudarem, não é a "badalação" da mídia que vai conseguir qualquer resultado, bem pelo contrário...Beijos e muita luz!