Crónicas : 

Paradoxo do Veneno

 
A História está repleta de episódios de más intenções na utilização de venenos.
Desde que o humano habita esta terra que o veneno é utilizado de forma maligna. No entanto sabemos que se o veneno pode matar, também é certo que pode salvar/curar. Nele encontramos capacidades curativas. É tudo uma questão de dosagem.
Minha intenção, bem..., é puramente informativa, sem valores de toxidade mortal. Assim espero…

O veneno é um assassino furtivo e revela-se eficaz em quantidades ínfimas. Muitas vezes indetectáveis, como por exemplo o envenamento por arsénico. Mas que seria da História sem o veneno? garantidamente bastante mais aborrecida: a maçã de Branca de Neve, a arte de desafiar a morte dos encantadores de serpentes, a roleta japonesa dos apreciadores do peixe fugu. sem venenos, os vilões da banda desenhada, os contos de conspiração de agentes duplos, até o homem aranha não existia, sem a mordedura de uma aranha radiactiva carregada de veneno. As tartarugas ninjas remotam ao dia que caíram num esgosto repleto de materiais tóxicos. Laerts serviu-se de uma espada embebida em veneno para assassinar Hamlet, para não falar de Hitchcoock no filme " Difamação".
Pode-se dizer que que o veneno é um dos componentes da própria vida.

A toxicologia e a farmocologia são duas disciplinas interligadas, estudam as substâncias que provocam a morte, mas também como a salvar, tal como a serpente enrolada em torno de um bastão, simboliza Esculápio, deus grego da medicina.
Mas...o veneno rodeia-nos. Não é uma dose excesiva de uma substância como o arsénico que nos cria problemas. Os nossos problemas estão em tudo que ingerimos. Uma dose excessiva de vitamina A, a hipervitaminose, pode provocar lesões no fígado
uma dose excessiva de vitamina D pode lesionar os rins.Uma dose excessiva de água pode gerar hiponatremia, uma diluição do teor de sal no organismo que altera as funções cerebrais, cardíacas e muscular.
Até o oxigénio tem o seu lado sinistro(o oxigénio é a toxina mais perigosa), mistura-se com os alimentos para produzir energia, mas o nosso organismo também produz radicais livres de oxigénio-átomos com um electrão suplementar que provocam lesões nas biomoléculas , estamos permanentemente a oxidar, por outras palavras, o preço bioquímico da respiração é o
envelhecimento...vamos enferrujando.

Se o mundo é tão traiçoeiro e se estamos em permanente contacto com venenos por que razão não morrem mais seres humanos por envenenamento? (perguntam).

O nosso organismo foi concebido para nos proteger das toxinas naturais e artificiais. A primeira linha de defesa é a pele, composta por queratina, tão impermeável à água, numa tão apertada malha que só moléculas pequenas e solúveis conseguem penetrar. os nossos sentidos previnem-nos contra a ingestão de substâncias nocivas, existe o vómito como recurso, para eliminar. Por fim o fígado transforma os venenos solúveis em gordura, em resíduos soluveis na água, que podem ser eliminados através dos rins. A situação só se torna tóxica quando o limiar da dosagem é ultrapassado.

Por estas e outras razões não devemos recear...O VENENO é preciso para as várias terapias, no entanto, deveis estar atentos à proxima refeição.


" An ye harm none, do what ye will "

 
Autor
HorrorisCausa
 
Texto
Data
Leituras
1037
Favoritos
1
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
12 pontos
4
0
1
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 02/09/2008 12:06  Atualizado: 02/09/2008 12:06
 Re: Paradoxo do Veneno
Obrigado por este texto.
Acho que vou tratar o veneno de outra forma.
Se calhar, utilizá-lo mais vezes.

Um abraço, ... sem veneno.

Enviado por Tópico
Bruno Sousa Villar
Publicado: 02/09/2008 13:03  Atualizado: 02/09/2008 16:55
Da casa!
Usuário desde: 09/03/2007
Localidade:
Mensagens: 429
 Re: Paradoxo do Veneno
Já estava a par da maioria destas certezas científicas,o que não me força a dizer que não gostei muito da leitura.


Beijo

Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 05/09/2008 07:35  Atualizado: 05/09/2008 07:35
 Re: Paradoxo do Veneno
A tua forma de escrever e de sentir está para além da sabedoria humana e mais não digo!

Bjs

ConceiçãoB

Enviado por Tópico
Rogério Beça
Publicado: 05/09/2008 08:46  Atualizado: 05/09/2008 08:46
Usuário desde: 06/11/2007
Localidade:
Mensagens: 1932
 Re: Paradoxo do Veneno
Vai daí as vacinas, nada mais são do que manipulações benéficas dos próprios vírus que causam as doenças, para curar as mesmas...

Com ou sem ironia, há uma mensagem bem pedagógica e positiva neste texto.

Bravo.

Beijo.