Textos : 

O sr Obama e as minhas fantasias

 
Um alinhavo de situações, afaga coisas feitas de talvez de escura tez enquanto destila possibilidades. Muitas com falta de resposta, muitas mesmo...
Não existem bandeiras sem certezas e, essas, só o são quando se vêem ou sentem. De facto, fogem à política mundana e humana na sua forma mais imbecil. Não é, de ostentação, que é feita a verdade mas é-o a aparência.
Na recente eleição, mundialmente desejada e aplaudida, do americano, pomposa e elogiosamente diferenciado por "afro" (outrora um a diferenciação depreciativa), que dá pelo nome de Obama gastaram-se rios de dinheiro por forma a moldar as mentes pequenas e toldadas dos ilustríssimos norte-americanos (não canadianos). Um orçamento muito superior a um gigantesca mega-hiper produção "hollywoodesca". Pôs-se a funcionar uma fábrica de sonhos e propaganda, uma máquina fabulosa de promoção, uma, bem paga, equipa de vendas e isto tudo para quê? Para assegurar a indigitação do dono do mundo nos próximos anos. Uma coisa sem precedentes e à grande e à... americana (escapam-se aqui os franceses).
Promessas... muitas. Uma era o, mundialmente reclamado, fecho de Guantanamo nos primeiros meses da presidência?! Afinal já não pode ser. Verifica-se que não é viável. Uma questão de burocracia, parece-me. Talvez mais tarde. Também ninguém esperava que um tipo que apregoa coisas boas, governasse sozinho e resolvesse as coisas a bel prazer, não é? E daí, note-se que estamos a falar de promessas de políticos, de gente que sabe falar bem, fazer nulidades e pouco mais. Ser político devia ser um "hobby" sem remuneração ou encarada como uma profissão de variedades, entretenimento... digo eu.
Certezas há. É o primeiro presidente "negro" (filho de mãe branca e pai queniano... veja-se a imbecilidade do pormenor fartamente referido nas noticias!! Porque não mãe finlandesa e pai preto?? Qual o intuito do pormenor?) da história dos EUA. Falava de certezas? Não se vislumbra mais nenhuma. A discussão actual é sobre qual o cão a levar para a Casa Branca. Esperemos que não seja sintomático.
Crise, gente com fome, aquecimento ou congelamento (teoria de alguns) global, desemprego... ah isso logo se vê, não é? O importante é haver dinheiro para esbanjar, não é? E o vestido da 1ª dama? Lá diziam os outros: "Eles falam, falam mas..."... estes dizem tudo mas fazem muito de nada.
No outro dia assaltou-me a ideia, de que o sufrágio para a eleição daquele presidente deveria ser global. Sim, mundial. Todas as pessoas do mundo deveriam poder votar. Senão vejamos: se nos EUA está frio, o mundo fica constipado; se há uma epidemia de diarreia, no mundo inteiro cheira mal; se têm comichão, o mundo tem que se coçar; se se lembram de dizer ai, no mundo tem que se ouvir dizer ai ai! Enfim! Neste quadro, parece-me legítimo que fosse o mundo inteiro a eleger qual a peça que quer a gerir a carneirada.
Imagine-se que esta utopia era realizada, que o mundo elegia o excelentíssimo presidente dos EUA! Imagine-se aquela velha história da borboleta que bateu as asas do outro lado do mundo! Teríamos uma nova ordem e... ui! Será que os americanos ficariam à mercê do mundo? Inconcebível, não é?
Fiquemo-nos pelo pensamento, pela construção das ilusões, por aquelas coisas precedidas de um providencial "se". É giro imaginar estas situações. Disse "imaginar"? Claro... é o que nos vai alegrando... imaginar, ter imaginação, fantasiar.
Uma fantasia que tenho, é ser escritor, viver da escrita mas tenho uma dificuldade: nem sou famoso nem sou vigarista. Alguém acha que viver da escrita não é uma fantasia?
Eu gosto de fantasias.

Valdevinoxis


A boa convivência não é uma questão de tolerância.


