Textos -> Desilusão : 

HI5 vs LP vs BlogTok

 
Tags:  BlogTok    hi5  
 
Olá mundo!...

Arriscar um texto tendo que atravessar um deserto de areias movediças, só mesmo para quem sabe voar. Vou arriscar:

Ser poeta é antes um ser amante, ser amante é um ser que ama, daí que possa provocar todo o tipo de ciúmes, desde os mais originais e pueris até aos mais doentios que possamos imaginar ...

Só ando na net há uma dezena de anos e acontece que sendo muito pouco tempo imaginem aqueles que estão dar os primeiros passos. Tudo pode acontecer, porque somos 6 mil milhões (?) e como tal a Internet, fiel imagem do mundo real não é mais nem menos do que o próprio, tão imundo.

Costumo dizer se o mundo está mal é porque as pessoas são más, nem mais nem menos. Busco neste espaço a diferença e tudo faço para estar no lado oposto da mesma, mas aí é que reside o problema. Podemos quase dizer algo do tipo "quando a esmola é grande o pobre desconfia" tal como quando a alma é grande todo o mundo dúvida, critica e apredeja.

Assim já deu para viver as mais loucas histórias sob o signo do bem e do mal, e algumas bastante desagradáveis. Muitas vezes tentei chamar à razão e na maioria das vezes só agravei a contenda. Perdoei sempre os erros e difamações dos outros e solicitei perdão se me excedi, mas começo a aprender também que ás vezes perdoar não é melhor do que desmascarar.

Começo a pensar levar á praça essas contendas e em vez de discutir a mesma sob emails ou mensagens privadas, assumir a atitude, de quem não deve não teme e trazer essas tristes realidades para discussão cibernética. Somos o que somos com ou sem espaço virtual e como tal só quem mostra o que é, é que vale pelo que é.

Este não é um texto de defesa ou ataque mas sim palavras para um pouco de reflexão. Parece-me que alguém se sentiu magoado e tomou o outro por toda a gente e encerrou nessa pessoa a maldade do mundo. Julgar é fácil e é tão fácil julgar bem como mal, daí o oportunismo da facilidade.

Vejo vítimas dos abutres que abundam na Internet que atraíndo para certos espaços estão a deixar as pessoas mesmo zonzas. Refiro-me a todos os Hi5 que começam por ser desdenhados como de Macdonalds para engordar almas e que toda a gente crítica mas por força devemos consumir. Estamos na infância da net, que é fruto de um novo paradigma civilizacional que ora começa sob o signo de uma civilização que perece a cada letra ou sílaba que se escreve neste mesmo espaço (net). Somos aprendizes de um fogo que descobrimos e em vez de aprendermos a usá-lo para aquecer ou para afuguentar as feras, estamos a usar o mesmo para queimar o próximo como se de repente estivessemos numa guerra civil global.

Malta, minha gente, isto é fogo, admirem-lhe a beleza, profitem da sua utilidade, aqueçam as vossas casas e a alma e continuem a pensar que não se deve brincar com o fogo.

Somos os adolescentes de uma internet povoada por crianças "maldosas", oxalá possamos ser adultos hoje para poder ensinar este novo caminho que nos leva rumo a novos mundos. Todos querem ser navegantes nestas águas, todas querem ter uma palavra a dizer, mas cuidado que este mar também tem gigantes e seres malvados e as tempestades afundam todas as cascas de nozes em que embarcamos. Que os Hi5 sejam não a experência de vergonha mas sim a marca que vai fazer a diferença entre o que não se deve consumir. Que os Hi5 fiquem para o futuro como o exemplo daquilo que não interessa a ninguém sob pena de não ultrapassarmos uma potencial amizade global que podemos alcançar.

Este texto continua em tudo o que já foi escrito e se possa escrever em simples projectos como o Luso e o Blogtok.com

PS.: Edito este texto que já foi comentário ao tema "perdidos no Hi5, faz agora muito tempo)


O homem antes de ser o ente do ser é o ser do-ente

Livros:

Quase um Livro:
www.rodinha26.blogtok.com
Coisas da escrita:
www.avkd.blogtok.com
Um tratado:
www.gov.blogtok.com

Projectos Web:
Um Portal:
ww...

