Textos : 

camila

 
Camila tem o ar seguro de quem já enfrentou a vida de frente como quem pega o touro pelos cornos. nasceu triste como as àguas de um novembro não menos triste num ano de pouca produção agrícola. passou fome. passou tudo com o corpo esguio e altivo de quem sonha conseguir tocar no tecto da noite e roubar meia dúzia de estrelas. quando o dia de ontem raiou Camila arregaçou as mangas da camisola, pegou na sachola e cavou fundo no quintal. do outro lado do muro o vizinho sempre curioso espreitava cauteloso não fosse ela levantar-lhe o olhar e atirar-lhe com algumas pedras, como já havia acontecido.
cavava fundo camila, com um grande buraco aberto e uma poça de água no lugar do coração, sentou-se e começou a preenchê-lo com as tristes recordações que lhe enchiam o peito: fotografias, cartas, restos, pedaços de uma vida que um dia lhe fora.
a velha Camila com o corpo delgado e enrugado, sujo pelo pó dos dias, desfazia-se hoje do peso que lhe corcundava as costas. a idade não a engana e nem quando a vista lhe turvou ela cedeu à força do tempo que lhe restava.
mulher de grandes paixões nunca ninguém lhe conheceu um único amor e agora, com o seu olho esquerdo Raul não via outra coisa que não fossem cartas de amor, corações de papel, rosas já murchas. nem a curiosidade de Raul era suficiente para quebrar o ritual de Camila.
pouco a pouco o buraco ia-se enchendo, uma vida de entulho, de lixo, de poeira acumulada em cima de móveis de casas que nunca tinham tido o prazer de a ouvir de novo. Camila chorava e o seu coração fraco, que antes sobrevivera inerte a dois enfartes do miocárdio agora morria, lentamente, como um filme que passa em câmara lenta. doía-lhe no peito um buraco aberto agora vazio.


. façam de conta que eu não estive cá .

 
Autor
Margarete
Autor
 
Texto
Data
Leituras
1252
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
1 pontos
1
0
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
Vera Sousa Silva
Publicado: 25/06/2008 14:49  Atualizado: 25/06/2008 14:49
Membro de honra
Usuário desde: 04/10/2006
Localidade: Amadora
Mensagens: 4098
 Re: camila
Margarete, como sempre um texto divino. É sempre um prazer imenso ler-te. Vejo-te por vezes tão menina, mas imensamente Mulher e com uma qualidade imbatível!
Parabéns, por mais este trabalho (prazer )

Beijo