Crónicas : 

Encantamento

 
ENCANTAMENTO


Já todos cá em casa foram para a cama. Só eu teimo em esticar a noite aqui junto à lareira, os olhos presos ao fogo que crepita, qualquer coisa a que chamarei encantamento.
Que fascínio é este que o fogo exerce sobre a gente ?
Que centelha lhe está a dar alma ? Aliás a chama está quase extinta, apenas um discreto e ingénuo crepitar, mas com o mesmo poder de fascínio da chama megalómana do início da noite.
Nesta hora apetece-me dizer como João no Tabor: “é bom estarmos aqui” Direi que é uma daquelas situações em que, estando vivos, conseguimos desligar do mundo do pensamento e sermos exclusivamente com os sentidos, de forma humanamente rica.
Penso no mar, que também ele fascina, também repousante e capaz de espantar a solidão. À beira mar ninguém está só, tal como junto do fogo. De alguma forma há vida nestes dois elementos. Apetece acreditar que há cumplicidade entre eles. Que algo na essência lhes é comum. Talvez aí o segredo do fascínio.
Por alguma razão a simples vela acesa, o fogo, desde sempre simbolizaram a espiritualidade do homem, a sua ligação com o Além, a Eternidade. Sempre um apelo à vida.
O estado de espírito, a grande paz que experimento nesta hora, conduz-me a um certo tipo de reflexão e penso na grandeza que pode morar nas coisas simples. Uma vez mais sou levado a acreditar que têm razão os homens do espírito, os desprendidos das coisas do mundo, esses tais de coração puro. Só que é tão pedregoso esse caminho…
É. Mas amanhã de manhã já estou no mundo, e trilhar os caminhos do mundo é mesmo o que me espera e aquilo de que me sinto capaz. Vou-me limitando a esvoaçar, de vez enquando, por fugazes instantes.
O Tabor também foi benesse passageira, relâmpago. Como o crepitar da lareira o foi esta noite para mim.

 
Autor
luciusantonius
 
Texto
Data
Leituras
934
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
3 pontos
3
0
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
jaber
Publicado: 09/02/2009 10:28  Atualizado: 09/02/2009 10:28
Membro de honra
Usuário desde: 24/07/2008
Localidade: Braga
Mensagens: 2780
 Re: Encantamento
Benesse é também seguir os seus escritos, num "esticar de horas" que nos estica o prazer, um crepitar inspirador e inspirante.

Um abraço António

Enviado por Tópico
VónyFerreira
Publicado: 10/02/2009 21:14  Atualizado: 10/02/2009 21:14
Membro de honra
Usuário desde: 14/05/2008
Localidade: Leiria
Mensagens: 10301
 Re: Encantamento
Uma vez mais deixei-me embalar pelas suas palavras, pelo fascínio do que descreve.
Muitas vezes fico também como que extasiada a ver o crepitar da lareira, com os olhos postados em hipnose ao fogo e com os pensamentos em órbitas tão longínquas que mais parece que saio de dentro de mim...!
Bela crónica e bela forma de acariciar as palavras descrevendo o que lhe vai na alma.
Um abraço, luciusantonius
Vóny Ferreira

Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 05/09/2009 20:58  Atualizado: 05/09/2009 20:58
 Re: Encantamento
Melhor que o embalo de ver o dançar das chamas é de ler o teu texto, prende, prende e prende.