 
Autor
Valdevinoxis
 
Texto
Data
Leituras
1040
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
6 pontos
6
0
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
Maria Verde
Publicado: 21/01/2009 00:42  Atualizado: 21/01/2009 00:42
Colaborador
Usuário desde: 20/01/2008
Localidade: SP
Mensagens: 3489
 Re: O sr Obama e as minhas fantasias
compartilho das mesmas fantasias, posso?
pois bem, o mundo vive a mercê do capitalismo nojento deste país a muito tempo. Não falo de povo que é povo igual à gente.
Mas os Estados Unidos espoliam países pobres há séculos; com protecionismo, degradação dos recursos naturais e desrespeito à humanidade.
Para mim "isso" ainda não é o fim nem começo de nada. Eu quero mesmo é que essa hegemonia do sistema capitalista se ACABE.
A propósito, seu texto é genial!!

beijo carinhoso

Maria verde

Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 21/01/2009 10:31  Atualizado: 21/01/2009 10:31
 Re: O sr Obama e as minhas fantasias
DIZ BEM. OS CASOS NÃO MUDAM QUANDO SE É POVO E SE FALA QUANDO NÃO O FAZEM. É INVEJA E POUCA DECÊNCIA NÃO O SER E FALAR.
É-SE ESCRITOR QUANDO O FOMOS VALDEVINOXIS ACRESCENTARIA SEM A REALIDADE MAS O PÃO. É-SE QUANDO SE FAZ COMO O SENHOR OS OUTROS NÃO SÃO. PENSO SER O PONTO MAIS FRACO DO SEU GRANDE E VIRTUOSO ARTIGO EMBORA A REALIDADE SEJA A SEU FAVOR E MAIS DO QUE NINGUÉM O SABE.
UM ABRAÇO

Enviado por Tópico
Carlos Ricardo
Publicado: 21/01/2009 10:50  Atualizado: 21/01/2009 10:52
Colaborador
Usuário desde: 28/12/2007
Localidade: Penafiel
Mensagens: 1801
 Re: O sr Obama e as minhas fantasias
Os USA fazem de tudo, até da morte e da desgraça, um pretexto para o grande espectáculo. E o espectáculo passa a ser uma realidade em si mesma, independentmente do que o originou. E acham-se no direito de "nacionalizar" tudo o que tem valor e interesse internacional, desde petróleos a recursos florestais e científicos, que deveriam ser respeitados e tratados como património da humanidade e estarem ao serviço da humanidade, mas nunca admitiriam que o mundo "nacionalizasse" a América, nem esses recursos que referi.
Quanto às vigarices desde há séculos que elas se tornaram o modo normal de funcionamento dos mercados. O vigarista ocupa um lugar de topo na hierarquia dos valores sociais, versão não oficial da escala de valores da sociedade paralela, mas que já vai obtendo consagração generalizada.

Enviado por Tópico
jaber
Publicado: 21/01/2009 10:54  Atualizado: 21/01/2009 10:54
Membro de honra
Usuário desde: 24/07/2008
Localidade: Braga
Mensagens: 2780
 Re: O sr Obama e as minhas fantasias
Pego daqui no trecho do cão português e da febre dos nossos orgãos de comunicação em dar alarde disso, quase ao nivel de um cristiano que é ronaldo e que contribuiu na altura para a intoxicção colectiva deste povo absurdo que somos...Valha-nos ao menos que iremos ter um lídimo representante da raça lusa na casa branca, porque é o temos sido, cães obdientes que sentam á voz do dono. Espero que este que vai para lá enfeite as alcatifas da sala oval com intersticios do cheiro da podridão que esse pais espalha...

Abraço

Enviado por Tópico
Antónia Ruivo
Publicado: 21/01/2009 11:04  Atualizado: 21/01/2009 11:04
Membro de honra
Usuário desde: 08/12/2008
Localidade: Vila Viçosa
Mensagens: 3855
 Re: O sr Obama e as minhas fantasias
Entro nas suas fantasias, e apetece-me fantasiar quando daqui a uns meses, poucos penso eu , o triste povinho global se aperceber que afinal o Sr. Obama é só mais um politico, igual a todos os que manuseiam os nossos destinos, tristes dos que vão atrás serão sempre pasto para as feras, beijinhos

Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 21/01/2009 11:06  Atualizado: 21/01/2009 11:06
 Re: O sr Obama e as minhas fantasias
muito bom seu texto poeta, porque não fantasiarmos? Os americanos acham que o novo presidente é uma tábua de salvação, mas quem de nós já não se agarrou em algo para achar que essa ou aquela era nossa salvação? e até mesmo fantasiamos que tudo deu certo? gostei imenso. bj