Mensagens : 

carta fechada à pretensa escritora margarete

 
ex.sra. margarete da silva, um dia escreveu que a vida era fácil de se viver com amor pois digo-lhe hoje que não é bem assim, um dia escreveu que o mundo era uma caixa de música avariada pois digo-lhe hoje que não sabe o que diz, o mundo não está avariado, nós é que estamos avariados, um dia escreveu que a vida estava virada do avesso mas você é que passa a vida a fazer o pino.
perdoe-me a ousadia de lhe escrever mas parece-me que há algumas verdades que precisa ouvir, há um monte de palavras que escreveu que eu como leitor assíduo não posso deixar de criticar, até mesmo de , com a tristeza de quem se desilude, lhe pedir para apagar.
um dia encontrei a sua carta aberta para mim e via como uma afronta ao meu modo de a acarinhar, não sabe a desilusão que tive e acho que merecia um pouco mais, quanto mais não fosse por a ler durante todos estes anos.
quem estava ao seu lado quando com oito anos começou a escrever e não tinha a quem mostrar os seus escritos? quem? eu. quem estava a seu lado quando com curta idade decidiu concorrer a um concurso de poesia? eu. quem lhe deu a mão quando subiu ao palco para receber o prémio? eu. quem estava a seu lado quando em fevereiro de dois mil e sete decidiu entrar no lusopoemas? eu. quem foi que, quando partiu, a convenceu a voltar? eu. pois não acha que mereço um pouco mais de apreço, um pouco mais de estima e consideração. não foi quando você caiu que eu a ergui e como um arauto sempre a proclamei no cimo de uma pirâmide de leituras, sempre.
não sabe como a pretensa escritora me desapontou, pensava que me acobardava? pensava que eu metia o rabo entre as pernas e continuava a aplaudir o que escreve como se nada se tivesse passado? digo-lhe que se pensou assim estava redondamente errada. eu não sou burro, nem tolo, nem louco ao ponto de considerar santo o pecador. você errou mas quem nunca errou que atire a primeira pedra. concerteza não será santa mas dos seus pecados há-de ser absolvida se me dedicar uma ode. uma ode a mim, leitor assíduo, compassivo às vezes nos disparates que escreve, tolerante com a sua falta de esperança, com a sua amargura e com a sua tristeza que aturo como se fosse minha filha, a mim que na minha pequenês não consigo escrever-lhe melhor o seu excesso de presunção e orgulho, a sua forma ,tão convencida como matreira, de tratar aqueles que sempre estiveram do seu lado.
e como sempre cabe-me a mim transmitir-lhe algo muito importante e hoje resta-me conseguir convencê-la da sua derrota, se entregar as armas já pode ser que a perdoe.

leves cumprimentos
do seu leitor.


. façam de conta que eu não estive cá .

 
Autor
Margarete
Autor
 
Texto
Data
Leituras
1142
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
9 pontos
9
0
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
VónyFerreira
Publicado: 06/08/2008 11:29  Atualizado: 06/08/2008 11:29
Membro de honra
Usuário desde: 14/05/2008
Localidade: Leiria
Mensagens: 10301
 Re: carta fechada à pretensa escritora margarete
Minha querida Margarete.
Como te compreendo!!!!
Por vezes a tristeza que nos invade, por mais que a queiramos explanar, é tão imensa, que não cabe nas palavras que escrevemos e sentimos.
Eu gosto de te ler. Eu estarei sempre aqui para te abraçar através das minha (simplórias... palavras) mas sempre, sempre verdadeiras.
Sabes a imensidão que tem o mar...? Sabes?
Então... é assim que eu quero ver-te, porque adoptaste esse nome lindo e porque eu adoro o mar e os teus olhos que se reflectem em tudo quanto escreves.
Um abraço, grande, e imenso...
Vóny Ferreira


Enviado por Tópico
gil de olive
Publicado: 06/08/2008 14:01  Atualizado: 06/08/2008 14:01
Colaborador
Usuário desde: 03/11/2007
Localidade: Campos do Jordão SP BR
Mensagens: 4838
 Re: carta fechada à pretensa escritora margarete
Muito bem escrito esse seu texto!Parabens por belissimo trabalho!


Enviado por Tópico
jaber
Publicado: 06/08/2008 15:04  Atualizado: 06/08/2008 15:04
Membro de honra
Usuário desde: 24/07/2008
Localidade: Braga
Mensagens: 2780
 Re: carta fechada à pretensa escritora margarete
Mesmo na noite mais escura, qd o breú nos envolve e nem as sombras se vislumbram, temos uma certeza...ás vezes a única, é k o sol voltará a nascer.

Bjs

Enviado por Tópico
Alemtagus
Publicado: 06/08/2008 15:17  Atualizado: 06/08/2008 15:17
Membro de honra
Usuário desde: 24/12/2006
Localidade: Montemor-o-Novo
Mensagens: 3085
 Re: carta fechada à pretensa escritora margarete p/ Margarete e... leitor assíduo
Falas contigo em monólogos silenciados pela tua calma aparente e pelo brilhante sorriso que deixas nas tuas palavras, és um bálsamo.
Os teus erros são os erros de todos, mas insistes que são teus e não os partilhas com ninguém, isso é um erro.
Acho que sim, que deverias dedicar uma ode a ti, de certeza que seria algo magnífico.

Beijo do (s)Al para o Mar


Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 06/08/2008 18:49  Atualizado: 06/08/2008 18:49
 Re: carta fechada à pretensa escritora margarete
Menina Mar,
O que mais me surpreende em ti é tua veia criativa e genial. Subvertes a ordem das coisas, encarnando o teu próprio interlocutor.Adorei a idéia de falar pelo outro. Dá vontade de experimentar...
Adorei!
Beijo de cá.

Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 06/08/2008 19:03  Atualizado: 06/08/2008 19:03
 Re: carta fechada à pretensa escritora margarete
Querida Margarete, tem horas que eu mesma desejo falar assim comigo, mas com essa sua explanação, vejo q não devo me conter e comigo falar por vzs, incansavelmente! Por eu sou minha maior leitora, e vivo errando e acertando! bjs linda!