Contos -> Infantis : 

O VELHO E O MENINO

 
VELHO E O MENINO


Todo dia quando vinha do colégio o menino avistava aquele velho. Ele sempre estava trançando coisas com uma espécie de agulha de madeira muito engraçada. Geralmente o encontrava olhando pro nada, mesmo assim, não perdia o compasso, daquilo que com rapidez incrível manipulava.

Um dia e, já depois de alguns meses o menino, ao passar pelo velho, perguntou: O que o Sr. está fazendo? O velho o respondeu rapidamente: " Se você fosse um adulto eu diria, uma rede não está vendo? E começou a rir, mas, como és apenas uma criança, vou dizer-lhe do porquê estou aqui .

Estou por aqui a observar as pessoas, as redes de pesca, apenas um disfarce ao mesmo tempo em que, fazer alguma coisa a ocupar-me enquanto exerço meu trabalho. E que trabalho é este? Perguntou o menino. Fui enviado pelos céus, receberam por lá, notícias de que a terra está precisando de ajuda. Isso aqui está uma bagunça, o desrespeito entre as pessoas e das pessoas para com a natureza chegou no limite do admissível.

Imagine que são poucas as pessoas que ainda dão algum valor a vida do próximo.
Poucas, muito poucas mesmo, são também aquelas que se preocupam em preservar o planeta, logo este planeta tão lindo, que foi feito com tanto carinho, colocou-se nele, árvores, florestas, passarinhos, rios, cachoeiras, sem falar é claro das estrelas. De dia um sol dourado aquece a terra, a noite uma lua prateada de beleza incomparável.

A vida, por aqui chegou no limite do suportável, então estou aqui observando... Você por exemplo, passou aqui durante seis meses, sem que em nenhum dia me desse um Bom dia! Sem que em uma vez se quer, perguntasse se eu estava com fome, com sede ou frio. Mas hoje, sentiu vontade de aproximar-se. Por isso estou aqui!

O menino envergonhado disse ao velho que, sua mãe havia pedido que não falasse, nem parasse para conversar com nenhuma pessoa que ele não conhecesse e, mesmo as que conhecessem, não aceitasse nenhum convite para passear, ou outra coisa qualquer.

A sua mãe, tenho de admitir está correta, ela simplesmente tenta proteger-lhe, da atual maledicência humana. O meu trabalho é fazer com que as pessoas retomem às suas responsabilidades, retornem a sua condição de humanos na essência da palavra. E faço isso... Justamente para que mães como a sua, não mais precisem fazer com que seus filhos, tornem-se pessoas desconfiadas, incrédulas das relações de amizade e de amor. Ao contrário, tento fazer que garotos como você, tornem-se pessoas fraternas, tento fazer compreender a todos que, a verdade é o melhor caminho.



 
Autor
PCoelho
Autor
 
Texto
Data
Leituras
1073
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
0 pontos
0
0
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.