Textos -> Crítica : 

OS SELECIONÁVEIS!

 
Tags:  www.luso-poemas.net  
 
O escrete sempre será necessário para que possamos efetuar uma escolha criteriosa, com o fito de selecionarmos o que nos convém e, podermos descartar, para bem longe da nossa presença e anuência, ás coisas e eventos que possam nos prejudicar, em todos os sentidos da nossa convivência pacífica e/ou, não.

O Dom da Seleção só será importante, se soubermos extrair do “Todo”, as suas essências que venham a nos interessar, para prosseguirmos pelos meandros ou, sinuosidades da nossa existência, neste mundo de controvérsias dirigidas em prol da “Posse” em interesse próprio sem a divisão equânime.

De nada nos adiantará ter o “Todo” ou, o “Tudo”, se não pudermos, plena e totalmente, usufruirmos Deles, pois, por exemplo: De que adiantará ao milionário abastado ter a fortuna, se está sendo carcomido pelos cânceres ativos? Ou, estar casado com uma linda mulher, porém, na calada do desconhecimento Dele, Ela o trair, sexualmente, com outros homens?Etc.

É preferível termos um quinhão reduzido, porém, a nós benéficos, do que a abundância mesclada de jaças defectíveis, que acabarão por contaminar a porção ideal para nós.

Visto isso, a título de exemplo, esperando ser Ele modelar, apresento uma ínfima porção do que considero como Modelo a ser seguido:

—As Posses para serem modelares têm que fluir as sobras em direção dos carentes, com isso, enriquecendo, mais ainda, ao distribuidor Delas, pelo menos, no aceite popular.
—A Beleza tem, também, que refletir a Pureza, com todos os seus atributos, além da presença da lealdade voluntária, sob penas de, assim não sendo, se transformar em um mero reposteiro exibindo as suas formas pelas “Janelas pueris da Vida!”
—Os Eruditos, ao terem um grande saber, em vários sentidos e escolaridades, devem, sempre, estarem preparados para as vicissitudes que, se apresentarem a Eles, pois, na verdade, ninguém sabe tudo de tudo! Por exemplo: Pode ocorrer de um doutor não saber quantos grãos de feijão é plantado em cada cova ou, o que seja Escudete do fuste. Etc.
Ocorrem, diariamente, vários casos em que é necessária uma seleção condizente para a sua interpretação, tais como:
—Os Cobertores a nos proteger do frio, devem ser selecionados de acordo com a temperatura ambiente, pois, Eles não esquentam, apenas, evitam a saída do nosso calor corpóreo do momento.
—Idem, quando aos nossos trajes de vestuário que, deve combinar com o local em que estejamos, pois, não se deve usar terno e gravata nas praias ou, calções e camisetas nas Igrejas e em outros locais que prime pela apresentação.
—As nossas companhias e amigos têm que passar por uma rigorosa seleção que comprove a amizade e, não, O... Interesse! É preferível ter poucos amigos leais a um carrilhão Deles a badalarem e bajularem ao nosso derredor, sem nos dar, em troca, a verdadeira amizade fraternal e desinteressada em nos ampararem e ajudar.

Paro por aqui, pois, o assunto é extenso! Esperando, pelo menos, ter aguçado as idéias a respeito da necessidade de uma seleção do que nos rodeie, fazendo parte do nosso cotidiano, neste Vale de Lágrimas, mas, também, de Regalias! Ás quais, temos que fazer por... Merecê-las!

Sebastião Antônio Baracho.
conanbaracho@uol.com.br
Fone: (31) 3846-6567.

 
Autor
S.A.Baracho
 
Texto
Data
Leituras
776
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
0 pontos
0
0
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.