Mensagens -> Desabafo : 

Resposta ao Júlio a propósito de uma citação do Paiva " quem muito comenta....!

 
"quem muito comenta, pouco lê."

Isso não corresponde à verdade.

Talvez seja deformação profissional, mas leio e comento muitos poemas e alguns nem entendo muito bem o que querem dizer mas tento sempre ler e dizer algo construtivo.

Uns poetas escrevem melhor do que outros, é indiscutível, eu não sei escrever, nem todos tiveram as mesmas oportunidades, nem todos temos veia poética, mas as pessoas aprendem e melhoram com o tempo,com a leitura de outros poemas.

Eu aprendo diariamente e se não lessem e consequentemente comentassem as minhas "coisitas" já cá não estava, isso garanto e ando cá há mais de um ano.

Penso assim, desculpem. Não somos profissionais, falo por mim, quem não precisa de incentivo não precisa de leituras nem do site.

Podem perguntar:
- Mas quem és tu, para dizeres isso tudo?

Pois, não sou ninguém, sou um zero à esquerda nestas coisas de palavras com sonho e magia, mas apeteceu-me dizer e disse.

E só digo mais uma coisita, digam muito, digam pouco ou nada, mas escrevam e soltem o ganso!

Agora vou fechar os olhos aos berros e os ouvidos ao pensamento...


Carolina

 
Autor
Carolina
Autor
 
Texto
Data
Leituras
1987
Favoritos
4
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
51 pontos
19
2
4
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
VónyFerreira
Publicado: 28/08/2008 18:42  Atualizado: 28/08/2008 18:42
Membro de honra
Usuário desde: 14/05/2008
Localidade: Leiria
Mensagens: 10301
 Re: Resposta ao Júlio " quem muito comenta....!
Uma vez mais Carolina, estou completamente de acordo com o que escreves, Na verdade, penso ser salutar que ao comentarmos os nossos colegas os incentivemos sem quaisquer pedantismos.
Aprendemos uns com os outros (sempre) e quantas vezes é ao ler os colegas, que nos reencontramos nas suas próprias emoções.
Um abraço,
Vóny Ferreira

Enviado por Tópico
jaber
Publicado: 28/08/2008 18:46  Atualizado: 28/08/2008 18:49
Membro de honra
Usuário desde: 24/07/2008
Localidade: Braga
Mensagens: 2780
 Re: Resposta ao Júlio " quem muito comenta....!
Carolina, sou mto novo aki, um mês, acho...e és uma das pessoas k me habituei a seguir, sempre k pões algo, leio e tento comentar com a minha opinião. Não o faço pk ache k sejas uma sumidade a escrever tal como eu não sou, gostas de escrever, gostamos e como tal expressamo-nos. A frontalidade com k o fazes é o k me faz seguir o k escreves... E principalmente, adoro lêr-te nas entrelinhas...Não sou poeta, sei k não sou. Se gostava de ser, claro k sim...mas tb gostava, como diz o Rui Veloso de saltar como o Jardel entre os centrais. e apesar da minha inexperiência aqui, já reparei em algumas criticas que fazes com toda a razão (larguem-me k tou cheia de razão, rs)...que aprofundarei noutra altura mas por agora vou lendo, aprendendo e tentando escrever qd me dá na gana...
Não era para mim mas não kis deixar de comentar...

Um grande Beijo

Enviado por Tópico
Zélia Nicolodi
Publicado: 28/08/2008 18:54  Atualizado: 28/08/2008 18:54
Colaborador
Usuário desde: 18/01/2008
Localidade: Curitiba - PR.
Mensagens: 983
 Re: Resposta ao Júlio de uma citação do Paiva " quem...
Concordo com você, Carolina!
Afinal, as pessoas escrevem para que? Não creio que seja apenas pelo prazer de escrever, mas, também de levar às outras pessoas, o seu pensamento...
Gosto de ler e leio com atenção...
Gostaria de ter tempo de ler mais ainda e mais comentar...Mas, nem sempre é possível!
Embora seja muito desagradável receber um comentário de alguém que nem sequer leu o seu texto...

Beijos de luz e o meu carinho!

Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 28/08/2008 19:06  Atualizado: 28/08/2008 19:06
 Re: Resposta ao Júlio de uma citação do Paiva " quem...
Concordo, (ao menos assim dita fora de qualquer contexto), sobre a infelicidade da frase "quem muito comenta, pouco lê." Não é da autoria do Júlio mas apropriando-se dela, o considero co-responsável pela má colocação.
Da mesma forma e em sentido contrário não deve ser verdadeiro que quem não comenta a tudo lê, tampouco que quem não comenta não lê aos demais.
Concordo que muitos de nós e me incluo nos muitos, não são profissionais da palavra como fim, mas muitos aqui o são. E muitos que não são "profissionais" devem ainda ter esse anseio pela especialização nesse ofício. Esse talvez seja o grande mérito desse espaço. Abrigar e tornar possível a convivência entre os ditos mais e menos especializados.
Nesse sentido é que concordo ainda com a relevância do incentivo mas vejo maior incentivo na crítica (técnica ou não) autêntica, desinteressada e construtiva. Assim, não perdendo de vista que trata-se de comentário ao que foi publicado, não a quem o publica.
Por fim, não me sinto obrigada a comentar a todos, aliás nem poderia fazê-lo e espero que não sintam a obrigação, nem por cordialidade de comentarem ao que escrevo pq a espontaneidade me agrada tanto mais. Ainda que não concorde com todos os termos, aprecio sua iniciativa. A exposição sem rodeios de idéias, ainda que alguns e até mesmo eu, algumas vezes não goste. Esse é um exercício indispensável de liberdade, de quem tem sensibilidade. beijo.

Enviado por Tópico
gil de olive
Publicado: 28/08/2008 19:34  Atualizado: 28/08/2008 19:34
Colaborador
Usuário desde: 03/11/2007
Localidade: Campos do Jordão SP BR
Mensagens: 4838
 Re: Resposta ao Júlio de uma citação do Paiva " quem...
Um relato muito sincero e cheio de verdades!Quando não gosto de um texto, passo em branco, mas magoar alguem jamais.Belo trabalho!

Enviado por Tópico
ângelaLugo
Publicado: 28/08/2008 20:01  Atualizado: 28/08/2008 20:01
Colaborador
Usuário desde: 04/09/2006
Localidade: São Paulo - Brasil
Mensagens: 14852
 Re: Resposta ao Júlio de uma citação do Paiva " quem...
Querida Carolina

Eu não cheguei a ler este texto
"quem muito comenta, pouco lê."
Mas não se pode julgar por seus
próprios pensamentos." Quem escreveu"
Concordo plenamente com você cada
um tem sua forma de ler e como
comentar.

Leio e comento tem alguns textos que
não entendo e outros que não gosto
então não comento, agora dizer que
"quem muito comenta, pouco lê."
É um absurdo....
Parabéns pela carta gostei muito
principalmente por você ser verdadeira
Aprecio muito quem o é....

Um beijo no coração

Enviado por Tópico
Alberto da fonseca
Publicado: 28/08/2008 20:23  Atualizado: 28/08/2008 20:23
Membro de honra
Usuário desde: 01/12/2007
Localidade: Natural de Sacavém,residente em Les Vans sul da Ardéche França
Mensagens: 7066
 Re: Resposta ao Júlio de uma citação do Paiva " quem...
Mais uma vez Carolina, tem razão .
Eu também sou como a Carolina. Estou no Luso ou noutros sites de poesie porque gosto de escrever, sei, portanto, que não o sei fazer com a mesma sabedoria da maior parte dos poetas e poetisas, mas estou cá e porquê? Se não estivesse cá, nada tinha aprendido, estando cá, tenho aprendendo. Não digo muito, porque não sou muito inteligente, infelizmente.
Sobre os comentários, só uma vez tive um nada agradável, e acho que se não se gosta, pode-se dizer diplomáticamente ou então não comenta.
Eu como aprendiz, sempre pedi que, se alguém acha que eu escrevi o que quer que seja mal, para me ajudar não é dizer mal directamente, magoa, mas sempre pedi para me enviarem um PM e me explicarem cordialmente o porquê, isso sim é camaradagem dos que sabem para queles que est~
ao a aprender, nunca pensei publicar um livro, não ~VEJO PORQUÊ POSSA SER ABRUPTAMENTE CRITICADO.
parabéns Carolina, bem haja
bjs poetisa
A. da fonseca

