Contos : 

Simplicia E A Falsa Vidente

 
Simplicia E A Falsa Vidente



Era de se esperar que aquele amor sucumbisse. Os danos haviam sido administrados a tempo pela costureira que a esta altura limpava as lágrimas grossas da separação tão necessária.
Carminha tinha consultado a amiga duas vezes na sua falsa bola de cristal, aquela mesma que lhe rendia uns caraminguás no fim do mês.
A “vidente” era uma boa opção para as mulheres amarguradas da rua, como era leitora assídua dos livros de auto ajuda, e tinha feito um curso de astrologia pelo correio, falava com muita autoridade e dava certo alento por ali. Ademais, o vasto conhecimento como telespectadora de filmes estrangeiros ajudava também. Afinal, sempre citava um ou outro clássico no meio dos conselhos durante a consulta.
Foi exatamente assim que justificou para Simplicia aquele fim iminente – eu te avisei que ele era doido, e tinha a vida marcada, por isso só podia ser perigoso...
Simplicia fora avisada pela amiga logo que esta viu o olhar do homem e quando soube detalhes que a outra contou de sua vida, foi a primeira a alertar, lembrando da cena que vira no filme inglês –“tenha cuidado com as pessoas que foram muito danificadas pela vida, pois elas sabem que podem sobreviver” – dizia com a entonação quase francesa da Juliete Binoche, atriz da película famosa.
O fato era que Carminha esteve certa o tempo todo.O rapaz era bem complicado, filho de uma família difícil, muitas perdas desde menino, agressões em casa, descambaram para muito cinismo e uma conquista predatória, agarrou-se à alma sensível de Simplicia até mais não poder, até a pobre mulher ter apanhado toda surra que podia, vítima do ciúme infundado do homem. E isso sem contar as traições que ele a submetia debaixo do nariz. E quando a amante ameaçava encerrar o romance ele se tornava o mais sedutor e iluminado dos parceiros, usando e abusando de um carisma nato.
Enfim, depois de muito penar a mulher pode ficar livre daquele romance equivocado.
Mas será que saberia tirar dali as lições necessárias para a vida? Carminha estava ao seu lado disposta a defendê-la e claro, citar sempre novas frases do cinema, porque estava convencida de que a vida era um filme, atrás de personagens reais... Pelo menos naquele momento, Simplicia concordou.





Nina Araújo



O poeta Walmar Belarmino assim diz:
“CORAÇÃO DE POETA É TÃO SENSÍVEL,
TÃO SENSÍVEL DE UM JEITO IMENSURÁVEL
QUE CONSEGUE SENTIR O INAUDÍVEL
E BEIJAR COM LEVEZA O INTOCÁVEL
VER UM DEUS EM CADA MISERÁVEL
E CHORAR PELA DOR DE UM OPRIMIDO
MESMO ...

 
Autor
NinaAraújo
 
Texto
Data
Leituras
746
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
2 pontos
2
0
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 25/08/2008 15:41  Atualizado: 25/08/2008 15:41
 Re: Simplicia E A Falsa Vidente
MeNina,

O conto cai no agrado por mostrar o burlesco cotidiano da maioria das “videntes” e suas palavras-chaves, ao realismo da vida de agressões e vilipêndios que algumas mulheres - apesar da Lei Maria da Penha na prática já estar em vigência - ainda estão submetidas.Muito bom!
Bjins, Betha.