Crónicas : 

HELEN DE ROSE - O Meu Luso do Mês de... Março

 
Helen De Rose é uma personagem ímpar no contexto do Luso-Poemas, talvez por isso a tenha escolhido para dar início a estas crónicas subitamente desaparecidas da primeira página deste cantinho da escrita, pedindo desde já desculpa por me «apoderar» da ideia made in Luso-Poemas, mas considerem isto uma homenagem aos que trabalham para o dia a dia desta casa.
Dá-me enorme gozo duelar com a Helen quando se trata de fazer um dueto poético, é sempre um desafio, uma experiência nova que vou tendo o prazer de partilhar com todos. Assim, resolvi-me a fazer-lhe meia dúzia de perguntas e a deixar-lhe o desafio de procurar o Luso de Abril, alguém que será entrevistado por ela e que, por sua vez, escolherá outro e assim sucessivamente. Veremos se corre como é esperado.


- Helen, fala-me um pouco de ti e de quem te conquista.

Por incrível que pareça, sinto-me tímida ao falar de mim. Muitas vezes, resumo-me nesta frase que gosto muito: “Eu sou o que eu sou, nada mais.”
Eu nasci antes do tempo, segundo minha mãe, quando ela chegou ao médico pra fazer o meu pré-natal, eu já estava nascendo na maca, em Piracicaba-SP.
Quando menina, eu não gostava de brincar de boneca, era uma menina moleca, queria subir na minha jabuticabeira, descer as ladeiras com carrinho de rolemãs, empinar as pipas que eu mesma fazia, andar à cavalo, praticar esportes, dançar e ler meus livros de contos de fadas. Comecei a ler aos 7 anos e não parei mais. O meu primeiro livro, que guardo até hoje, chama-se “A lagostinha encantada”. Sempre gostei de fazer redações e, de tudo o que se referia à Língua Portuguesa. Durante todos os meus estudos imaginava ser, um dia, uma escritora. Adorava pesquisar e estudar, por isso, ganhei o apelido de “Caxias” na escola. Depois, formei-me em Educação Física em 1986 e desde então sempre trabalhei para a saúde do corpo, da mente e do espírito, são 23 anos fazendo exatamente o que gosto, dar aula em Academia. Depois de formada, casei-me com Luis Vitório e tive dois filhos: Marina e Luis Jr. A maternidade me ensinou muito mais do que eu poderia imaginar. Eu sou completamente apaixonada pelos meus filhos e por eles dou a minha vida....(emoção)...Marina e Jr me conquistam a cada segundo da minha existência. Agradeço ao Criador do Universo por esta confiança e oportunidade de ser mãe dos meus filhos.
Todos estes anos, depois da maternidade, pesquisei muito e li muito. Senti uma sede de buscar novos conhecimentos, abrir novos horizontes de esperança pra minha fé, para o meu entendimento evolutivo. Tudo isto, ajudou-me e ajuda a enfrentar os desafios e provações da missão que me foi confiada.
A vida em si, é um aprendizado simples, mas complexo. Estar inserido na vida, é estar consciente de tudo e de todos. Estar vivo, é estar manifesto de corpo e alma diante da Criação, desejando sempre que todos consigam viver mais um dia, só por hoje.

- És o estreito caminho entre os Lusos e os consagrados monstros da língua Portuguesa. Porquê essa vertente de pesquisa e, naturalmente, de alfabetização cultural de quem te lê?

Quando entrei no site Luso Poemas, fiquei encantada com tantas possibilidades de informações criadas pelo Trabis. Logo encontrei no fórum, os tópicos dos Consagrados e senti uma enorme necessidade de doar a todos os Lusos, tudo aquilo que aprendi desde menina. Depois de algum tempo, vendo meu interesse pelos Consagrados, recebi, com alegria, o convite do Trabis para moderar os Consagrados. Na verdade, esta vertente de pesquisa é bastante salutar, quando há interesse de todos os Lusos em ter conhecimento da vida e da obra de cada autor Consagrado. Todos os autores tiveram que ir tirando as pedras do caminho, até serem reconhecidos por suas obras literárias. Este conhecimento do legado, da rica herança literária que todos os Consagrados nos deixaram, contribui efetivamente para quem deseja, com vontade firme, entrar para este mundo fantástico da escrita, da manifestação individual através das palavras.
Ainda existem muitos autores que pretendo incluir nos Consagrados. Os Lusos também podem solicitar as pesquisas de autores que não existirem na lista. Sempre será bem vinda a participação de todos os Lusos, colaborando com o enriquecimento do site Luso Poemas.
Sempre serei agradecida ao Trabis, por ter me dado esta oportunidade de compartilhar os Consagrados com todos os Lusos e visitantes do site.

