Textos -> Natal : 

Gosto do Natal

 
Gosto da época de Natal. Talvez porque na minha família sempre promovemos o espírito natalício. Sempre nos juntamos todos para passar a noite de Natal e tentamos sempre que o Pai Natal se junte a nós para distribuir as prendas aos mais pequenos. As filhoses são feitas em casa, uma faz a massa, a outra estende e haverá quem as vai fritar. Uns querem mais finas, outros querem mais grossas. Azevia de grão, estendidas... Depois, à hora de jantar, há o bacalhau, ao qual se juntam as caras e as línguas, umas couves, mais a batata e os ovos. Misturam-se umas gargalhadas e há a lembrança dos que passavam o Natal connosco mas que, fisicamente, já lá não estão. Não nos juntamos por obrigação. Juntamo-nos no Natal da mesma forma que nos juntamos em vários dias do ano, porque gostamos de estar juntos, porque, para nós, e apesar das discussões que, de vez em quando aparecem, a família é muito importante. Mais que as prendas, é o estar em família que me faz gostar tanto do Natal. Gosto de chegar ao fim da noite a cheirar a filhoses fritas e com as mãos enrugadas de tanta loiça lavar, porque a máquina não dá vazão a tanta loiça. Na noite de Natal somos 19 pessoas à mesa (e às vezes mais). O meu avô Manuel, a avó Inês e o avô Vasco também lá estão porque nos lembramos sempre deles. Este ano faltou-nos a avô Alcide porque estava (e está) no hospital, mas também foi lembrada.
Antes da meia-noite, o pai natal faz a sua visita. Distribui as prendas por miúdos e graúdos. Faz parte da nossa tradição familiar que um dos adultos adormeça num quarto, sem que os outros se apercebam, para que o Pai Natal possa aparecer. A alegria instala-se enquanto se abrem os presentes. Não interessa a quantidade nem a qualidade de presentes, interessa estarmos juntos.
No dia de Natal é a vez de rumarmos a Elvas. Também lá somos uns quantos. Já fomos 20, mas infelizmente o pai André também só está presente na nossa lembrança. Também em Elvas estamos todos juntos porque gostamos. Fazemos almoços em família com a frequência que a distância permite.
Gosto do Natal sim.


Stone
***********

Pedra Filosofal
O sonho comanda a vida...


http://stoneartportugal.blogs.sapo.pt/

 
Autor
Pedra Filosofal
 
Texto
Data
Leituras
2694
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
2 pontos
2
0
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
Vera Sousa Silva
Publicado: 02/01/2009 23:42  Atualizado: 02/01/2009 23:42
Membro de honra
Usuário desde: 04/10/2006
Localidade: Amadora
Mensagens: 4098
 Re: Gosto do Natal
Um Natal tradicional e em que apetece estar
Belo texto amiga! Tens mesmo que escrever mais.

Gosto do Natal também, sim! E muito, muito, muito de ti

Enviado por Tópico
GE3
Publicado: 03/01/2009 09:52  Atualizado: 03/01/2009 09:52
Da casa!
Usuário desde: 22/09/2008
Localidade: Moçambique
Mensagens: 350
 Re: Gosto do Natal
também gosto do natal e assim é gostar também, e muito, da família.
parabéns por este texto.
abraço