Contos : 

É notável as coisas mudas que dizemos

 
Uma vida inteira a sentir o peso da mão. Um gosto intenso a saber a sal. As suas lágrimas: depósitos de águas sujas: na sua face já nem a maquilhagem se lhe pega.
Há quem não acredite que o destino esteja traçado. Por eu não acreditar no futuro é que não tenho conta no mercado. Sabe-se lá o que virá depois.

Na mulher sente-se uma aridez, a sombra de um corvo que espera a hora H de ela tombar. Casou há vinte anos mas nem por isso sabe dominar o tempo. Conta o tempo de existir com um nó no pescoço cada vez a apertar mais, a deixá-la sem respiração.

É notável as coisas mudas que dizemos. Construimos um império de vozes dentro de cada precipício das veias. Já o seu dia-a-dia não é tão poético quanto a vida de um poeta que num lago inventa estrofes e recria uma paisagem com cores naturais.

De volta à mulher, à pessoa que tem a seu lado na cama alguém que não merece que lhe pronuncie o nome, alguém que joga cartas até altas horas da noite, embriaga-se, gasta o que tem, o que não tem, ri-se perante os amigos e, quando roda a chave no buraco da fechadura, já o silêncio, o sono de um dia cansado, está sendo maltratado. Deita-se na cama como o porco na lama, meio vestido, com suores de besta horrenda.

A mulher dorme na calma de quem precisa de percorrer o sonho, em cómodas respirações. O seu marido, pelo contrário, quer puxá-la para si, violá-la com a força dos bagaços, com desejos contrários à calma de uma nascente.
E aqui que começa o tricotar do inferno. Ela rejeita-o como o padre rejeita ouvir o pecador que ainda por cima é bombista.
- Chega-te para cá minha puta!

A mulher conta a esperança pelos dedos magoados da enxada, pede a Deus um caminho mais a direito.
Mas ele é um brutamontes e despe-lhe a camisa de dormir numa força que jamais será cálculo de balança. Cospe-lhe na cara se for preciso. Quer o seu sexo porque quer. O seu querer é um bastante para que o tenha.

A mulher, que aos domingos se envergonha por ter a cara desmanchada, com um tom de rosa escuro, que denuncia que o seu corpo pesa mais de um lado do que do outro, entrega-se por fim ao destino de ser mulher desfeita.

Foi como se rio avançasse sobre a cidade. Ele em acto de cobrição animalesca, e ela, de olhos fechados, implorando todos os lamentos ao mais sério dos deuses.
A noite passou, o dia começou com as rodas dos automóveis sobre o asfalto de terra batida, a acordar quem dorme e quem sonha.
Excepto uma pessoa: o homem, que eu decide não lhe dar um nome nem tão pouco uns olhos para ver quem somos, o que fazemos, o que podemos fazer enquanto ele dorme, enquanto a sua mulher por graça ou por desgraça sente o peso da enxada, nas mãos, que escureceram com o incumprimento de uma promessa, que é agora, é já que o destino sopra com mais intensidade. Sente mais uma vez a enxada.

Ao homem que lhe não lhe dei olhos, não dei ouvidos, que o pus dormir como uma besta no mar alto, a não imaginar sequer. Que não lhe dei horas para acordar. Mas à mulher sim, dei-lhe uma enxada, um grito, uma vontade de cumprir a sua promessa e resolver o seu destino de uma vez por todas. Silêncio. não faças barulho. Escuta. A mulher entrou no quarto. Que fica de frente ao quarto do menino.
Dei-lhe a enxada para a mão.
Não me culpem se o golpe não ferir.
Quatro três dois um. Fim de uma vida inteira a dizer sim eu faço, sim eu vou, sim senhor qualquer coisa. Depois de um grito mudo, uma música electrónica pôs-se em on.
 
Autor
flavio silver
 
Texto
Data
Leituras
989
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
7 pontos
7
0
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
Rogério Beça
Publicado: 08/07/2008 18:19  Atualizado: 08/07/2008 18:19
Usuário desde: 06/11/2007
Localidade:
Mensagens: 1913
 Re: É notável as coisas mudas que dizemos
Por eu não acreditar no futuro é que não tenho conta no mercado.


inefável...

este texto explica o meu vício...


Enviado por Tópico
JSL
Publicado: 08/07/2008 18:41  Atualizado: 08/07/2008 18:41
Membro de honra
Usuário desde: 10/05/2007
Localidade: Minho
Mensagens: 681
 Re: É notável as coisas mudas que dizemos
- Chega-te para cá minha rameira!

Rameira é palavra mesmo de escritor porque esse homem que viola mulheres também viola palavras

- Chega-te para cá minha puta!

No entanto gostei do desfecho pese embora a enxada ficasse um pouco suja do óleo que corria nos tubos enferrujados desse lobisomem.

É notável ....


Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 08/07/2008 21:25  Atualizado: 08/07/2008 21:25
 Re: É notável as coisas mudas que dizemos
O tema, pungente, é merecedor do mais sério e burilado tratamento literário. O retrato psicológico requer um atenção adicional, eventualmente só ao alcance dos grandes mestres da literatura.Flávio faz um esforço relevante neste sentido.O português é escorreito, requerendo, contudo, o limar de várias arestas. Apreciei de sobremaneira. Parabéns.Abraço


Enviado por Tópico
Margarete
Publicado: 13/07/2008 12:44  Atualizado: 13/07/2008 12:44
Colaborador
Usuário desde: 10/02/2007
Localidade: braga.
Mensagens: 1199
 É notável as coisas mudas que dizemos para o flávio
mais uma vez ponho a minha atenção em on e penso que as minhas palavras são tantas vezes casas mudas.
gosto.te em letras e silêncios, em música electónica em on.
carago.
beijo em ti*

mar