-De todos os autores consagrados que já aqui nos trouxeste (Drummond de Andrade, Eça, Florbela, entre outros) existe algum com quem te identifiques?

São tantos que já me identifiquei... Cada autor tem seu estilo singular. Poderia citar alguns dos meus favoritos: Machado de Assis, Manuel Bandeira, Dante Milano, Fernando Pessoa, Pablo Neruda, Augusto dos Anjos, Mário Quintana, Florbela, Raquel de Queiroz, Clarice Lispector, William Shakespeare são autores que já me emocionaram. Mas, um dia, fiquei extremamente emocionada com Olavo Bilac, ouvindo seus poemas serem declamados. Naquele momento, vi o quanto a literatura é uma arte não só no papel, mas na voz, o quanto os poemas ganham vida quando são declamados.
Eu me identifico com a literatura em si e com todos os autores, Consagrados ou não, que possuem o dom de fazer das palavras, uma obra de arte. Isto é Divino! Sensibilizo-me profundamente.

- Não há Lusos bons ou Lusos maus, há Lusos que se presenteiam com a escrita. Na tua opinião achas que merece a pena catalogar quem aqui escreve ou deve existir uma consciencialização das pessoas em relação ao nível da sua escrita?

A escrita é a manifestação dos nossos pensamentos, das nossas fantasias, dos nossos conhecimentos, dos nossos entendimentos, da nossa cultura, das nossas crenças, dos nossos sentimentos etc... Cada ser humano tem sua história de vida e sua maneira de ver as coisas como elas realmente são ou não são.
Eu acredito que cada Luso sabe quem de fato nos presenteia com sua escrita. De acordo com seu entendimento e sua preferência. Basta observar quem é lido. Entretanto, há quem seja, além de tudo, mais carismático e possui um dom especial de se socializar com os demais. Por isso, a integração dos participantes do site é importante, não podemos negar que estamos participando de um site de relacionamento de escritores. Somos nós que fazemos o site acontecer!
Portanto, a consciencialização em relação ao nível da escrita, deve ser estudada por todos nós, e nisto, eu me incluo. Não acredito que o aprendizado tenha um fim ou que alguém se eleve tanto, que não tenha que aprender mais nada sobre a escrita. Basta abrir qualquer dicionário e ver quantas palavras e significados existem ali. Se, alguém me disser que sabe o dicionário da Língua Portuguesa decor e salteado, então irei me curvar diante do seu nível de escrita. Se, alguém me disser que, a partir do momento que se tornou poeta ou escritor, não cometeu erros gramaticais ou ortográficos, então irei me curvar diante do seu nível de escrita. Logo agora, com esta reforma da Língua Portuguesa, ficou ainda mais difícil chegar num nível de escrita elevado.
Acredito sim, que cada escritor precisa sempre fazer a correção dos seus textos, mesmo depois que publicou no site, em livro ou em qualquer forma de comunicação vinculada com a escrita; que cada escritor precisa ter um dicionário da Língua Portuguesa e sempre buscar rever seus conhecimentos. Não tenho vergonha de dizer que faço isto sempre que preciso, sempre que recebo uma crítica ou observação dos amigos. Não nasci sabendo e morrerei aprendendo, disto eu tenho certeza.
Desejo que cada Luso olhe pra sua escrivaninha e observe bastante cada palavra dos seus textos, veja o que pode ser melhorado. Mas, quando encontrar erro na escrivaninha de outros autores, não “aponte com o dedo” o erro diante de todos. Mande uma PM, mande um email, seja educado com o escritor. Isto sim é um aprendizado salutar. Quem sabe, outro dia, este mesmo escritor não irá lhe ajudar a ver o seu erro, mesmo que seja por digitação. Isto é uma troca civilizada entre pessoas que estão aqui para aprender.

- O que é e para que serve, a numerologia?

