Textos : 

Quanto vale um comentário... e umas folhas de chá!

 
Hoje acordei assim, com azia! Mas também tenho direito
Não sou pessoa de fazer ondas, reger a minha vida em saber ser e estar, é sempre um dos meus primordiais objectivos. Quando leio por aqui certas coisas, penso que afinal, Eles existem! ...Ai existem, existem!! Receber uma crítica, é algo que todos nós devemos, saber aceitar, faz parte do crescimento como pessoas que somos e com as críticas, podemos aprender e melhorar, mesmo quando a crítica não é construtiva, aí, aprende-se, como NÃO devemos agir para com os outros! ...Mas eu consigo aceitar coisas para além das críticas (ainda se lembram do ínicio?... Pois, não sou de fazer ondas), aceito quando me dizem que só sei escrever sobre o Amor (existe por aqui alguma obrigatoriedade?!), aceito quando dizem que escrevo lamechices , não faz mal eu gosto de as escrever, mesmo! ...Aceito (e agradeço) quando em jeito de crítica, constructiva, me dizem que me excedo nos duplos pontos de exclamação e que é inestético (obrigado Valdevinoxis! ...penso que melhorei) ...e até já aceitei por aqui outras coisas, graves, que derivado a minha maneira de ser, deixei passar em branco.
A todos vós que possam ler, esta minha incursão, fora do Amor e da "lamechice", e a todos os outros que não irão ler (não quero que digam que excluí alguém) quero escrever-vos, que estou grato pelas vossas leituras e muito grato pelos vossos comentários, mesmo! E quero que saibam que o vosso comentário, para mim, têm muito valor! ...E tanto valor tem o comentário do Tobias, táxista, que está aqui porque adora escrever o que vê na rua, mas ao qual a pouca instrução, prega partidas na escrita, mas que gosta (ou não) do que lê, e comenta,
"-Têm esse direito, não tem?
-Têm!
-Pode comentar?
-Pode!
-Mesmo que dê erros?
-Sim!
-Mas isso não é crime?
-Não!
-E pode ter uma só palavra?
-Pode!
-Então não vai preso?
-Vai!!
-E quem o prende?
-Os pobres de espírito!
-Então o que fazer Professor?
-Aborte!"
como igual valor, têm o comentário do Professor, Doutor (não sei se existe por aqui algum), licenciado em línguas em 7 universidades e que comenta, dissecando gramaticalmente cada verso! ...são comentários para mim de igual valor, pois são feitos na sinceridade plena do Ser, e como sabemos (não todos pelo que tenho apreciado), cada um de nós têm a sua forma de comentar, de escrever, de pensar e de sentir, é um direito que nos assiste enquanto Pessoas! ...Mas cada um de nós, têm o dever de respeitar os outros! ...A nossa liberdade deve terminar, onde começa a liberdade do próximo! Isso é saber estar! Jamais a instrução, será sinónimo de educação! Quando leio palavras de pessoas que frequentam este espaço, dizer que o mesmo não têm valor, questiono-me, "o que andam então, aqui a fazer?!"
Eu não sou escritor, não sou Poeta... profissionalmente falando, mas não cuspo no prato onde como! Este é o único sítio onde escrevo, um dia, alguém virá aqui e vai ler as "lamechices" que escrevo e me convidará "-Quer publicar um livro?" ...responderei,"-Não obrigado; prefiro escrever um, em cada dia que passa!"
...ah! e sou pai e também já plantei muitas árvores
Obrigado a todos, os que tiveram a coragem de não abandonar o texto a meio (ou será crónica??)
e que o suportaram até ao fim, a vós fica a minha mensagem, um comentário pode ser curto para quem escreve e ser uma benção enorme para quem recebe!

Abraço!


Andy

 
Autor
Andy
Autor
 
Texto
Data
Leituras
1347
Favoritos
2
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
41 pontos
25
0
2
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
Alemtagus
Publicado: 30/08/2008 11:13  Atualizado: 30/08/2008 11:13
Membro de honra
Usuário desde: 24/12/2006
Localidade: Montemor-o-Novo
Mensagens: 3085
 Re: Quanto vale um comentário... e umas folhas de chá! p/ Andy
«Quando leio palavras de pessoas que frequentam este espaço, dizer que o mesmo não têm valor, questiono-me, "o que andam então, aqui a fazer?!"»