 
Autor
JSL
Autor
 
Texto
Data
Leituras
4928
Favoritos
1
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
29 pontos
21
0
1
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
jaber
Publicado: 22/09/2008 17:00  Atualizado: 22/09/2008 17:00
Membro de honra
Usuário desde: 24/07/2008
Localidade: Braga
Mensagens: 2780
 Re: HI5 vs LP vs BlogTok
Letal...tal como te conheci...não enganas, concorde-se ou não se concorde. Neste caso concordo meu amigo, e muito.

Um grande abraço


Enviado por Tópico
Rogério Beça
Publicado: 22/09/2008 17:15  Atualizado: 22/09/2008 17:15
Usuário desde: 06/11/2007
Localidade:
Mensagens: 1913
 Re: HI5 vs LP vs BlogTok
Primeiro achei ser publicidade ao blogtok. É o que dá em avaliar um livro pela capa. Depois achei que haveria destinatário, erro maior, chama-se preconceito (se não gosto de conceitos do seu pré ainda menos). Acabei por ter de concordar, hi5 para mim é lixo.

É tudo.
Abraço.


Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 22/09/2008 21:19  Atualizado: 22/09/2008 21:19
 Re: HI5 vs LP vs BlogTok
Como tu, também estou na infância virtual.Já vivi (e continuo a viver) muitas das questões que tratas nesse texto.Ainda não encontrei o equilíbrio internético: falo quando devo calar e calo quando devo gritar.O aprendizado é longa experiência!...A questão de lixo ou luxo é variável de pessoa a pessoa.Não gosto do HI5, mas conheço outros lugares na internet que posso chamar do lixo virtual.
Gostei muito do teu texto!
Bjins, Betha.


Enviado por Tópico
Carolina
Publicado: 22/09/2008 21:48  Atualizado: 22/09/2008 21:48
Membro de honra
Usuário desde: 04/07/2007
Localidade: Porto
Mensagens: 3422
 Re: HI5 vs LP vs BlogTok
Estou a dar os primeiros passos neste mundo gigantesco...
A internet, os Hi5 são o que são e têm a importância que lhe dermos. Como tudo deve ser consumido com peso, conta e medida. É verdade que muitas coisas não se devem levar a sério, mas a vida é sempre aprendizagem e como tudo leva tempo. A internet permite muita coisa boa, recorro com frequência na escola para explicar certos temas aos miúdos, mostrando imagens, que de outra forma era quase impossível ou muito difícil de o fazer...

Mas concordo que muita coisa não presta mesmo, parabéns pela reflexão sempre oportuna.

beijo


Enviado por Tópico
TrabisDeMentia
Publicado: 22/09/2008 21:53  Atualizado: 22/09/2008 21:53
Webmaster
Usuário desde: 25/01/2006
Localidade: Bombarral
Mensagens: 2331
 Re: HI5 vs LP vs BlogTok
Por falar nisso, tenho que ir ao Hi5 ver se tenho novos amigos!


Enviado por Tópico
isabel santos
Publicado: 23/09/2008 22:28  Atualizado: 23/09/2008 22:28
Super Participativo
Usuário desde: 30/12/2007
Localidade: s. jorge...açores
Mensagens: 167
 Re: HI5 vs LP vs BlogTok
cada um com sua opiniao ..amigo vamos respeitar ..felicidades


Enviado por Tópico
Ibernise
Publicado: 28/09/2008 15:22  Atualizado: 28/09/2008 15:22
Colaborador
Usuário desde: 04/10/2007
Localidade: Indiara(GO)
Mensagens: 1460
 Re: HI5 vs LP vs BlogTok
Que intensidade este seu texto alcança caro amigo e ilustre poeta JSL. O espelho para quem se ver e para quem não deseja nunca se ver em nada. Pedagógicas palavras, oxalá pudessem nas vias das relações humanas néticas se transformarem no supra sumo da didática desmembrando toda a pedagogia na arte de mais ensinar,que é na verdade, ensino-aprendizagem. Isto porque ninguém ensina sozinho e nem aprende sozinho.
Destaque:
"...Somos o que somos com ou sem espaço virtual e como tal só quem mostra o que é, é que vale pelo que é...
...Estamos na infância da net, que é fruto de um novo paradigma civilizacional que ora começa sob o signo de uma civilização que perece a cada letra ou sílaba que se escreve neste mesmo espaço (net)..."