Dentre todos os estudos que fiz, a numerologia me fascina.
Numerologia é a ciência que estuda os números e tudo que envolve sua simbologia, tais como, letras e alfabetos de várias línguas, com seu valor metafísico e significativo, formando uma vibração que atua desde o nascimento de cada pessoa, nos ciclos de vida e até o fim da sua cabala numerológica. Esse estudo está baseado nos símbolos encontrados em tempos primitivos da civilização egípcia, que até hoje auxiliam para desvendar os segredos da manifestação do Homem pela escrita.
Este estudo auxilia no autoconhecimento de cada indivíduo, beneficiando decisões da vida diária e futura.
Mas, cuidado! Existem muitas numerologias por aí, que eu não recomendo.

- Quais são os teus projectos literários?

Não gosto de falar muito de projetos, sou meio supersticiosa neste ponto. Mas, estou com dois livros em andamento, com temas diferentes. Sem previsão para serem publicados.
Por outro lado, sinto-me grávida do meu primeiro livro “Um coração no oceano”, que está sendo editado pela CBJE, com lançamento previsto para março/2009. Este livro é uma coletânea de poemas, prosas, mensagens e pensamentos que escrevi recentemente. Com a participação da minha amiga/irmã Ledalge, autora do livro “Ledalgiana”, fazendo a minha Apresentação e do escritor Ronaldo Honorio, autor do livro “Onde guardarei estes oceanos?”, prefaciando a obra. São dois autores que tenho grande estima e consideração. Para os dois, deixo aqui minha eterna gratidão, por terem aceito meu convite.

- O teu Brasil e o teu Portugal.

O meu Brasil mistura-se com meu Portugal, numa simbiose trazida por laços hereditários dos meus antepassados. São nações que se encontram no meu sangue, fazendo pulsar meu coração diante deste oceano Atlântico.
O meu Brasil sonha em conhecer o meu Portugal, e sentir a sensação de estar do outro lado desse mesmo oceano Atlântico, encontrando todos os amigos do Luso Poemas. O sotaque português faz meus olhos brasileiros brilharem e meus lábios portugueses sorrirem...

- O teu mais que tudo.

Sentir que estou aqui, agora, viva! Dizendo tudo isto pra todos vocês!

- Quem é o teu Luso do mês?

Meu querido José Silveira

Obrigada Helen


A Poesia é o Bálsamo Harmonioso da Alma

 
Autor
Alemtagus
Autor
 
Texto
Data
Leituras
2611
Favoritos
1
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
56 pontos
48
0
1
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
Antónia Ruivo
Publicado: 27/02/2009 00:22  Atualizado: 27/02/2009 00:22
Membro de honra
Usuário desde: 08/12/2008
Localidade: Vila Viçosa
Mensagens: 3855
 Re: HELEN DE ROSE - O Meu Luso do Mês de... Março
Já admirava a Helen como poetisa agora fiquei a admira-la como mulher, beijinhos aos dois


Enviado por Tópico
saozinha
Publicado: 27/02/2009 09:50  Atualizado: 27/02/2009 09:50
Colaborador
Usuário desde: 09/08/2008
Localidade:
Mensagens: 1604
 Re: HELEN DE ROSE - O Meu Luso do Mês de... Março
Alemtagus:

Helen de Rose sempre foi uma escritora que ao longo da minha vivencia aqui no site foi acompanhando a sua escrita.

Sempre me fascinaram os temas dos seus textos ,e agora tenho uma grande admiração pela mulher.

Esta é uma iniciativa de louvar.

Um beijo


Enviado por Tópico
Vera Sousa Silva
Publicado: 27/02/2009 14:09  Atualizado: 27/02/2009 14:09
Membro de honra
Usuário desde: 04/10/2006
Localidade: Amadora
Mensagens: 4098
 Re: HELEN DE ROSE - O Meu Luso do Mês de... Março
Parabéns pela entrevista, que adorei!
Deste-nos a conhecer mais um pouco da grande Helen de Rose, um ser humano com quem é bom privar e que é um orgulho ter no Luso Poemas!

Um beijo grande aos dois e parabéns Helen

(excelente ideia Al!!!)


