Textos -> Esperança : 

ANÁLISES EMPÍRICAS !

 
Tags:  www.luso-poemas.net  
 
Todas as pessoas, na idade da razão e, do entendimento do que acontece e, transcorre, ao seu derredor ou, também, um pouco mais além do seu ponto de vizada e de Estar, deveriam se aprimorar, ao máximo possível, nos detalhes de contextura, interligando os eventos, por Eles observados.

Essa capacidade analítica sempre os ajudará na difícil concatenação para o relacionamento dos fatos transcorridos, Deles, assimilando as vantagens e, desvantagens, para a sua sobrevivência neste Vale de Lágrimas e de Angústias, pelos quais, atualmente, a humanidade vem sobrevivendo à duras penas!

Sem ter a pretensão de me vangloriar, mas, forçado pela necessidade de expressão, sugestionada pela linha principal deste texto, devo informar que só tenho o antigo primário do Grupo Escolar, daí, em diante, empiricamente, me formei, pelo supletivo, no segundo grau, tendo estudado, sozinho, em mais de quarenta livros didáticos, Deles, assimilando um saber que me alavancou pela vida afora, culminando por escrever 19 livros volumosos e... Inéditos! Por não poder pagar as parcerias pedidas por diversas editoras que me procuraram.

Essa capacidade de assimilação do que vejo... Analisando! Colocou-me em harmonia comigo mesmo e, com os demais, ao meu redor.

Apresento, agora, poucas das minhas análises do que venho observando no meu cotidiano de 71 anos vividos:

—Crianças, em idade escolar, sem uma merenda condizente ao seu desejo, no entanto, presenciando os seus colegas, mais afortunados, a se banquetearem com guloseimas diversas e... Caras!
—As Famílias se desvirtuado da missão principal de orientar, para o bom proceder, aos seus dependentes, primordialmente, aos menores!
—As Religiões se esquecendo dos Dogmas, a favor de arrecadações de dízimos e, construções de prédios majestosos, amenizados para Igrejas que, quase sempre, são visitadas pelos mais carentes de quase tudo.
—Organizações em geral, inclusive, dos Estados e Países, se privilegiando de altas personalidades, Governos, Chefes etc. e, colocando nos seus diversos setores de funcionamento, poucos auxiliares ou, assessores, tais como: Grandes números de Secretários, Senadores, Deputados, Vereadores, Oficiais superiores, Delegados etc., no entanto, a maioria esmagadora dos serviços lhes afetos são executados, exatamente e comumente, pelos assessores subordinados.
—A Propaganda comercial, pelos meios diversificados de comunicações... Comunicando! A difundirem uma versátil oferta de quase tudo que o ouvinte (ou leitor) venha a precisar, todavia, sem condições financeiras para tais compras, leva a muitos a se endividarem, em prejuízo seu e dos seus dependentes.
—As Datas memoráveis, foram quase que, totalmente, desvirtuadas do seu fim específico de homenagem a ser proclamada e/ou, prestada a alguém ou a algo, para o fim comercial de compras (presentes etc.), se não, vejamos:
- Dia da Independência, com os participantes a comprarem durante o trajeto ao local das comemorações, inclusive conduções, alimentos e outros.
- Dias dos Pais e das Mães, presentes e mais presentes e, pouco afeto com os homenageados (Com honrosas exceções confirmando a regra).
- Natal, Carnaval etc. Idem, quando aos gastos e outras despesas.

Se estou enganado, me expliquem a razão de não haver os seguintes Dias comemorativos:

- Dia dos Pobres / Faxineiro / Empregada doméstica / Babá / Lavador de veículos / Lanterneiro / Ajudante de caminhão e... Muitos outros! Será porque são de poder aquisitivo reduzidíssimo, portanto, não podendo brindar... Presenteando?
- Nome de Pessoas colocado em ruas, avenidas e cidades, sendo os homenageados passageiros pela vida, enquanto, os que recebem os seus nomes, são, até... Seculares! Portanto, com certo período de tempo, tais nomes se desvanecem das lembranças dos hodiernos.

A continuar, teria que me referir a milhares de situações a serem analisadas, tais como: Os longos bigodes, Urinóis e cavanhaques de antanho,considerar Salários para pagarmos Imposto de rendas e, muitas outras situações parecidas.

RESUMINDO: O principal, é prestar muita atenção, detalhadamente, em tudo a nossa volta, ou, mais distante de nós, para, Deles, extrair o útil benéfico para a nossa sobrevivência, enquanto Ser humano lídimo e, conseqüente, ao nosso desenvolvimento pelos caminhos da vida. Assim, atuam os Empíricos, que se utilizam da sua Maturidade adquirida e, saturada das Análises efetuadas, a cada momento lúcido da sua vida, em harmonia com Todos!

Sebastião Antônio BARACHO
conanbaracho@uol.com.br

 
Autor
S.A.Baracho
 
Texto
Data
Leituras
760
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
0 pontos
0
0
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.