Contos -> Infantis : 

A borboleta Marina e a Margarida

 
 
.


visite o meu blog aqui...http://vonyferreira.blogspot.pt/
Vóny Ferreira

A menina naquele dia solarengo, acordou cedo. Levantou-se da cama, espreguiçando-se, e com as suas mãos de seda, afastou o cortinado, abrindo a janela. Lançou o seu olhar azul, para o céu. Adorava olhar para o céu não só porque tinha a cor dos seus olhos mas porque lhe parecia infinito, tal como a sua imensa curiosidade sobre tudo o que a rodeava.
Margarida, disse um olá ao sol, com a sua voz estridente. O sol sorria-lhe nesse momento, por entre a folhagem frondosa das árvores, que baloiçavam docemente, num bailado ritmado, como se ensaiassem uma melodia harmoniosa.Desceu até à cozinha, bebeu o leite apressadamente.

- Margarida, se vais brincar lá para fora, põe
o chapéu. – Aludiu a mãe na sua voz de Panda feliz.
- Sim, mãe. Posso ir agora? – perguntou, ansiosa.
- Vai, sim… mas não te afastes muito, porque gosto de saber onde estás a brincar.

Margarida, saiu de casa para ir brincar com as papoilas, as borboletas e os pássaros, os seus melhores amigos. A natureza era uma espécie de mundo mágico onde ela se sentia feliz.
Depois de andar alguns metros no seu grande quintal, aproximou-se da “papoila-mãe”, que tinha uma cor esbatida. A sua cor era de uma avermelhado tingido, como se o tempo e o sol a tivessem vergado de cansaço. Ao reparar que as restantes papoilas se encontravam ainda fechadas, abrigadas do orvalho da manhã e das sombras que as cobriam, Margarida, retorquiu com a sua voz de pássaro constipado:
- Olá… Dona Papoila!! Diga-me... porque estão a dormir a esta hora do dia, as papoilas tuas filhas?
- Hum… Margarida, madrugaste hoje, querida!?
– Respondeu a papoila-mãe a sorrir. Apressou-se depois em explicar.
- Bem… acho que elas estão apenas com sono e cansadas. Ontem, os grilos e as cigarras resolveram fazer uma festa, para comemorar e chegada da Primavera. Todos os anos é a mesma coisa! Acabaram por andar todos em cantorias e em correrias desenfreadas pelo matagal, até a noite chegar com as suas sombras da cor do breu. As tuas amiguinhas acompanharam-nos nessa festa de arromba sempre abertas e felizes, mas acabaram, depois, por adormecer completamente extenuadas.
Margarida, franziu o sobrolho ao ouvir aquela explicação. Exclamou então:
- Hum… Papoila-mãe. Explica-me o que quer dizer “breu” e “extenuadas”?
- Bem… “breu”, quer dizer muito escuro, como o alcatrão, entendes? E quanto à palavra“extenuada” quer dizer abatida, cansada, enfim… tudo isso no fundo significa o mesmo…
-Ah… sim? Percebo…! – Margarida, lançou uma gargalhada como se a descoberta do significado das palavras fosse uma flor a desabrochar ao amanhecer. Adorava aprender coisas novas e sobretudo gostava muito de todas as flores. Se pudesse escolher transforma-se num lírio branco.
Despediu-se a sorrir da mãe-papoila e foi à procura dos pássaros e das borboletas, para brincar.
Junto de uma roseira florida, que espalhava o seu perfume inconfundível através dos afagos do vento, encontrou 4 dos seus amigos pardais, que ao vê-la aproximar-se, esvoaçaram para os seus ombros. Margarida estranhou o ar mortiço dos seus olhos normalmente irrequietos e perguntou:
- O que têm para estarem tão tristes?
Os pássaros entreolharam-se como se escondessem um segredo e permaneceram calados durante alguns segundos. Margarida, sentiu-se de repente inquieta e voltou a perguntar.
- Amigos… vá lá… digam-me, o que se passa?
- Bem… bom…!! Margarida, - disse PITUCO, o pardal mais falador.
- Na verdade temos uma notícia triste para te dar… - hesitou e logo depois prosseguiu como se tivesse ganho repentinamente um novo fôlego.
– Na verdade o que temos para te contar é que a borboleta Marina, morreu… ontem...
O quêeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee?????? – Margarida lançou um grito e de repente desatou a correr e a chorar inconsolável.
Pituco, o pardal mais desinibido, acompanhou-a na sua corrida desenfreada e poisando de novo no seu ombro esquerdo, exclamou com uma voz melancólica.
- Vá lá..., Margarida, não fiques assim triste! Vais ter que aprender que só há morte porque existiu vida. Tudo quanto nasce acaba por morrer mais cedo ou mais tarde.Na verdade com o tempo tudo se transforma. Repara nas flores. São lindas, não são? No entanto também morrem, tal como as pessoas, as árvores, os pássaros, as borboletas, enfim... tudo quanto faz parte da natureza. A vida deve-se viver intensamente porque é apenas um processo que depois acaba noutro. Todos nos sentimos tristes com a morte, mas há uma espécie de milagre que acontece e que tu vais compreender, com o tempo. No fundo, as coisas só morrem definitivamente, quando as esquecemos, quando as apagamos do nosso coração. Percebes??
- Não… não percebo! – Gritou Margarida inconsolável!
- Percebes, sim… amiga! Repara... Vês aquela pomba, além?
-Sim…
- Bem… talvez aquela pomba que ali vês seja a alma de uma pessoa, de um pássaro, ou de uma outra borboleta. Tal como a Marina, tiveram em tempos... que se despedir do mundo. O que importa é aquilo que o nosso coração vê e sente. Percebes? Não fiques triste… porque se fechares os olhos vais conseguir ver sempre com o teu coração tudo quanto amas.
- Achas... que sim? - perguntou, desolada.