Deve ler-se "tem"

A crítica não é "constructiva", mas sim construtiva.

O aceitar ou não as críticas epende de cada um, em aceito todas, mesmo que me mandem à m...., mas, por experiência própria digo-te que criticar implica para muitos, ofender ou sentir-se ofendido. Porquê? não sei. Mas também não me inhteressa.

Subscrevo cada palavra, mesmo que tenha erros.

Abraço


Enviado por Tópico
Pedra Filosofal
Publicado: 30/08/2008 11:37  Atualizado: 30/08/2008 11:37
Colaborador
Usuário desde: 17/09/2007
Localidade: Barreiro
Mensagens: 1273
 Re: Quanto vale um comentário... e umas folhas de chá!
Andy

Com erros ou sem erros gostava que soubesses do seguinte - a mim, enquanto leitora, interessa-me mais o conteúdo que a forma. Dão erros de português (ortograficos ou gramaticais), paciência, nada que uma PM ou uma conversa não possa resolver. Não é a primeira vez que o faço e não será, seguramente, a última.

Quanto ao comentar... faço quando posso, quando me apetece, sem me sentir obrigada a isso, assim como gosto que só me comentem quando apetece e não por obrigação (odeio obrigações, já me bastam as ditas normais).

Muitas vezes opto por enviar o meu comentário por PM, pelo msn, ou, se conheço melhor o autor, por telefone.

Tudo isto podia ter sido dito apenas com uma simples palavra em relação ao teu texto - APROVADO! mas como sou faladora...

(eu sou das lê até ao fim.... até hoje só desisti de ler, nas primeiras linhas, um ou dois autores consagrados e que não digo o nome senão acham que eu sou uma ave rara - e se calhar tem razão)


Enviado por Tópico
rosamaria
Publicado: 30/08/2008 11:47  Atualizado: 30/08/2008 11:49
Colaborador
Usuário desde: 10/09/2006
Localidade: Mindelo - Vila do Conde
Mensagens: 1016
 Re: Quanto vale um comentário... e umas folhas de chá!
Olá Andy
"um comentário pode ser curto para quem escreve e ser uma benção (escreve-se bênção) enorme para quem recebe!"

Escrever, seja o que for, é sempre um acto individual, onde cada um exprime o seu sentimento sobre qualquer coisa. A isso devemos ter respeito. Gostar ou não gostar ah isso já é relativo, já pertence aos padrões de gosto, critérios dos outros.
O comentário deveria ser o mais sincero possível, independentemente de ser curto ou longo, de de usar critérios de análise ao texto, poema, ou simplesmente dizer-se gostei! Há poemas, por exemplo, que me tocam particularmente e eu apenas sei dizer sinceramente que "gostei" e explicar porquê? Muitas das vezes não tem explicação, gosta-se porque se gosta tão somente. E quantas vezes não comento (tantas mesmo....) porque me parece singelo demais dizer só: Gostei! Um defeito que tenho de corrigir... como tantos outros.
Obrigada Andy por este texto. Gostei! E esforcei-me para dizer mais do que o simples "gostei".
terno beijo
Rosamaria


Enviado por Tópico
ailtoninweb
Publicado: 30/08/2008 12:10  Atualizado: 30/08/2008 12:10
Da casa!
Usuário desde: 02/08/2008
Localidade: Rio de Janeiro - Brasil
Mensagens: 203
 Re: Quanto vale um comentário... e umas folhas de chá!
Olá, Andy.

Gostei especialmente da palavra "lamechices". Bacana. Não conhecia!

Você tem razão. Os comentários serão sempre bem vindos, os erros de gramática alertados ou xingados, não importa. O que vale do texto realmente, é a beleza de seu conteúdo!

