Poemas -> Reflexão : 

Procura-se uma profissão

 






Certo dia, dois garotinhos conversavam serenamente, enquanto a brisa do mar soprava contra seus rostinhos ingênuos, quando um deles perguntou ao outro:
-O que você vai ser quando crescer?
Pego de surpresa tenta-lhe responder:
-Olha, eu nem sei o que eu quero ser, mas já estive pensando muitas vezes sobre isso.
-Às vezes penso em ser um médico, mas vejo que vou ter de sair de madrugada com chuva, para atender os doentes, passar um fim de semana dentro de um hospital fazendo plantão, ai então eu desanimo.
-Às vezes penso em ser um advogado, mas quando vejo que no meu país o rigor da lei é só para pobres, ai então eu desanimo.
-Às vezes penso em ser um professor, mas quando vejo aqueles que ensinam ser recebidos a cacetetes pelo governo ao reivindicarem um melhor salário, ai então eu desanimo.
-Às vezes penso em ser um engenheiro, mas quando vejo que para as grandes obras, que são as do governo, o profissional tem de ser amigo do rei, ai então eu desanimo.
-Às vezes penso em ser um empresário, mas quando sinto que vou ser obrigado a ter um sócio, esse tal de governo, que não vai fazer nada, não vai trabalhar um segundo na empresa, mas com uma retirada maior que a minha, através dos impostos, ai então eu desanimo.
-Às vezes penso em ser um jornalista, mas se eu disser a verdade dirão que eu sou louco; se não disser dirão que eu sou um medroso, ai então desanimo.
-Às vezes chego a pensar em ser um bandido, um traficante, para ficar bem rico, arrumar um monte de puxa-sacos, aparecer na televisão, mas quando penso que posso ser preso e ir pra cadeia, ai então eu desanimo.
Nesse instante o outro o interrompeu dizendo:
-Tenho uma idéia, quanto à sua pretensão:
-Atualmente um dos melhores e mais promissores ramos que existe é a política: não precisa estudar nem se preocupar com vestibular; não precisa apresentar tampouco currículo. Pode ser ignorante, feio, velhaco e mentiroso. Poderá ser até bandido, chefe de tráfico, igual aparece sempre na televisão. O salário é gordo e pontual! Se for deputado então... terá um dos melhores planos de saúde do mundo. Na política poderá ficar bem rico, ter iates, aviões, festas com as quengas nas mansões milionárias de Brasília pagas com o do dinheiro do povo. Ter um monte de puxa-sacos, aparecer sempre na televisão e até aproveitar para desmentir que a sua mãe não está na zona, pois todo mundo fica dizendo: certos políticos são verdadeiros filhos da,... da,... daquilo que você sabe, com uma grande vantagem: nunca ficarão na cadeia! Em se tratando de Brasil.
-Beleza! Você me deu uma ótima idéia, já decidi! Vou ser mesmo é Presidente. Ai sim!... Vou conhecer o mundo todo à custa do povo. Viver de banquete em banquete, ter avião especial, ser o homem mais importante da Nação. Ter o privilégio de poder importar assassinos da Itália, dando a palavra final, já que não temos bandidos em nosso país! E poder até menosprezar a capacidade de entendimento do povo quando declarar: “o salário mínimo não pode ser aumentado em maior percentual porque senão quebra a previdência”, sendo que esta vem sendo roubada há tantos e tantos anos, quando o meu pai ainda era criança, e ainda hoje, pelas Georginas e Laláus da vida, e nem por isso exigiram a devolução do dinheiro: quer dizer que está é sobrando grana!
Decidido, vou ser mesmo é Presidente!

 
Autor
AAA
Autor
 
Texto
Data
Leituras
1628
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
2 pontos
2
0
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
adelaidemonteiro
Publicado: 10/02/2009 23:03  Atualizado: 10/02/2009 23:03
Colaborador
Usuário desde: 01/01/2009
Localidade: miranda do douro/Sintra
Mensagens: 733
 Re: Procura-se uma profissão
Crianças muito inteligentes!...
Esse texto serve perfeitamente para Portugal, é só mudar os nomes.
Brasília passa a Lisboa
Brasil passa a Portugal.
A caca é a mesma, as moscas é que são outras.
Excelente

Adelaide