Contos -> Humor : 

A Mais Bela Fórmula

 
Desde miúdo tenho por hábito contar pelos dedos os segundos que duram o sinal vermelho. Cedo aprendi os números até vinte por o meu pai tamborilar sobre o volante aqueles segundos de desafio previsto todas as manhãs até ao colégio. Os números aprendi cedo. Talvez tenha sido esse o meu primeiro sucesso que, durante algum tempo, rendeu chupas e gomas dos amigos lá de casa, embora a minha prematura aptidão para a matemática não tenha vindo a revelar-se o sucesso por todos garantido. Antes pelo contrário. O meu pai bem se esforçou pelo meu reconhecimento de que os matemáticos também falam da estética e da elegância das suas demonstrações, mas, para mim, a mais bela fórmula do mundo é a metáfora. Só na puberdade é que compreendi o dito comum do meu padrinho de que a mais bela "forma" do mundo era a mulher. Ainda hoje não sei se ele se referia à mulher ou à Mulher. A primeira (dele) não deve ter sido. Quanto à segunda hipótese, passámos a estar de acordo. O ritmo até perfazer a duração exacta do sinal só o tempo o ditou. Formular um desejo até o semáforo abrir é mais recente. Gosto de desafios...


(Texto inédito e propriedade intelectual de TeresaMarques)

 
Autor
TeresaMarques
 
Texto
Data
Leituras
1324
Favoritos
1
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
11 pontos
1
1
1
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
Margô_T
Publicado: 15/07/2016 10:18  Atualizado: 15/07/2016 10:18
Da casa!
Usuário desde: 27/06/2016
Localidade: Lisboa
Mensagens: 308
 Re: A Mais Bela Fórmula
Gosto do desafio que a tua escrita impõe: o de uma leitura atenta que, partindo de cenários quotidianos, nos leva para além deles.
Vou contando “os segundos que duram o sinal vermelho” “pelos dedos”, participo na ida para o colégio escutando um “tamborilar sobre o volante”, e prossigo pelo sinal verde do texto enquanto reaprendo que uma glória precoce não corresponde necessariamente a um sucesso vindoiro (mas sempre rende umas “chupas e gomas dos amigos lá de casa”) e que, para além dos números, a matemática fala “da estética e da elegância”.
Porém, “a mais bela fórmula do mundo é a metáfora” (fantástico aforismo!)
E da fórmula se passa à forma compreendendo “ditos comuns” enquanto os questionamos… (“será a mulher ou a Mulher?”) e, partindo de uma hipótese (neste caso a segunda), passamos à corroboração, “formulando o desejo” que outros semáforos passem a verde… porque “a mais bela fórmula do mundo é a metáfora” e, com ela, expressamos melhor o mundo - e o nosso modo de o sentir.