Abraço,


Enviado por Tópico
Carolina
Publicado: 30/08/2008 12:33  Atualizado: 30/08/2008 12:50
Membro de honra
Usuário desde: 04/07/2007
Localidade: Porto
Mensagens: 3422
 Re: Quanto vale um comentário... e umas folhas de chá!
Concordo contigo, cada um deve escrever sobre o que gosta, sobre o que lhe enche a alma...

Mas sinceramente, não gosto de ver textos com erros ortográficos e com frases mal construídas,somos visitados por muitos e dar uma imagem de desleixados e analfabetos não acho que nos valoriza nem abona a nosso favor, devemos ter respeito por nós e pelos outros, como não saímos à rua vestidos de qualquer forma, também não devemos escrever.

Quando uma pessoa tem tendência para o erro, deverá ter uma atenção redobrada nesse aspecto, um cuidado acrescido para não errar,deve por isso consultar o dicionário, instalar uma ferramenta no pc, que assinala os erros e ajuda na correcção...

Quanto aos comentários, também gosto que os façam e acho que se devem fazer, os menos simpáticos, correcções e outros devem ser feitos por mp.
Como também não tenho pretensões a publicar livros, não preciso que me digam que só escrevo sobre isto nem sobre aquilo ou que não está bem escrito, eu quando não gosto de uma coisa não como e por isso também não obrigo ninguém a ler os meus escritos.

No entanto, a ti vou continuar a ler e comentar porque falas de amor e a vida sem amor é como o Luso- poemas sem textos e sem nem poetas.

Esta é a minha opinião e vale o que vale, não sou dona da razão, nem pretendo ser.

Beijinhos


Enviado por Tópico
Carolina
Publicado: 30/08/2008 13:06  Atualizado: 30/08/2008 13:07
Membro de honra
Usuário desde: 04/07/2007
Localidade: Porto
Mensagens: 3422
 Re: Quanto vale um comentário... e umas folhas de chá!
Tenho lido muitos textos teus e não me tenho apercebido de erros, o que tu és é distraído, aliás somos todos, muitas vezes falta um acento, ou tem acentos a mais, eu falo de erros ortográficos mesmo.
Ainda há dias andou um texto aqui que estava repleto de erros, entre os quais derrepente, outras palavras que devia ser escritas com um "c" escritas com "ss" o sujeito na 1ª pessoa e o predicado na 3ª e vice - versa... é desses erros que falo, entendeste?

bj


Enviado por Tópico
Amora
Publicado: 30/08/2008 13:32  Atualizado: 31/08/2008 00:33
Colaborador
Usuário desde: 08/02/2008
Localidade: Brasil
Mensagens: 4705
 Re: Quanto vale um comentário... e umas folhas de chá!
Eu li e reli até o fim, e foi muito bom. Eu tenho tantas opiniões, Andy, quem não as tem? Pois é. Concordo demais com a Carolina, um esforço para não macular a já tão maculada língua, não faz nenhum mal, todos cometemos erros ortográficos e não só, é filha do humano a falha e isso é bem, mas não me parece bom nos apoiarmos nessa verdade para não sair do lugar. Eu sou uma que apanho muito da segunda pessoa, o “tu” é um algoz que a mim vigia dia e noite, mas não me escondo dele. Outra é a vírgula, nessa sou eu quem bate, devo ser a pessoa que mais põe vírgula no mundo, estou me esforçando para me livrar dela, na maioria das vezes inadequada. Eu acredito que escrever um poema ou fritar um ovo deve ser feito com o máximo que se pode dar de si naquele momento, mas tal como a Carolina não sou dona da razão e nem queria ser, porque deve ser demasiado trabalhoso ser dono de algo que todos cobiçam. Também eu só escrevo aqui em Luso-poemas e, meu amigo, é grande coisa! Quase posso dizer que moro aqui! Quanto aos comentários, Madre de Dios, é assunto pra mais de metro. O tempo é sempre pouco, por isso eu leio os meus favoritos primeiramente e comento quando me apetece e se. Pra ser sincera, não acho bonito comentar Deus e o mundo, fica parecendo que a pessoa nem leu direito, que nem assimilou nada. Mas quem comenta Deus e o mundo também o faz porque lhe apetece, tem também todo o direito. Eu, vaidosa, gosto muito de ser comentada, mas trocaria dez comentários doces por uma leitura boa. Me perdoa Andy, me alonguei, acabei usando seu texto como divã, e o doutor freudnãomorreu pode ficar com ciúmes!

