Poemas : 

"As sombras da infançia"

 
As sombras da infancia"
Este é um romance que fala dos afectos,das emoções,dos laços inquebráveis no passar do tempo,que se fazem no inicio das nossas vidas.Fala-nos do amor,da amizade pura.
Conta-nos também momentos de dor,dor psicológica,a dor da ausência,da perda,dos vazios interiores.
E através da personagem principal,Raquel,e das personagens secundarias,Joana,o sr Alfredo,o avô DA Raquel que este romance se desenvolve,queria também sublinhar o papel fundamental que teve na vida de Raquel,a professora primaria.Foi ela que despertou na Raquel a paixão pela escrita.Foi ela que a motivou,que lhe deu asas para continuar.Foi a força impulsionadora.
Raquel e o seu pequeno mundo,representam bem o Portugal dos anos 50/60.Filha de um pai ausente,que se encontra no ultramar,Cois muito corrente nestes anos,por causa das colónias Portuguesas,e criada pela mãe e pelo avo.
O avô e um homem humilde,de grande carácter e honestidade,educa a neta e transmite-lhe valores morais que vão moldar a neta e dar-lhe sentido a vida.
A mãe,uma mulher um pouco amargurada pelas forças das circunstancias,falta de dinheiro,de condições de vida,do marido,trabalha arduamente para que Raquel não sinta falta de nada.
E Joana que aparece na vida de Raquel e vai marca-la para sempre com uma amizade profunda unida por laços emocionais,psicológicos e espirituais.
Esta é uma historia que nos transporta as nossas próprias memorias,ou ao que resta delas,aos nossos sonhos,as nossas amizades,a tudo aquilo que nos moldou,que nos marcou.As nossas próprias"Sombras da infância"


Pequeno comentario sobre o livro de Vony Ferreira."As sombras da infancia"

 
Autor
saozinha
Autor
 
Texto
Data
Leituras
2513
Favoritos
1
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
16 pontos
8
0
1
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
VónyFerreira
Publicado: 28/09/2008 13:35  Atualizado: 28/09/2008 13:38
Membro de honra
Usuário desde: 14/05/2008
Localidade: Leiria
Mensagens: 10301
 Re: "As sombras da infançia"
Agradeço-te comovida o comentário e... para aqueles que nuca leram (nem vão ler o livro) derivado à distância, só quero frisar que por vezes o sonho nasce connosco.
Raquel, era uma menina sonhadora,obstinadamente pensativa, que apesar da extrema pobreza em que vivia, se recusou sempre a olhar apenas para o lado obscuro da vida. Para as suas complicações marcantes.
Para esa menina que descobriu cedo que tinha nascido com o dom da escrita, escrever... escrever... escrever, sempre... era a forma de realizar em pensamento muito do que sonhava!
Pode ser sempre assim, porque SONHAR É PRECISO!
Depois... deleitar-se com a natureza, descobrir as enormes maravilhas que há em tudo quanto nos rodeia e ainda... acima de tudo, dar primazia (sempre) à amizade. A Raquel, a personagem desse livro, foi sempre fiel à amizade, e ainda hoje... apesar dos altos e baixos que vida nos traz, continua firme nesse ideal.
Conceição, obrigada por este testemunho carinhoso!
Beijinhos
Vóny Ferreira

Enviado por Tópico
saozinha
Publicado: 28/09/2008 13:40  Atualizado: 28/09/2008 13:40
Colaborador
Usuário desde: 09/08/2008
Localidade:
Mensagens: 1604
 Re: "As sombras da infançia"
Este livro levou-me a fazer um exercicio de comparação entre a infançia da Raquel e a infançia
da sãozinha.
Nas minhas proprias memorias lembro-me de uma menina fragil fisicamente,sensivel,e muito viva.Não me refugiava na escrita,mas refugiava.me na leitura desde o momento que aprendi a ler.
Lia convulsivamente,embrenhava-me completamente nas historias,vivi-as senti-as,viajava para o mundo dos personagens,para assim fugir as dificuldades do meu quotidiano.
A Sãozinha teve tambem uma professora que fez tudo para que ela continuasse os estudos,mas o pai achava que não era necessario,naquele tempo as raparigas nao seguiam os estudos ,pelo menos no meio em que eu vivia.
Viria a continuar os estudos mais tarde,em adulta.
Outra coisa em que me revi,e na desrição dos sentimentos de perda,de ausençia ,de vazio interior.
Senti na alma e no coraçao as dores que se sentem quando achamos que tudo o que mais amamos acaba sempre por nos deixar.
Mas a vida tambem acaba por nos mostrar o quanto estamos enganado,porque quando se ama ,quando se criam laços verdadeiros ,jamais se desenlaçam,pernaçem vivos ate sempre.

