Prosas Poéticas : 

"Pincéis"

 
Para onde se dirigem os braços? Agora…
Cor festiva enfeita as paredes, morrem palavras à nascença, sou ser supremo de magia, cortina de fogo espreita, minha ilha solitária, meu espaço destinado, minha sina.
Pincelada no vazio do ar, a boca do silêncio saboreia, comovem-me as cores cinzeladas da escultura do meu dia.
Construímos com forças sobrenaturais, com alma, me disseram! Alma de artista me venderam, não escolhi, mergulhei no pólo silencioso dos meus mundos, abstraído, simplifiquei o vazio que não preenchi.
A palma das mãos guarda segredos, verdades de mim, os olhos entretêm o sorriso da personagem, vestida de paisagem, que nas mãos vazias guardei.
Sou quase um anjo sem asas, iluminado de todo, criança com olhos de Deus, a viver o relógio passageiro, emoldurado em tempo fantasiado.
Para onde se dirigem os braços? Agora…
O vazio cru da quadrícula por vestir, atiro-lhe palavras inventadas, grito! Imagem surreal implantada nas mãos estagnadas do ser artista.
Uma alma mais forte apodera-se de mim enquanto rasgo os cortinados iluminados desta minha certa morada.
Fartei-me de sentir dor, falésia, corri o mundo no silêncio dos meus sonhos na ilusão mais prematura dos meus sonos.
Semeei prados de palavras, fui infame, fui ser terreno pecando, fui…
Condenei as estrelas, violei os cometas, saio desistindo, de ser verdade, as mãos salpicam o ar desnutrido com melodias de palavras.
Mais uma pequena pincelada…
Sou ser, incumbido de tantas tarefas, lugar melhor este mundo para alma que sofre e chora devorando as palavras de um poema.
Aqui estou…
Obrigado… Obrigado por te vestires em mim, aparafusares as peças soltas dos meus silêncios, construíres moldura onde me encerro, pela voz tão suprema que me dás, me poder exaltar e pronunciar.
Obrigado… Obrigado por arrecadares a dor, tingires o prazer com o luto da dor que assaltou um tempo, onde estive, tão… Magoado.
Sou quase uma esfera quadrada, desenho, traço sem arestas, construindo, desbravando terrenos de sol que as chuvas bebem.
Sinto… Uma espécie de dor, as mãos entravadas, os olhos mergulhados em lágrimas, eu, aos tiros, assassinando as palavras.
As palavras que pincelei na tela vazia onde me cerquei, emoldurei sentimentos, resgatei sonhos de outro tempo, observei, tinha tanto! Tanto de mim…
Para onde se dirigem os braços? Agora…

Que quadro? Que pintura?...

Paulo Themudo

 
Autor
Paulo Themudo
 
Texto
Data
Leituras
770
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
5 pontos
5
0
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
Paulo Afonso Ramos
Publicado: 11/06/2008 11:49  Atualizado: 11/06/2008 11:49
Colaborador
Usuário desde: 14/06/2007
Localidade: Lisboa
Mensagens: 2080
 Re: "Pincéis" p/ Paulo Themudo
Olá Paulo,
Encontro nesta bela prosa poética, traços de loucura, uma loucura assumida e saudável.
Onde se misturam as raízes do pintor, ou o poeta, em suma do artista. Sente-se até uma mescla de personagens da tela entre mãos de quem cria. Sobressai uma introspecção. Uma plena prova de exposição em que o medo é expulso e cada passo assumido, mesmo que não tenha sido correcto, é de peito aberto, assumido!
Este conjunto de performances que acontece no decorrer da prosa, é um desafio e uma guia de tratamento, do Ser real que é o artista. Uma identificação. Uma promessa. Um percurso cujo final reverte ao bom senso e esperança. No fim podemos constatar que temos uma prosa mais profunda do que uma primeira leitura possa apelar, de qualidade e de grande testemunho. Parabéns Paulo, pelo sentimento que soltas nas letras que nos deixas.
Abraço


Enviado por Tópico
Luis F
Publicado: 11/06/2008 12:31  Atualizado: 11/06/2008 12:31
Colaborador
Usuário desde: 15/08/2007
Localidade: Alcochete
Mensagens: 1184
 Re: "Pincéis"
Ola Paulo

Uma tela de grande beleza, pintada com palavras.

Na beleza desta tua prosa poetica, encontro o artista e o poeta, numa comunhão de grande beleza, onde as palavras dão cor e vida ao quadro, em momentos de introspecção, de criação, em compassos melodiosos.

Os meus parabéns pelo momento.

Um abraço
Luis

Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 11/06/2008 13:32  Atualizado: 11/06/2008 13:32
 Re: "Pincéis"
È BONITO. É TRABALHO MAS DE FACTO É ENREDO. VEJO QUE SIM E PARABÉNS. É COMO SE NO JMUNDO ESTIVÉSSEMOS A VER A VIDA DE TUDO E NO FUNDO É ISSO APENAS DE UM PINTOR. FAZER FALAR DE TUDO QUAL POETA E CAMINHAR.

Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 11/06/2008 16:55  Atualizado: 11/06/2008 16:55
 Re: "Pincéis"
Vais pincelando palavras como num quadro vivo. As dores em suas nuances todas, do negro ao vermelho. Maravilhoso!