Obrigada pelo texto!
E continua a escrever "lamechices" (eu também não sabia o que significa ) que as suas são muito agradáveis de se ler.

Um abraço!

Amora


Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 31/08/2008 09:35  Atualizado: 31/08/2008 09:45
 Re: Quanto vale um comentário... e umas folhas de chá! para Andy
Pensei em responder num comentário cheio de erros ortográficos e distográficos mas prefiro ser pseudo-lamechas:

Amei!!!

E se para os eruditos deste espaço, o comentário curto não vale nada, assim como quem o escreve, eu responderei com a ultima frase do teu texto que é espectacular:
"um comentário pode ser curto para quem escreve e ser uma benção enorme para quem recebe!"


E como é bom ser abençoada!!! E conhecer e privar com a pessoa pra-lá-de-fantástica que Tu és (ai que lamechas...)!!!

Vou favoritar!



p.s. E onde é que está escrito que não se pode usar vários pontos de exclamação seguidos?? Eu uso, abuso e não vou deixar de usar.
Há tantas coisas que me dão graça neste site... tantas!!!! (não é nada contigo Val... )




Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 01/09/2008 10:47  Atualizado: 01/09/2008 10:47
 Re: Quanto vale um comentário... e umas folhas de chá!
Andy,

Li o teu texto ou seja lá ele uma crónica, não me importa. Sei que o li com a devida atenção.
Ninguém nasceu do nada e do nada ninguém vem…
Cada linha que leio mesmo com erros ou sem erros, porque eu dou imensos e continuarei a dar pela vida fora, que me chamem atenção pois seja lá isso o que for para mim será sempre evolução.
Fazer comentários eu não sei…pois digo aquilo que penso e o que sinto mesmo que julguem que é pretensão.
Alguém me pode ensinar como devemos sentir o que lemos …NÃO!
Nunca soube onde colocar a vírgula, faz-me confusão…ESTAREI ERRADA?
Talvez sim ou talvez não…

Subscrevo na intriga tudo que escrevestes sem lamechices…
Apenas quero dizer:
- Prestem mais atenção!
NINGUÉM É PERFEITO NEM DONO DA RAZÃO.

E COMO DISSE O OUTRO:

- E O SENHOR QUE PENSA DE ALMADA NEGREIROS?

- POIS MEU AMIGO TENHO A DIZER-LHE, EU CÁ APOSTARIA ALMADA 1 – NEGREIROS 0.

Bjs

ConceiçãoB




Enviado por Tópico
cleo
Publicado: 01/09/2008 14:00  Atualizado: 01/09/2008 14:00
Usuário desde: 02/03/2007
Localidade: Queluz
Mensagens: 3731
 Re: Quanto vale um comentário... e umas folhas de chá!
Vou fazer um comentário bem curto, mas que resume tudo o que senti ao ler este texto em forma de desabafo...
Espectacular!
É com formas de estar na vida assim, que se constrói uma sociedade melhor.
Gostei imenso

Beijo


Enviado por Tópico
Antónia Ruivo
Publicado: 12/03/2009 17:35  Atualizado: 12/03/2009 17:35
Membro de honra
Usuário desde: 08/12/2008
Localidade: Vila Viçosa
Mensagens: 3855
 Re: Quanto vale um comentário... e umas folhas de chá!
Li o texto todo até ao fim, porque confesso tem coisas que só leio a primeira linha e saio de mansinho, e também li os comentários, estou de acordo com tudo o que foi escrito,todos nós erramos,até o desgraçado do Magalhães está carregado de erros portanto,quando comento é porque me diz algo o que acabei de ler, não faço fretes a ninguém e agradeço que comigo façam o mesmo, quanto ao que cada um escreve é um terreno pantanoso porque se eu não gosto logo vem atrás quem goste. beijinhos