Crónicas : 

Perdi-me Nos Escombros…Da Sociedade

 
Faz hoje, 11 de Setembro, 7 anos que caíram as torres gémeas do Word Trade Center, em New York, nos Estados Unidos.
Esse facto predomina na minha memória. Nas férias desse ano, enquanto almoçava, assisti, na televisão e em directo ao colapso das torres. Sim, em directo, como um qualquer espectáculo.
Creio que foi o início do fim ainda por acontecer, porque, desde esse dia, nada mais foi igual. A violência foi assumida como algo natural dos nossos dias. Aumentaram as formas gratuitas, modificaram-se preconceitos, actualizaram-se métodos, mas, de facto, nada mais ficou igual, porque tudo piorou para os pacatos membros, honestos, desta sociedade que persiste em fazer parte de um mundo, dito, civilizado.
Hoje, a realidade é diferente, vivemos nos escombros da sociedade e ninguém consegue travar esse flagelo. Amanhã, pela incidência assustadora, tudo isto será banal, de tanto acontecer e de vermos na televisão e nos jornais os constantes acontecimentos que, numa decadência abismal, se repetem. Apenas se repetem.
Perderam-se os valores morais e a justiça não conseguiu acompanhar o aumento da delinquência. Nestes tempos, já é banal, um homem dentro de uma esquadra da Policia disparar contra outro homem, e aguardar julgamento em liberdade. O crime já não passa de uma nova doença social, e, como tal, não há nada a fazer. Resta-nos, suspirar por ainda não termos sido apanhados numa qualquer encruzilhada anunciada na abertura do telejornal das 20 horas. Resta-nos acreditar que tudo o que acontece de mal, nunca chegará a nossa rua ou que nenhum membro do nosso círculo da família, dos amigos ou do lote dos conhecidos, seja envolvido, involuntariamente, num desses episódios agora em voga. E como somos um povo pacífico e de brandos costumes, lá vamos levando os dias, um atrás do outro, com lamentações ambíguas onde o que importa é que as coisas só aconteçam aos outros e nunca aos nossos, até ao dia que algum iluminado, leia-se alguém com poder, sinta na pele e queira mover as suas forças e as suas influências contra o mundo errado. Até lá… está-se bem!


Escrevo…para libertar as personagens que não consigo Ser!
________________________________________
http://catalogoluademarfim.blogspot.pt/

http://catalogoluademarfim.blogspot.pt/



 
Autor
Paulo Afonso Ramos
 
Texto
Data
Leituras
902
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
3 pontos
3
0
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
Vera Sousa Silva
Publicado: 11/09/2008 20:48  Atualizado: 11/09/2008 20:48
Membro de honra
Usuário desde: 04/10/2006
Localidade: Amadora
Mensagens: 4098
 Re: Perdi-me Nos Escombros…Da Sociedade
Paulo, antes de mais nada dou-te os parabéns pela crónica brilhante. Estou surpreendida, e pela positiva. Não era o que esperava quando abri. afinal é muito melhor!
Todas estas opiniões vão de encontro ao que penso. Vivemos num clima de impunidade assustadora e neste momento também penso que resta esperar que tudo mude para melhor e enquanto isso rezar para que nada de mal aconteça à nossa família, amigos e nós mesmos...

Beijo grande, carregado de orgulho

Enviado por Tópico
ângelaLugo
Publicado: 12/09/2008 03:37  Atualizado: 12/09/2008 03:37
Colaborador
Usuário desde: 04/09/2006
Localidade: São Paulo - Brasil
Mensagens: 14852
 Re: Perdi-me Nos Escombros…Da Sociedade P/ Paulo Afonso Ramos
QUERIDO AMIGO POETA

QUE MARAVILHA QUE A ESPERANÇA AINDA
SOBREVIVE NO TEU CORAÇÃO...
QUANTO MAIS EU LEIO E VEJO AS NOTÍCIAS
MAIS E MAIS MEU CORAÇÃO PALPITA
QUERO TER ESPERANÇA EM UM MUNDO NOVO
MAS DO JEITO QUE VAI O MUNDO(HUMNIDADE)
CAMINHA PARA A BEIRA DO CÁOS...

EXCELENTE TEXTO

BEIJINHOS NO CORAÇÃO

Enviado por Tópico
Pedra Filosofal
Publicado: 12/09/2008 22:29  Atualizado: 12/09/2008 22:29
Colaborador
Usuário desde: 17/09/2007
Localidade: Barreiro
Mensagens: 1273
 Re: Perdi-me Nos Escombros…Da Sociedade
Fez ontem 7 anos que assisti, em directo, a uma cena que podia ser tirada dum qualquer filme de acção. Mas, curiosamente, do que me lembro mais é de ter ido deitar a minha filha que tinha apenas 4 meses e de quase lhe pedir perdão por a ter trazido a um mundo que começa a mostrar sinais de loucura.
Afinal, e como bem mostras na tua crónica, não falhei por muito. Não é só em Portugal que as coisas estão nestes termos. as noticias que nos chegam do resto do mundo surpreendem...pela negativa. é pena...