Enviado por Tópico
saozinha
Publicado: 28/09/2008 13:58  Atualizado: 28/09/2008 13:58
Colaborador
Usuário desde: 09/08/2008
Localidade:
Mensagens: 1604
 Re: "As sombras da infançia"
So gostaria de agradeçer à Laura,da marisquera o Morais em Almagreira(Pombal)amiga de infançia do meu marido que me ofereçeu este livro com todo o carinho.
Um beijo para si Laura.


Enviado por Tópico
Nanda
Publicado: 28/09/2008 14:57  Atualizado: 28/09/2008 14:57
Membro de honra
Usuário desde: 14/08/2007
Localidade: Setúbal
Mensagens: 11076
 Re: "As sombras da infançia"
Voninha,
Junto-me à Sãozinha para comentar o teu romance "As Sombras da Infância", que, em boa hora resolvi pedir-te que me enviasses.
Degusto cada palavra desta autora maravilhosa e não posso deixar de comparar com a minha vida de criança, pois também a minha infância não foi fácil, já que eu era a menina que não era convidada para as festas de anos, na escola, porque era a única que não era filha de engenheiros ou de doutores.
Revejo-me, portanto, no sonho de Raquel, no seu gosto pela escrita, na curiosidade por aprender sempre mais.
Joana foi um personagem marcante na vida de Raquel (protagonista do romance) e contraria, aqui, todas as tendências que eu vivenciei nos anos 70, a amiga de classe social alta, mas de grande coraçao.
O papel da mãe de Raquel contribui, sem que esta se aperceba, para aguçar em Raquel o desejo de ir mais além, de conseguir estudar e alcançar seus intentos.
Não acabei ainda de ler o romance, porque pela amizade e empatia que me liga à autora, tenho este livro como um bálsamo ao qual recorro e leio 3 ou 4 páginas por dia.
Se dissesse que já o terminei estaria mentindo, mas pelo que já li e pela mansagem de coragem, luta e força de vontade desta criança, aconselho, veementemente a todos os Lusos a pedirem a Vony que vos envie o livro tal como eu o fiz, não é caro e é um prazer enorme ler uma amiga e escritora como Vony Ferreira.
Para ti, Vony, de quem tenho a honra de me considerar amiga, um grande beijinho e muita inspiração para terminares o romance que estavas prostando, aqui, com o pseunónimo Katrine e que já estava me prendendo.
Nanda


Enviado por Tópico
elisabeteluisfialho
Publicado: 02/11/2008 19:32  Atualizado: 02/11/2008 19:32
Da casa!
Usuário desde: 01/07/2008
Localidade: Alcobaça
Mensagens: 464
 Re: "As sombras da infançia"
Oi viva vamos por partes
1-Eu é que agradeço querer juntar-se aos que me leiem Obrigado
2-Fico fatisfeita peça sua vontade em ler meus trabalhos,apesr de eu não ser poeta nem coisa que me valha, sou apenas uma daqueleas pessoas que tem queda mas sem ter para onde cair
3-Tenho andado afastada do Luso,e demorei a responder seu convite por razões que agora não vou explorar...situações complicadas que se vão prolongar por 1 ou 2 meses, depois tudo vai se vai resolver.
4-Uma vez por outra vou aparecer por aqui SIM, e se alguma vez demorar a responder não estranhe,que eu acabo por dar resposta.
Um abraço e obrigado pelo interesse demonstrado
Final de bom Domingo
Abraço

Enviado por Tópico
Ibernise
Publicado: 28/11/2008 09:43  Atualizado: 28/11/2008 09:43
Colaborador
Usuário desde: 04/10/2007
Localidade: Indiara(GO)
Mensagens: 1460
 Re: "As sombras da infançia"
Parabéns para Saozinha e parabéns para Vòny.

Belo texto.
Coerencia e objetividade no desenvolvimento das idéias.
Saozinha vc me surpreendeu.
Vleu. Gostei demais vou add vc como minha favorita e o seu texto. Muito bom

bjs

Ibernise