Enviado por Tópico
Julio Saraiva
Publicado: 28/08/2008 20:29  Atualizado: 28/08/2008 20:55
Colaborador
Usuário desde: 13/10/2007
Localidade: São Paulo- Brasil
Mensagens: 4206
 Re: Resposta ao Júlio de uma citação do Paiva " quem...
carolina,

a frase não é minha. pertence ao antónio paiva, um dos escritores mais sérios e respeitados deste site. e foi feita numa conversa particular. estou de pleno acordo com frase. e não a usei e nem ele para ofender a quem quer que seja. usei-a num comentário feito a um poema meu. e sem o menor intuito de suscitar polêmica. até porque tenho idade suficiente para não me prestar a discussões em sites que não levam a nada. o que quis dizer é que nestes espaços há muitos comentários sem o menor sentido. e muitos deles são feitos com o intuito de reciprocidade em seus escritos. comentários do tipo "é lindo", "você é maravilhoso" etc, não significam nada. quantidade não é qualidade. há autores excelentes aqui que passam despercebidos.outros, talvez nem tão talentosos, recebem elogios aos borbotões. comentário, seja da natureza que for, não eleva e nem diminui ninguém. nenhum autor de site será descoberto por um grande editor. ninguém ficará para a posteridade escrevendo num site literário. entendo isto aqui como um exercício de escrita e uma forma até de divulgar o trabalho, independente ou não de gostarem. se quiserem, posso abrir minha caixa de mensagens e mostrar que recebi pedidos de autores já com idade e alguma bagagem pedindo-me para comentar seus textos. há pessoas que se prestam a esse tipo de boçalidade. não é o seu caso, carolina. há gente querendo fazer guerrilhas eletrônicas aqui. não é o seu caso, carolina. de minha parte, vejo isto aqui até com alguma - eu disse alguma - seriedade. isto não é, entendo assim, uma ação entre amigos. geralmente, comento o que gosto. é um direito meu. da mesma forma, não estou aqui para receber agrados de ninguém. gostar de um autor ou não, é o menos importante.o que está em jogo é o trabalho. o autor, dizia dalton trevisan, não vale a sua obra. aliás, a respeito desta polêmica, que eu não considero polêmica, vejam o comentário de carlos ricardo feito ao meu poema de hoje. ele tem uma postura literária diferente da minha. mas expôs seu ponto de vista de modo elegante e com argumentos. nada pessoal. da mesma forma assim procurei responder. mais uma vez, repito : concordo com a frase "quem muito comenta, pouco lê", mas deixo claro, não tive a intenção de ofender a quem quer que seja.
a você carol, todo o meu afeto e estima.

júlio

Enviado por Tópico
MariaSousa
Publicado: 28/08/2008 21:10  Atualizado: 28/08/2008 21:11
Membro de honra
Usuário desde: 03/03/2007
Localidade: Lisboa
Mensagens: 4038
 Re: Resposta ao Júlio de uma citação do Paiva " quem...
Eu sou como tu, Carolina.
Assino por baixo da tua assinatura

Bjs

PS: Não sei quem disse o que disse nem quando disse... mas continuo a concordar com a Carolina.

Enviado por Tópico
Vera Sousa Silva
Publicado: 28/08/2008 22:29  Atualizado: 28/08/2008 22:29
Membro de honra
Usuário desde: 04/10/2006
Localidade: Amadora
Mensagens: 4098
 Re: Resposta ao Júlio de uma citação do Paiva " quem...
Carolina, eu li-te, reli-te e assino por baixo cada palavra tua!
Eu comento muito e garanto que comento menos do que aquilo que leio. Nao comento apenas com um "Lindo, beijos", como algumas pessoas fazem (não estou a dizer que mesmo assim não leram...), mas tento sempre dizer alguma coisa que incentive, por exemplo. Ou que me tocou. Ou que pensei quando li...

Moça, não feches os olhos e não tapes os ouvidos! Estiveste bem, muito bem mesmo

Beijo grande

Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 28/08/2008 22:52  Atualizado: 28/08/2008 22:52
 Re: Resposta ao Júlio de uma citação do Paiva " quem...
Minha querida Carolina,

Parabéns pela coragem de dizer aquilo que vc pensa e com autenticidade. Assim como cada um deixou a sua opinião.

O site Luso-Poemas tem uma interatividade de todos os seus participantes. Se observamos ao lado direito, aparecem todos os comentários e quem comentou, agora. Imagine vc se não houvesse comentários no site, se ninguém comentasse ninguém, isso iria ficar muito chato e cansativo. E o objetivo do site é que todos participem de forma ativa, construtiva e estabelecendo novas amizades neste convivio virtual e social. Prestigiando os autores, escolhendo os favoritos, adicionando como amigos, enfim o Luso-poemas é um site de relacionamento entre pessoas que gostam de escrever e ler e comentar e participar ativamente.

