Textos : 

Sobre "Plagiada por Emilia Lamy", de "Magia"

 
Eu já conhecia seu blog, muito antes de participar neste site (embora já estivesse cadastrado há algum tempo). Sempre admirei muito, em sua escrita, essa sua sensibilidade única.

O problema do plágio, a meu ver, não é da pessoa que é plagiada, mas de quem está plagiando (principalmente em caso tão evidente como este – copy/paste).

As pessoas que o fazem têm uma grande necessidade de auto-afirmação, podem até ter sentimentos muito fortes, mas não têm capacidade de os exteriorizar.

O plágio é um caminho muito fácil que muitas pessoas encontram para chamar a si a atenção que necessitam para lhes aumentar o seu ego. Acredito mesmo que muitas dessas pessoas crêem na mentira que plagiaram como se fosse uma “verdade” sua. Estas pessoas já se julgaram a si próprio e já se condenaram, refugiando-se nessa sua condenação e responsabilidade. Mentem para fugir à realidade, poderei dizer que é um sintoma de debilidade psicológica. Este é de facto um problema da pessoa que plagia, não seu.

O seu problema prende-se unicamente com os direitos de autor, mas são muito poucos os casos literários em que os direitos de autor são postos em causa (salvo raras excepções, não creio que as pessoas queiram plagiar para vender). Quem plagia não teme o resultado desse plágio, nem a condenação dos outros porque já se sentenciou a si próprio e quando vem a saber desse resultado, já nada é inesperado, porque sempre viveu preso no castigo da sua atitude.

Tanto na mentira, como no plágio, não podemos ignorar que a justiça – a verdade - nada tem a ver com a saúde mental das pessoas, pois estas ignoram esse conceito, apenas sabem que conseguem, durante um período maior ou menor de tempo, que as coisas, as pessoas, os amigos, sucedam e cheguem de uma maneira mais confortante para os seus desejos da mente, ainda que saiba que é fictícia ou falsa.

Quem mente, quem faz plágios, fá-lo para controlar ou contornar uma situação, mas jamais é feliz por isso. Tem um grande problema. E você, “Magia”? Não tem problema algum,antes pelo contrário, tem um reconhecimento, pois com a “magia das palavras”, passo a sua expressão, consegue a admiração, não só dos amigos, mas também de muitos outros, onde eu me incluo.

O site “Luso-Poemas”, passando a publicidade, ou outro qualquer, não é perdido nem achado neste assunto, as pessoas escrevem mentiras ou verdades porque lhes apetecem ou lhes convém, são elas que decidem, não são os outros. Tornar um problema da pessoa que faz plágios num problema de outros, no meu ponto de vista, não será muito correcto, mesmo que a pessoa que plagia, não se irrite, não se canse e possa sair a ganhar, ela nunca, mas nunca, (podendo haver algumas raras excepções), poderá ir longe e manter a sua dupla face durante muito tempo. Irei acreditar na frase de Nathaniel Hawthorne: “Ninguém consegue apresentar durante muito tempo uma cara à multidão e outra a si próprio sem acabar por não saber qual delas é a verdadeira.”

Um dia escrevi em outro site, sobre plágios, o seguinte:

“Plágios e mais plágios muito se tem falado por aqui. Eu não creio que Fernando Pessoa ou Vinícius De Moraes ou outros grandes poetas, que foram e continuam a ser a base de inspiração para o mundo dos escritores, vivessem preocupados com o plágio dos seus poemas, acho mesmo que eles só se preocupavam com a sua poesia, pois quem se entrega verdadeiramente ao que escreve não deve temer ninguém.”