Parabéns pela grandeza. Eu recomendo.

Bjs de gratidão sempre.

Ibernise

Enviado por Tópico
cirodiverbena
Publicado: 04/10/2008 16:44  Atualizado: 04/10/2008 16:44
Da casa!
Usuário desde: 11/07/2008
Localidade: Votorantim - SP
Mensagens: 223
 Re: HI5 vs LP vs BlogTok
Caro amigo...Este imenso mar de um mundo onde bytes e mais bytes nos servem de embarcação, onde, segundo tuas bem colocadas palavras, existem monstros devoradores da razão, existem também mágicos seres da palavra, poetas, que ainda conseguem fazer desse indomável mundo de informações, um caminho, um cantinho, um porto seguro onde ancorar desejos e sonhos e, quiçá, paixões avassaladoras, correspondidas ou não...

Saudações..Ciro!

Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 13/10/2008 10:54  Atualizado: 13/10/2008 10:54
 Re: HI5 vs LP vs BlogTok
Neste terreiro da aldeia
eu ainda só gatinho
(mal arranho uma ideia)
procuro o chão e o caminho


Domingos da Mota


Excelente refexão.

Um abraço,

DM

Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 13/05/2009 12:51  Atualizado: 13/05/2009 12:51
 Re: HI5 vs LP vs BlogTok
Gostei de reler. Aqui está um exemplo claro da importãncia de se poder repostar um texto, passado tempo, mantendo as suas leituras e comentários.
Aplausos e abraços

Enviado por Tópico
Tânia Mara Camargo
Publicado: 13/05/2009 13:06  Atualizado: 13/05/2009 13:06
Colaborador
Usuário desde: 11/09/2007
Localidade:
Mensagens: 4246
 Re: HI5 vs LP vs BlogTok
Fizeste voltar um texto reflexivo que é real
É preciso cuidado neste mundo virtual.
Beijos!

Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 13/05/2009 13:46  Atualizado: 13/05/2009 13:46
 Re: HI5 vs LP vs BlogTok
Li com muita atenção.
Este texto tem muita razão.

Eu para mim, este mundo virtual, às vezes desligo-o. Por dias a fio. Faz bem.

O melhor ainda é o botão: ON/OFF. Pelo menos a idéia.

Sabe bem, de vez em quando, pegar num livro e desligar as virtualices.

E voltar quando se voltar. Quanto baste. Nem que sejam todos Nerudas, não apetece Neruda todos os dias.

Um abraço, JSL, e não perca a lucidez, nunca...

Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 13/05/2009 14:02  Atualizado: 13/05/2009 14:02
 Re: HI5 vs LP vs BlogTok
na ocasião, levantaste esta bandeira com o carpo cerrado, assim como ontem, hoje e sempre, ficará desfraldada. nunca é demais uma atenção ao alerta antes do caos. Obrigado Xará.

meu fraterno abraço.
Silveira

Enviado por Tópico
(re)velata
Publicado: 13/05/2009 19:44  Atualizado: 13/05/2009 19:44
Membro de honra
Usuário desde: 23/02/2009
Localidade: Lagos
Mensagens: 2214
 Re: HI5 vs LP vs BlogTok
Ao Luso o que é do Luso e ao Hi5 o que é do Hi5. Não podemos comprar rosas no talho...

Parabéns pelo seu texto!

Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 27/08/2011 04:24  Atualizado: 27/08/2011 04:24
 Re: HI5 vs LP vs BlogTok
Incrível como o mundo anda em círculos, todos repetem em História e clássicos são eternos.