Crónicas : 

*SOLIDÃO*

 
Open in new window<font color="#933300">*Solidão*

Estado do que se encontra ou vive só; isolamento. (Aurélio)
É este o termo do dicionário, quem vive só. Nem sempre o significado está dentro da realidade. Digo: solidão não é estar só, e sim, sentir-se só. Há pessoas que vivem solitárias mesmo acompanhadas de marido, mulher, esposa, filhos ou amigos. Se o estado solitário não trás angústia e insatisfação, vemos que a solidão é optativa e conselheira.

Há pessoas que gostam de está só, mas bem acompanhado seria o ideal, o óbvio. Aliás, temos muitos costumes iguais aos animais irracionais. Há animais que se agrupam, são sociáveis outros não. Em algumas espécies, quando a/o parceira/o morre nunca mais aceitam outra companhia , vivem tristes até o final, outros fazem fila para o acasalamento e disputam à fêmea e conquistam um harém.

Conheço três senhores, deve haver mais, que desde que a esposa faleceu não procurou outra companheira. Um deles passou até nos jornais nacionais. Todo o domingo vai ao túmulo da falecida, fica lá horas sentado esquecido do mundo. Loucura? Não, é um comerciante bem sucedido e continua regendo os negócios com toda lucidez. Caso contrário não o faria.

Sábado fui ao um supermercado e deparei-me com um caso de solidão que me chamou a atenção. Aproximei-me de uma jovem, não muito bonita, graciosa apenas, para saborear um cafezinho. Um senhor de muita idade sorridente conversava e a moça de cabaça erguida e um pouco raivosa não dava atenção ao idoso, que frustrado ia saindo.
- Falei. Bom dia senhor volte aqui, conversaremos enquanto tomamos o café. Agradeceu-me com os olhos lacrimejando, falou-me de sua viuvez, do abandono dos filhos e da solidão.

- Moro aqui perto querida e todo o dia, venho aqui, para passar o tempo, conversar com alguém e receber um sorriso desta jovem que nunca me vê, mas você me viu.

Repreendi a garota insensível.
- Um sorriso menina nada custa. Este senhor não lhe faltou com o respeito.
-Há, sou jovem, não entendo a idade dele e todo dia vem aqui me incomodar. Não fui grosseira. Apenas não dou muita atenção.
-Queres maior grosseria garota imatura? Para não chegares à idade dele tens que morrer antes e, nunca mais esqueça esta lição enquanto vida tiver.
Segundo as estatísticas, no Brasil, seis milhões de pessoas moram só, por opção, necessidade ou conveniência, porém uma boa percentagem não se sente solitária.

As que não querem mãos a obra, o tempo corre, a vida é curta, encontremos a outra parte da laranja e boa sorte para todos.

Sonia Nogueira *songueira*


Livros Publicados:
- Por Justa Causa - contos
- Nas Entrelinhas (200 sonetos)
- A Pequena May - juvenil
-Datas Comemorativas em Poesias
-Eu Poesia, Contos e Crônicas
-No Reino de Sininho, infantil
- A Janela Azul
- Contação de História Infantil...

 
Autor
SoniaNogueira
 
Texto
Data
Leituras
941
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
1 pontos
1
0
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
ângelaLugo
Publicado: 02/12/2008 23:49  Atualizado: 02/12/2008 23:49
Colaborador
Usuário desde: 04/09/2006
Localidade: São Paulo - Brasil
Mensagens: 14852
 Re: *SOLIDÃO* p/ SoniaNogueira
Olá querida amiga Sonia

Muito bem descrita a solidão em tuas palavras
existem muitos que infelizmente vivem assim
Mas como tudo é contraditório na vida têm muitas
também que gostam de viver assim.

Excelente

Beijinhos no coração