Como vê, “Magia”, você está muito acima de qualquer pessoa que plagia seus escritos.Se isto não a prejudicar monetariamente, porquê abalar-se psicologicamente com isso? Deixe os outros julgarem serem felizes com as suas mentiras, se isto os fizer mais felizes, estará a contribuir para a felicidade de muitas pessoas, mesmo que seja por momentos… há pessoas que têm tão pouco, que só encontram algo de muito confortante nas “mentiras”…é sempre bom fazer abrir os olhos dessas pessoas e dizer, não a elas, porque sabem o que fazem, mas aos outros: - “olha, que está a mentir”… como quem diz: estás a sonhar, acorda para a realidade… pois todos nós também temos o direito de saber qual das faces é a verdadeira.
E acabo por aqui dizendo obrigado por tão grande sensibilidade.




Jorge Oliveira

VISITE E COMENTE O MEU BLOG

Mais poemas em:


http://afacedossentidos.blogspot.com/

 
Autor
quidam
Autor
 
Texto
Data
Leituras
1166
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
5 pontos
5
0
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 22/07/2008 17:38  Atualizado: 22/07/2008 17:38
 Re: Sobre "Plagiada por Emilia Lamy", de "...
“Ninguém consegue apresentar durante muito tempo uma cara à multidão e outra a si próprio sem acabar por não saber qual delas é a verdadeira.”

Eu é que te agradeço por tão magnifico texto sobre o plágio.

Cada um faz sua sentença, antes mesmo da sua ação, quando pensa em plagiar alguém, o que vem depois disso, é apenas a confirmação da reação do seu pensamento, diante da conspiração do Universo...o que ele colhe com esses frutos?? te digo: a vergonha dos escandalos, que mancham sua conduta para sempre...

Adorei ler.

Enviado por Tópico
ângelaLugo
Publicado: 22/07/2008 18:15  Atualizado: 22/07/2008 18:17
Colaborador
Usuário desde: 04/09/2006
Localidade: São Paulo - Brasil
Mensagens: 14852
 Re: Sobre "Plagiada por Emilia Lamy", de "...p /quidam
Olá poeta

Gostei muito, muito do teu texto
Confesso a você que quando a gente vê
um poema nosso inteirinho postado e com
nome de outro autor da um gelo na barriga
é algo estranho mesmo já aconteceu comigo
e creio que com muitos outros poetas...
Na é época um deles foi aqui no luso e na
verdade o que mais me aborreceu foi o fato
de eu tê-lo postado (na época era pontuado)
ninguém pontuou ai entrou uma nova escritora
(plagiadora) e pontuaram com a nota máxima
isso na verdade foi o que mais me deixou triste
na época claro srsrsrsr

Parabéns pelo texto

Um beijo no coração

Enviado por Tópico
TrabisDeMentia
Publicado: 22/07/2008 18:39  Atualizado: 22/07/2008 18:39
Webmaster
Usuário desde: 25/01/2006
Localidade: Bombarral
Mensagens: 2331
 Re: Sobre "Plagiada por Emilia Lamy", de "...
Você pensa sobre este assunto tal como eu. Fiquei feliz por se ter expressado tão bem. Aplaudo e sublinho se me permite.

Obrigado

Enviado por Tópico
Pedra Filosofal
Publicado: 22/07/2008 22:28  Atualizado: 22/07/2008 22:28
Colaborador
Usuário desde: 17/09/2007
Localidade: Barreiro
Mensagens: 1273
 Re: Sobre "Plagiada por Emilia Lamy", de "...
Não poderia concordar mais... Sem dúvida. E assino por baixo

Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 23/07/2008 01:54  Atualizado: 23/07/2008 01:54
 Re: Sobre "Plagiada por Emilia Lamy", de "...
Quidam!

Diante magnífico texto e participar de comentário na página da Senhora "Magia", seu escrito vem como luvas "BRANCAS" pelas mãos suaves da Paz!
Em outro momento observei um plágio e com união de alguns, fomos parabenizar o escrito em um blog com comentários e deixando o devido nome da "AUTORA", acrescentando que tinha a plagiadora esquecido dar o devido crédito por esquecimento e que ela, assim, o fizesse...
RESULTADO:
Resolvido o ato e as devidas desculpas!

Meus sinceros parabéns!
Luciano (colibri).