http://spumis.pt/
 
Textos : 

Conto: especificidades de um gênero literário

 
O conto, como gênero literário da prosa de ficção, representa, consideravelmente, os acontecimentos humanos. Por sua brevidade, gera tensões condicionadoras de várias situações, narradas em um certo espaço de tempo.

Caracteriza-se por apresentar a narratividade como marca essencial. Além disso, apresenta brevidade, opondo-se à novela e ao romance, quanto à sua extensão. Outros elementos estruturais acentuam as especificidades do conto como gênero literário: o reduzido número de personagens; a concentração do espaço e do tempo em um único relato; e a ação que tende à simplicidade e à linearidade. Um texto, portanto, conciso e breve que busca, na “economia” das palavras, denunciar a condição de rapidez a que se encontra submetido. Sua dimensão de complexidade se dá na profundidade do que foi dito, provocando uma unidade de efeito, condição basilar de sustentação semântica.

Quanto à personagem, há, de maneira geral, um mergulho em seu mundo íntimo, de forma a buscar uma explicação para as “angústias” que a vida traz, remexendo em dilemas de natureza vária (social, existencial, comportamental, imaginária etc) a fim de encontrar um sentido, um “porquê”, para situações cotidianas que parecem não ter explicação. Por isso a desambientação, a perturbação interior e os desajustes entre o particular e o exterior, percebidos pelo leitor ativo, quando passa a ser informado e adentra nos fatos narrados, afim de compor o painel das circunstâncias.

A narrativa contemporânea, foco de minha atenção e prazer literário, trás no conto uma de suas expressões mais significativas, principalmente quanto à liberdade e eficácia comunicativa que marca seu percurso histórico. Da oralidade, o hábito de contar histórias, à imprensa, meio de vida dos artistas em épocas anteriores, o conto vem se firmando como uma forma sintética e magnetizante de contar histórias, hipnotizando o leitor e desafiando o escritor.



Gladys Ferreira




o mais importante não se conta, se constrói com o não dito, com o subentendido, a alusão”. (Piglia)[/color][/color]

 
Autor
Maria Verde
 
Texto
Data
Leituras
42098
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
9 pontos
9
0
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
Abílio_Pereira
Publicado: 28/06/2008 19:09  Atualizado: 28/06/2008 19:09
Super Participativo
Usuário desde: 28/03/2008
Localidade: Porto
Mensagens: 176
 Re: Conto: especificidades de um gênero literário
Maria...
Mesmo não tendo ficando hipnotizando ao ler este teu conto... Foi, é, sempre um prazer ler o que escreves!!!

Parabéns

Beijinhosssssssssssssss

Continua

Abílio Pereira


Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 29/06/2008 02:32  Atualizado: 29/06/2008 02:32
 Re: Conto: especificidades de um gênero literário
Bom e belo texto escrito. Além de observar nas entrelinhas traços poéticos da autora nessa descrição, acrescenta-se também que o conto se enquadra num único gênero dramático, o qual, o define muito bem como categoria de gênero textual identificada com a prosa. Sugere-se entretanto distinguir dois regimes complementares; um regime constitutivo, garantido pelas convenções, logo fechado – um soneto, um romance ou um conto – pertencem a literatura mesmo que ninguém os leia; e o regime condicional, logo aberto, dependente de uma apreciação revogável. Eis a questão.
Beijos e saudações de Godi.


Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 29/06/2008 04:08  Atualizado: 29/06/2008 04:08
 Re: Conto: especificidades de um gênero literário
Maria,
Temos aqui uma verdadeira teoria literária sobre o conto, gênero de prosa que gosto desde menina quando inventava os "era uma vez" para minhas coleguinhas. Nos meus continhos costumo deixar para imaginação dos leitores um desfecho além do qual eu sinalizo.
Gostei do texto.Se tiveres outros sobre outros estilos literários em prosa ou verso terei grande prazer em ler a aprender um pouco mais.
Bjins, Betha.



Enviado por Tópico
Garrido
Publicado: 03/01/2009 11:29  Atualizado: 03/01/2009 11:29
Muito Participativo
Usuário desde: 26/04/2008
Localidade: PORTO / AVEIRO
Mensagens: 94
 Re: Conto: especificidades de um gênero literário
Sendo um gênero que me agrada particularmente, desde que li Miguel Torga, Aquilino Ribeiro e outros, ainda na juventude, foi um prazer saber mais sobre a construção das pequenas/grandes histórias da vida e do sonho. Um bom ano

Posts relacionados, Plugin for WordPress, Blogger...