Textos : 

Aminha História II

 
Depois de chegados os Homens do Condado Portucalense, seguiu-se uma época de consecutivas lutas, contra Castelhanos e Sarracenos, onde tive sempre o cuidado de preservar uma atitude de total transparência. Recordo-me do dia em que as tropas de Dom Afonso II chegaram a estas bandas, e fizeram o acampamento junto à parede da Cerca. Estava um dia solarengo, e a falta de alimentos fez deslocar alguns archeiros para o mato, em busca de caça para saciar a necessidade de alimento que reinava entre as tropas de Sua Majestade.
Esses bravos soldados, tiveram a amabilidade e a gentileza em me convidar a acompanhá-los nessa campanha (devido à longevidade da minha experiência no terreno), e lá partimos com fisgas, afundas, e meia dúzia de arcos municiados com algumas resistentes e bem afiadas flechas de azinho. Seis horas mais tarde, regressámos com caça suficiente para fartar todo o exército e se os temíveis lobos da serra e um astuto e desavergonhado lince (que nos acompanhou sorrateiramente toda a caçada) não nos dificultassem um pouco a missão, vos digo que a caçada era mais avultada em pelo menos mais vinte abetardas e outros quantos leporídeos.
Passadas essas grandes batalhas, a minha fiel memória lembrou o dia em que o Lavrador, Dom Dinis, nos entregou o Foral no já remoto ano de 1302 (MCCCII)... Mas sobre este Histórico acontecimento falarei na minha próxima intercessão...


As palavras são os olhos da alma...

 
Autor
AntónioPrates
 
Texto
Data
Leituras
683
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
0 pontos
0
0
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.