Textos : 

PRATO DO DIA

 
Eu pensei não mais falar sobre a exploração da continuidade à qual dou atenção pueril, num interesse inédito e produtivo; mas eu presencio o mundo todos os dias e constato que me arrependerei de mim logo que as montanhas de Minas perecerem. Deixo-me, assim, à vontade para escrever, como que tentando resistir incólume à trajetória indefinida da auto-avaliação, porque, sendo eu flor que se cheire, não tenho forma que se exponha. Hoje eu me dei com as horas inimigas, consegui simpatia para oferecer-lhes um café, e até sorri me lembrando de um curso que fiz há anos, onde aprendi a meiga arte da auto-anulação social (no certificado veio impresso um dizer elegante, relativo à etiqueta) e fiz para o infortúnio, biscoitos. Há certos acontecimentos átonos muito necessários, mas cuja percepção nos é vedada porque pertencem a outras esferas, às do conhecimento inconsciente que jamais aflora, mas que se mostra estranhamente acessível, daí o medo de tocar. Vocês sabem do que falo: é quando os olhares de toda a gente estranha comem-nos inteiros, bocado por bocado, como a um milho, que só importa debulhado. E justo quando nos queremos reconhecidos por alguma pouca coisa inteira, algo como sermos o que somos diante do outro. Quem vê e ouve “O teatro mágico” sabe que o eu e o você são como o feijão e o arroz, sabe que um chora café e o outro chora leite. E os meninos de “O teatro...” inda dizem: sintaxe à vontade! Brincadeira! Quisera eu limitar minhas pretensões à simples função prevista, que consiste basicamente em ser delicada e existir (as gueixas me fascinam!) abusando do tempero oportuno que é a dizimação completa e irrevogável dos pudores, que para mais não servem senão para ao pecado incitar. O simples é que posso eleger-me como a única que pode expor-me com a maior das justiças. E com biscoitos de queijo. Eu só me permito bajular-me a quatro mãos. E à noite.


 
Autor
Amora
Autor
 
Texto
Data
Leituras
1543
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
6 pontos
6
0
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
Karla Bardanza
Publicado: 12/06/2008 02:10  Atualizado: 12/06/2008 02:10
Colaborador
Usuário desde: 24/06/2007
Localidade:
Mensagens: 3263
 Re: PRATO DO DIA
Gostei deste prato do dia.Estou curiosa quanto o prato de amanhã.

Beijo de Luz!

Karla Bardanza


Enviado por Tópico
MariaJoséLimeira
Publicado: 12/06/2008 02:31  Atualizado: 12/06/2008 02:31
Super Participativo
Usuário desde: 04/06/2008
Localidade:
Mensagens: 131
 Re: PRATO DO DIA
Esse texto é lindo, e nada fica a dever aos grandes escritores da lingua Portuguesa. Há trechos incríveis que são verdadeiros achados filosóficos do pensamento universal. Os textos dessa escritora abrem uma clareira na internet (eu chamo de oásis!) com momentos de lucidez de rara beleza. Este, particularmente, é um texto denso, porém aberto a toda e qualquer compreensão. De todas as lições que a autora expõe, pelo menos uma ficou clara: no relacionamento a dois, o feijão chora café, e o arroz chora leite. E viva a Diferença! Saludos & Parabéns. Maria José Limeira.


Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 13/06/2008 16:34  Atualizado: 13/06/2008 16:34
 Re: PRATO DO DIA
Uma prosa poética que muito transpira poesia pela entranhas da prosa. No que tange ao surrealismo esta está bem impregnada em toda a composição tanto no próprio "eu", como nas imagens evocadas-descritas. Só peca um pouco pelo texto prolixo, o que o torna um pouco cansativo a leitura. Mas não reduz a intensão da autora.
Saudações, Godi.