Minha opinião particular e que tomo como principio na forma de comentar, é que ao ser comentada por alguém, agradeço o comentário retribuindo com outro comentário, pq não tem agradecimento melhor que possamos fazer a um escritor, do que ler seu texto e deixar um comentário. Acredito que esse seja um ato de generosidade e educação. E qdo não tenho tempo de comentar, agradeço via PM, deixando o meu colega ciente de que apreciei seu comentário.

Desejo concluir, que desde que entrei neste site, conheci pessoas fantásticas, de profundidade humana singular e foi através dos comentários que tive mais contatos com todos aqui. Pois sempre estou de coração receptivo para todos aqueles que se aproximam de mim, através de comentários, PM, email, amigos do perfil etc...

Do fundo do meu coração, desejo que o site Luso-poemas seja para todos, antes de qualquer coisa, um canal de amizade entre todos, sem preconceito algum, de qualquer forma, ordem, genero ou grau.

Receba meu abraço Carolina.

sou tua fã

Enviado por Tópico
HorrorisCausa
Publicado: 29/08/2008 00:09  Atualizado: 29/08/2008 00:13
Administrador
Usuário desde: 15/02/2007
Localidade: Porto
Mensagens: 3560
 Re: Resposta ao Júlio de uma citação do Paiva " quem...
Qual a Dose Diária Recomendada(DDR) para se ler e para se fazer comentários?

Sinceramente, não sou dada a especulações. assentam em pressuposto sem fundamento e tudo o que possa dizer, seria fazer juízo de valores, o qual recuso-me terminantemente.

Sou a favor do debate de ideias.

obviamente que tenho opinião acerca dos métodos e objectivos dos comentários que caracterizam os Luso-Poetas e confesso que alguns deles me dão pena, assim como estou consciente que serei pena para muitos.

É a dinamica digo eu para mim e sigo em frente, tentando não me desviar do propósito de aqui estar: aprender com todos e se passar algo, tanto melhor.

Seleccionar e optar, defender as minhas escolhas de forma consciente e em liberdade é algo que não prescindo por isso comento o que acho e só comentável e ponto.

Agradeço a oportunidade que nos dás com a abertura tão oportuna desde debate de ideias, a tua explanação é soberba.


Beijo

Enviado por Tópico
Ledalge
Publicado: 29/08/2008 00:47  Atualizado: 29/08/2008 00:47
Colaborador
Usuário desde: 24/07/2007
Localidade: BRASIL
Mensagens: 6868
 Re: Resposta ao Júlio a propósito de uma citação do Paiva...
Grande Carolina! Eu penso que o poeta tem que ser acima de tudo " UM SER HUMANO". E pode e deve partir daí a sua atitude num site, numa igreja, numa loja ou em qualquer lugar do mundo em que ele " O SER HUMANO QUE MOVE O POETA" estiver. Poemas são momentos d'alma que são compartilhados com outrem. Eu já mencionei há tempos idos de que mais vale uma omissão num comentário do que um "MARAVILHO, PARABÉNS" enganadores. Eu só acho que o mínino de atitude de educação e humanidade que um poeta deve ter com outro é agradecer mesmo que no chat pelo comentário. Eu sou uma pessoa que ainda engatinha nas letras. Que põe nos versos a alma, nua e cruamente. Tudo que escrevo vem da minha vivência. Pode ser simples, porque sempre fui simples, sem muitos plissês na poesia, mas os versos são meus e eu faço questão de respeito com eles. Eu jamais irei na página de um irmão luso depreciar um texto dele. Nem, que eu pense que aquele texto não se adeque ao mundo dos grandes. Eu respeito, e quero muito ver esse respeito aqui. Existem poetas excelentes, poetas medianos e poetas menos talentosos, mas em cada um deles existe um coração ( pelo menos eu penso que exista). Já recebi gente novata aqui no site de braços abertos; já levei bordoada na cara também, já levei banho de rosas, e já levei dissabores; mas isso passa, a caravana passa e nós? nem por perto.

Congratulações a teu texto e coragem.
Beijos
Núria

Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 29/08/2008 09:19  Atualizado: 29/08/2008 09:19
 Re: Resposta ao Júlio a propósito de uma citação do Paiva...
não vou escrever muito:

Concordo TOTALMENTE com o que disse.
e sigo o seu conselho: escrever e soltar o ganso.