Enviado por Tópico
VónyFerreira
Publicado: 27/02/2009 14:15  Atualizado: 27/02/2009 14:15
Membro de honra
Usuário desde: 14/05/2008
Localidade: Leiria
Mensagens: 10301
 Re: HELEN DE ROSE - O Meu Luso do Mês de... Março
Aqui estou a solidarizar-me com a ideia e
fundamentalmente com a Poeta que admiro sem quaisquer dúvidas.
Gostei da entrevista. Gostei de te sentir nas palavras.
Parabéns aos dois
Abraços
Vóny Ferreira


Enviado por Tópico
António MR Martins
Publicado: 27/02/2009 14:20  Atualizado: 27/02/2009 14:21
Colaborador
Usuário desde: 22/09/2008
Localidade: Ansião
Mensagens: 5058
 Re: HELEN DE ROSE - O Meu Luso do Mês de... Março
Helen De Rose é uma pessoa, poetisa e mulher muito especial, para mim, desde que me inseri no Luso-Poemas. Já tinha lido a entrevista que ela me enviou para o email. Excelente iniciativa e extraordinário trabalho. Gostei sobremaneira.
A Helen coloca como Luso do mês uma outra extraordinária personalidade, como poeta, declamador ou recitador, ou apenas leitor em voz alta de poesia. O grande amigo José Silveira.
Meus parabéns


Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 27/02/2009 14:20  Atualizado: 27/02/2009 14:21
 Re: HELEN DE ROSE - O Meu Luso do Mês de... Março/Alemtagus
Meu querido Alemtagus,

Depois de mandar as respostas pra ti, lembrei que esqueci de te agradecer..rs. Não seja por isso, farei agora:

Foi com muita surpresa que recebi seu convite para este compartilhar. Acredito que seja uma iniciativa bastante salutar, que recebo a honra de iniciar com profunda alegria, pela consideração recebida de ti, igualmente com a confiança de formar esta "corrente" que leva o título de "O meu Luso do Mês de..".

Desejo que esta sua iniciativa seja um sucesso no site, e que todos aqueles que forem convidados no futuro, sejam agraciados pela mesma emoção que senti ao ser escolhida.

Receba minha eterna gratidão por ti, meu amigo e poeta Alemtagus, que vc venha receber em dobro o que hoje me doa.

Bjos da sua fã,

Helen De Rose.

Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 27/02/2009 14:23  Atualizado: 27/02/2009 14:23
 Re: HELEN DE ROSE - O Meu Luso do Mês de... Março
Aplaudo de pé esta iniciativa. A Poetisa HelenDeRose è justa merecedora! Por tudo o que tem oferecido de si a este site e a todos nós!

Para mim é e será sempre uma grande poetisa!

Beijo azul...Sempre!


Enviado por Tópico
Nanda
Publicado: 27/02/2009 14:43  Atualizado: 27/02/2009 14:43
Membro de honra
Usuário desde: 14/08/2007
Localidade: Setúbal
Mensagens: 11076
 Re: HELEN DE ROSE - O Meu Luso do Mês de... Março
Helen é uma pessoa cheia de luz com uma espiritualidade muito acentuada.
Um ser humano e poetisa que muito prezo.
Beijo na alma
NandaOpen in new window


Enviado por Tópico
jessébarbosadeolivei
Publicado: 27/02/2009 15:05  Atualizado: 27/02/2009 15:05
Da casa!
Usuário desde: 14/09/2008
Localidade: SALVADOR, Bahia ---- BRASIL
Mensagens: 368
 Re: HELEN DE ROSE - O Meu Luso do Mês de... Março
de fato, desnudou-se maravilhosamente.


Enviado por Tópico
De Moura
Publicado: 27/02/2009 15:57  Atualizado: 27/02/2009 16:00
Colaborador
Usuário desde: 10/12/2007
Localidade: USA / NJ
Mensagens: 751
 Re: HELEN DE ROSE - O Meu Luso do Mês de... Março
Ui, Que coisa tão linda aqui encontrei!!!

Parabéns Alemtagus, por esta ideia maravilhosa. Sempre gostei das entrevistas, esta ideia é genial. E sabermos quem é o próximo entrevistado ainda melhor.

