Crónicas : 

CORAGEM DE VIVER

 
Tags:  sorriso    Serenidade    consolo    força interior  
 
(Crônica classificada em 1º lugar no 6º Prêmio Missões, nível Regional).
CORAGEM DE VIVER

Há muitos anos, visitava uma pessoa que ficou paralisada por causa de um acidente. Ela apenas conseguia mover a cabeça após o acidente, e o resto do corpo estava imóvel para sempre. Mas, para surpresa minha, esta mulher de fibra sempre tinha um sorriso na boca e nos olhos. E conversava, e ria, e brincava com todos aqueles que a visitavam na sua prisão, em que se transformou o próprio corpo. De repente, quem pensou que iria levar ânimo e consolo para Leopoldina, saía de lá encorajado a pensar que o ser humano é capaz de enfrentar os momentos mais difíceis com a mesma serenidade de sempre.
Leopoldina foi uma criança saudável e uma jovem feliz. Casou, teve vários filhos, e viveu uma situação que ninguém espera para si, mas que a fatalidade da vida acaba trazendo para milhares de pessoas neste planeta.
No entanto, Leopoldina sorria , e nos emocionava com a sua força interior. Tanto, que nos sentíamos pequenos diante desta sua grandeza, porque somos pessoas sadias, podendo nos movimentar livremente, e, ainda assim, sempre estamos encontrando coisas negativas como pretexto para ficarmos tristes e de mau humor.
Um dia, não pude me conter, e perguntei para ela, como é que ela conseguia ser assim forte e valente numa situação tão desesperadora. Novamente, ela sorriu, e novamente senti-me diante da grandeza humana, e não da impotência, como parecia. Olhou-me nos olhos, e contou-me como ela passa os dias, as horas e os segundos sem poder se movimentar para nada. Disse que, além das visitas que sempre recebe, a vida lhe traz outros pequenos motivos para não perder a coragem. Eu realmente não imaginava quais seriam estes motivos, porque a situação de Leopoldina era a mais desagradável e triste que já vi. Então, ela apontou para os raios do sol que entravam por um filete da janela entreaberta do seu quarto, e disse que aquela luz era semelhante a Deus, porque nela encontrava um meio de distrair o olhar e o pensamento, e podia vê-la sempre, nos dias de sol. Naquele filete de luz, Leopoldina refletia na beleza e na perfeição do Universo, conforme ela, cheio de poeira cósmica, e sentia a alma e a mente vivas, cheias de uma ternura divina. Gostava de ver os reflexos que aquele raio de sol produzia no seu quarto, produzindo um brilho especial nos seus momentos de imobilidade. Nos dias de chuva, gostava de ouvir os pingos batendo no vidro das janelas, como se fosse um canto de amor e carinho, ou como se fosse alguém pedindo ajuda na vida. E Leopoldina sorria, porque lembrava sempre das almas esquecidas do mundo, através destas pequeninas coisas que geralmente nós não valorizamos, por causa da excessiva materialidade de nossas vidas.
Saí do quarto de Leopoldina, pela última vez (em pouco tempo ela viria a falecer), com a sensação de ter aprendido as maiores fórmulas científicas de produzir felicidade. Hoje, as coisas pequenas têm mais valor, para mim, porque aprendi a olha-las com os olhos de Leopoldina. Hoje, cada pequenino acontecimento traz ao meu coração um pouco de coragem para enfrentar a vida, e é como se ouvisse a voz alegre da minha amiga querida. Ela buscou, nas coisas mais simples, a coragem para continuar sua vida como se fosse uma parasita imóvel, dependendo do amor e da caridade alheios. Ela foi a própria coragem que nos fala de forças superiores a nos amparar nos momentos mais difíceis. A ela, devo a alegria mais verdadeira na minha vida, que são os momentos que a ternura de Deus proporciona aos nossos sentidos, e que só não valorizamos, porque não estamos imobilizados fisicamente por causa das fatalidades que atingem o ser humano milhares de vezes num mesmo dia. Penso, querida Leopoldina, que você foi um raio de sol que brilhou por alguns instantes –e para sempre- no meu caminho.Este raio de sol que você foi – e é – representa a ternura humana que nos une nas horas mais difíceis e que nos traz a esperança de que jamais perderemos a nossa capacidade de amar e ser amados.

Saleti Hartmann
Cândido Godói-RS



 
Autor
SALETI HARTMANN
 
Texto
Data
Leituras
2991
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
4 pontos
4
0
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
Ramgad
Publicado: 19/11/2008 12:13  Atualizado: 19/11/2008 12:13
Colaborador
Usuário desde: 13/04/2007
Localidade:
Mensagens: 930
 Re: CORAGEM DE VIVER
Que lindo! Que lição de vida de Leopoldina, coragem e fé...
Obrigada por passar-nos tal lição.

Abs
Ramgad


Enviado por Tópico
António MR Martins
Publicado: 20/11/2008 00:01  Atualizado: 20/11/2008 00:02
Colaborador
Usuário desde: 22/09/2008
Localidade: Ansião
Mensagens: 5058
 Re: CORAGEM DE VIVER
Este seu texto é esplendoroso e o testemunho que incorpora fabuloso.
É uma linda mensagem de amor, força animica e preseverança.
Deve ter sido muito bom ter tido uma amiga de nome Leopoldina. Eu também tive na minha vida um amigo como uma força ímpar, que mesmo sabendo que ía falecer (morreu com 39 anos, com cancro nos intestinos) soube preparar seus filhos, indicando-lhes o caminho a seguir, e o auxílio que deveriam dar a sua mãe, sempre com uma consciência, uma calma (pelo menos aparente) e uma nitidez de pensamento inexcedíveis. Foi, aliás é, também, um símbolo para mim...um ser muito superior.
O meu agradecimento por postar este texto.