Margarida parou de soluçar, mas nesse dia não quis brincar nem com os pássaros nem com as suas amigas papoilas. As borboletas tinham-se ausentado para se despedir da sua amiga Marina.
Margarida regressou a casa triste. Quando chegou ao quarto fez um desenho da sua amiga borboleta. Colou-o num pedaço de madeira e de seguida colocou-o ao lado do seu travesseiro.
Adormeceu a olhar para o desenho, esculpindo no seu coração a imagem da sua amiga borboleta. Não a queria esquecer, como lhe ensinara o PITUCO.

Nesse dia tinha aprendido que só morremos… quando nos apagam do coração!
VÓNY FERREIRA

NOTA: Todos os poemas, e textos estão registados
Registo nº3329/2008 (Último Registo efectuado em Março 2009) Soc. Portuguesa de Autores e IGAC


P.S: - Dedico esta história à minha sobrinha Margarida e a todas as Marinas do mundo inteiro.
Porque sonhar... é preciso... assim como aprender a enfrentar as dificuldades da vida!
Vóny


 
Autor
VónyFerreira
 
Texto
Data
Leituras
7688
Favoritos
1
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
34 pontos
26
0
1
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
salomé
Publicado: 17/07/2008 14:12  Atualizado: 17/07/2008 14:12
Da casa!
Usuário desde: 25/01/2008
Localidade:
Mensagens: 409
 Re: A BORBOLETA MARINA E A MARGARIDA
Sim vóny sonhar é preciso, e as coisas ou pessoas para nós não morrem simplesmente ficam em nosso coração, e na saudade.Beijinhos adorei este pedacinho de céu que aqui deixaste.Salomé


Enviado por Tópico
Fhatima
Publicado: 17/07/2008 14:21  Atualizado: 17/07/2008 14:21
Membro de honra
Usuário desde: 12/02/2008
Localidade: Joinville - SC
Mensagens: 3336
 Re: A BORBOLETA MARINA E A MARGARIDA
Vóny Querida!
Linda e singela dedicatória, faz a nossa alma viajar e sonhar com todas as coisas boas da vida , e principalmente guardar as boas lembranças em nossa alma!
Lindo, muito lindo teu texto!
Beijos de paz!
Fhatima


Enviado por Tópico
FredericoSalvo
Publicado: 17/07/2008 15:13  Atualizado: 17/07/2008 15:13
Colaborador
Usuário desde: 23/01/2008
Localidade: Belo Horizonte - MG - Brasil
Mensagens: 1285
 Re: A BORBOLETA MARINA E A MARGARIDA
Que bela mensagem deixaste aqui, amiga Vóny. Ela nos mostra a importância de se viver bem a vida, usufruindo de todas as belezas que nos foram concedidas, nos fala da morte que é certamente uma porta de passagem para algo que nos trancende e ainda nos mostra que parmanecemos sempre vivos no coração de quem nos quer bem.
Um belo texto. O que já não é mais surpresa pra mim sempre que venho ler-te. Nem sempre comento, mas guardo-te sempre no coração.
Um grande abraço!
Frederico.


Enviado por Tópico
RosaMel
Publicado: 17/07/2008 15:57  Atualizado: 17/07/2008 15:57
Colaborador
Usuário desde: 13/06/2008
Localidade: Porto Alegre
Mensagens: 512
 Re: A BORBOLETA MARINA E A MARGARIDA
Belíssimo texto Poetisa Vóny!

De uma maneira muito sutil e singela passaste a situação de como é difícil para nós aceitarmos a morte.
Só quem já passou por esse dissabor é que aprende, que a vida é como a chama de uma vela que apaga-se a mais leve brisa.
E como tu mesma escreveste:"A vida deve-se viver intensamente"
Parabéns, grandiosa inspiração.


Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 17/07/2008 16:07  Atualizado: 17/07/2008 16:07
 Re: A BORBOLETA MARINA E A MARGARIDA
Querida Vóny! seu texto me fez viajar a um ano e meio atraz... e lembrar o quanto faz falta meu irmão amado... a morte para mim é algo que dói ainda no meu peito e de maneira tão sensivel me fez ver o quanto ele faz falta e ainda continua vivo no meu coração! bjs no coração!


Enviado por Tópico
gil de olive
Publicado: 17/07/2008 16:40  Atualizado: 17/07/2008 16:40
Colaborador
Usuário desde: 03/11/2007
Localidade: Campos do Jordão SP BR
Mensagens: 4838
 Re: A BORBOLETA MARINA E A MARGARIDA
Dizer que ficou excelente e pouco para falar desse texto!Adorei ler, embora sei que para quem lê e bom, mas quem escreve muitas vezes chora!
Parabens, um dez pra voce e linda tarde!


Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 17/07/2008 16:52  Atualizado: 17/07/2008 16:53
 Re: A BORBOLETA MARINA E A MARGARIDA
Eu bem sei o qto tenho me preparado todos esses anos sobre essa partida...Mas, sei tbm que o amor que temos no coração não pode ser egoísta. Em todos os momentos que tive que entregar Marina nas mãos de Deus, e foram muitas vezes, falava pra Ele que antes dela ser minha filha, ela é filha e criação Dele, e eu sou apenas aquela que aceitou a missão de cuidar dela. E nesse momento, era como se eu estivesse entregando junto com Marina, meu coração tbm. Qto desprendimento teremos que ter para entregar nosso coração? Como isso pode acontecer? E eu te digo, minha amiga, só o amor incondicional faz isso. Desejo sempre que Marina esteja feliz, mesmo que, pra isso, ela precise partir momentâneamente. E por onde ela estiver, estará levando meu coração com ela para sempre.

Vc bem sabe o qto estou emocionada agora...

Seu conto ficou maravilhoso!!

bjo no seu coração, minha Marina agradece!!


Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 17/07/2008 18:18  Atualizado: 17/07/2008 18:23
 Re: A BORBOLETA MARINA E A MARGARIDA P/ Vony
Parabéns pela narrativa envolvente, somente tua delicadeza para trazer um tema triste e que causa tanta dor como a perda, mas fazendo-o de uma maneira bela, sensível e emocionante, muito obrigada por este texto. Foi especial.


Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 17/07/2008 19:25  Atualizado: 17/07/2008 19:25
 Re: A BORBOLETA MARINA E A MARGARIDA
É uma velha ambição minha escrever um texto infantil. Por isso já por várias vezes me pus a ler histórias para crianças para me aperceber se serei capaz. Ainda não ganhei coragem. Agora surge-me aqui este belissimo e bem conseguido exemplo. Ainda assim não me irei aventurar.Porque reforço a suspeita de que não basta ter alma de criança, ter toda a ternura do mundo, adorar crianças, saber escrevr correctamnet! É indispensável talento e vocação específica.
Parabéns. Beijinho


Enviado por Tópico
Tânia Mara Camargo
Publicado: 17/07/2008 21:29  Atualizado: 17/07/2008 21:29
Colaborador
Usuário desde: 11/09/2007
Localidade:
Mensagens: 4246
 Re: A BORBOLETA MARINA E A MARGARIDA
Vony você tem o dom de falar como criança
coisas de gente grande. Aprecio demais
os teus escritos. Eu não consigo escrever
nada neste estilo. Beijos!


Enviado por Tópico
ângelaLugo
Publicado: 18/07/2008 03:48  Atualizado: 18/07/2008 03:48
Colaborador
Usuário desde: 04/09/2006
Localidade: São Paulo - Brasil
Mensagens: 14852
 Re: A BORBOLETA MARINA E A MARGARIDA p/ VónyFerreira
Querida Vóny

Li de uma forma que encantou meu coração
mais parece uma fábula de magia onde a dona
morte é apenas aquela que visita deixando as
coisas boas ainda intactas para no porvir serem
as estrelas guias...Belo minha amiga!!!Parabéns

Beijinhos meu no coração


Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 18/07/2008 05:07  Atualizado: 18/07/2008 05:07
 Re: A BORBOLETA MARINA E A MARGARIDA
Querida Vóny,
Teu conto é bonito e educativo tanto para crianças como para adultos.Há doçura e alma infantil nele.
Escrever para crianças é difícil e com teu talento conseguiste fazê-lo com facilidade.
Bjins, Betha.


Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 18/07/2008 08:07  Atualizado: 18/07/2008 08:07
 Re: A BORBOLETA MARINA E A MARGARIDA
Olá Vony, um conto que se desenha na nossa imaginação...perpétuo de realidade e amor...Amei.

Desculpa aqui nesta frase acho que te enganaste n nome- "perguntou Marina, desolada."

Marina como é belo este nome o da miha querida mãe.
Obrigada pois também ela é mais bela das borboletas!

Beijinho
ConceiçãoB