E ai de si que deixe de escrever o que escreve! Estou a brincar, apenas gosto muito de a ler.

Um grande abraço. Foi muito corajosa.

Enviado por Tópico
Pedra Filosofal
Publicado: 29/08/2008 09:32  Atualizado: 29/08/2008 09:32
Colaborador
Usuário desde: 17/09/2007
Localidade: Barreiro
Mensagens: 1273
 Re: Resposta ao Júlio a propósito de uma citação do Paiva...
Mas como é que se pode determinar o que uma pessoa lê pelos comentários que faz? Vamos lá ser lógicos... se eu tiver tempo comento tudo o que leio, mais não seja para o escritor saber que o li. Acredito que haja mais quem faça assim. Há dias em que comento muito... porque leio muito. Há dias em que comento pouco... porque leio pouco. Ou porque me sentia pouco inspirada e não me apeteceu dizer nada. Se for caso disso, mais tarde digo ao autor que o li e o que achei.
Não tenho o dom da palavra e não sei fazer análise à estrutura do texto. Mas sei dizer se gostei ou não e o que aquele texto que me levou a pensar no momento.
Por norma leio o que me apetece, e não me sinto obrigada a ler quem me comenta.
Carol, além de teres escrito um desabafo fabuloso, ainda tocaste num tema que muitos pensam mas nunca tiveram a coragem de abordar em público como fizeste.

Enviado por Tópico
cleo
Publicado: 31/08/2008 09:09  Atualizado: 31/08/2008 09:09
Usuário desde: 02/03/2007
Localidade: Queluz
Mensagens: 3731
 Re: Resposta ao Júlio a propósito de uma citação do Paiva...
É aqui que assino?
Muito bem


Assinado!

Cleo

Enviado por Tópico
Carolina
Publicado: 31/08/2008 14:04  Atualizado: 31/08/2008 14:04
Membro de honra
Usuário desde: 04/07/2007
Localidade: Porto
Mensagens: 3422
 Re: Resposta ao Júlio a propósito de uma citação do Paiva.../Para todos os que leram
Não quero que pensem que me acho melhor ou pior do que os outros, mas esta é a minha opinião, aliada à minha forma de estar. Por vezes devia estar calada, mas nem a idade me faz silenciar as palavras em que acredito.

A minha pretensão não era nem é condenar quem disse nem quem citou. São dois poetas que gosto muito, que gosto muito de ler, e são uma mais valia para todos nós, pois nos ensinam a melhorar muito a nossa forma de escrever e de ver o mundo que nos rodeia, como o costumam fazer diariamente.

Ao Paiva e ao Júlio peço desculpa se magoei ou não usei bem as palavras que um disse e o outro citou, respeito muito a opinião deles como eles respeitam a minha.

A todos vós, colegas de palavras, gargalhadas e copos virtuais que vou continuar a ler, agradeço a atenção com que me presentearam.

beijinho

Carolina


P.S. Mas não sou dona da verdade e ainda bem.


Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 25/10/2014 00:51  Atualizado: 25/10/2014 00:51
 Re: Resposta ao Júlio a propósito de uma citação do Paiva...
oi carolina,estou aqui no luso tem poucos dias,um pouco mais de um mês e me inscrevi aqui com o intuito de interagir mais como leitora e como leitora, exercer meu direito de comentarista,estou em pleno acordo com o que os lusuários escreveram em resposta a sua carta, tem realmente muitos textos que n entendo,mas sinto,sinto,me identifico e tento expressar o que entendi ou senti conforme minhas possibilidades,mas com respeito e sinceridade e penso q dessa forma estou colaborando para que eu possa evoluir como um ser humano melhor com tudo de bom q aprendo aqui e q talvez meus comentários simples e até meio toscos, de algum jeito possa enaltecer o valor do q foi exposto pelo autor,acho que desde q o texto n agrida ninguém, q n seja induza a violência ou humilhação,se a gente ler com atenção e boa vontade sempre encontra algo de bonito e proveitoso,pq acredito no conceito da relatividade. sua carta foi de encontro aos meus pensamentos,meu jeito de ser e até uma espécie de resposta do pq estou aqui e gosto de estar aqui,obrigado,como muitos aqui disse:assino embaixo. valeu!