Quanto à Helen, esta entrevista é mais que merecida. Helen desde que entrou aqui nunca mais parou. Parabéns por isso! Parabéns pela grande escritora que és,também. Tens uma grande sabedoria e manegas as palavras lindamente. Quanto ao dicionário, ai, ele é o meu grande amigo, em todas as línguas.
Como ser Humano também estás lá bem no alto.
Foi lindo e gratificante saber um pouco mais de ti. Mais uma vez Parabéns, e te desejo que aprendas muito pela tua vida fora, porque isso sim, faz parte de nós de nossa vida. Aprendizagem é algo magnifico, e gratificante à nossa alma e bem estar.
Beijos para ti Helen os mereces.
Beijitos para Alemtagus também.

PS: Esqueceram-se de algo, "FOTOS" deveriam ter introduzido fotos juntamente com a entrevista.

Alcina


Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 27/02/2009 16:03  Atualizado: 27/02/2009 16:03
 Re: HELEN DE ROSE - O Meu Luso do Mês de... Março
Helen querida,

Como já disse em outras oportunidades, vou repetir agora e sempre: Você é um exemplo de mulher, mãe, poeta e acima de tudo, exemplo de um ser humano ímpar, a ser seguido e admirado.
Parabéns.
Beijos à vocês duas.

Alemtagus, não o conheço mas quero que receba, humildemente, meus cumprimentos pela feliz escolha.

Carinho a todos,
Márcia.


Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 27/02/2009 16:09  Atualizado: 27/02/2009 16:09
 Re: HELEN DE ROSE - O Meu Luso do Mês de... Março
É a Helen, conhecem?
Boa ò de Alem.


Enviado por Tópico
Tânia Mara Camargo
Publicado: 27/02/2009 16:23  Atualizado: 27/02/2009 16:23
Colaborador
Usuário desde: 11/09/2007
Localidade:
Mensagens: 4246
 Re: HELEN DE ROSE - O Meu Luso do Mês de... Março
Helen querida por todos nós, grande colaboradora
do site e poeta das grandes, merecida homenagem!
Beijos ao Alemtagus pela idéia brilhante e a ti
Helena!


Enviado por Tópico
Alemtagus
Publicado: 27/02/2009 18:56  Atualizado: 27/02/2009 18:56
Membro de honra
Usuário desde: 24/12/2006
Localidade: Montemor-o-Novo
Mensagens: 3100
 Re: HELEN DE ROSE - O Meu Luso do Mês de... Março p/ Todos os Lusos
Desenvolver esta crónica foi apenas uma forma de fomentar o convívio entre os Lusos e despertar em cada um a curiosidade sobre a escrita de quem faz tudo por este cantinho de escrita.
Folgo em saber e desde já agradeço, que consideram esta iniciativa algo salutar e que, assim como eu, elevam a Helen à condição de merecedora deste destaque. Gostaria apenas de frisar e talvez justificar a minha escolha, que a Helen funciona para mim como se os meus olhos estivessem noutro qualquer lugar, tal a simbiose literária que nos tem unido, mas muitos mais haveria para escolher, que de uma forma ou de outra também funcionam como almas gémeas deste pequeno universo. A todos um bem haja.

Ficaremos então todos à espera da entrevista do próximo mês que terá o selo da Helen, a quem, mais uma vez, agradeço.



Enviado por Tópico
Alberto da fonseca
Publicado: 27/02/2009 20:17  Atualizado: 27/02/2009 20:17
Membro de honra
Usuário desde: 01/12/2007
Localidade: Natural de Sacavém,residente em Les Vans sul da Ardéche França
Mensagens: 7071
 Re: HELEN DE ROSE - O Meu Luso do Mês de... Março
O Luso Poemas tinha o a sensibilidade para eleger o poeta do mês, segundo creio saber, o poeta do mês deixou de fazer parte do Luso, quase que diria ainda bem, pois que gerou por vezes alguns ciumes, ao mesmo tempo, digo, que pena! Pois que há no Luso poetas e poetisa pelo que escrevem e pela humanidade que possuem, bem o mereciam.
Helene de Rose, a meu conhecimento, nunca foi eleita a poetisa do mês, ( se estou enganado, peço perdão e agradeço que me informem) sem desprimor para nenhum dos poetas ou poetisas do Luso, a Helena foi sempre alguém que mereceu essa homenagem e nunca teve.
Parabéns Alemtagus por esta iniciativa e por ter começado pela Helene de Rose, poetisa e escritora que admiro desde o primeiro dia em que aqui chegou, esta homenagem é mais que merecida.
Aprendi muito com a minha querida Helena e quanta falta ela está a fazer no Luso.
Conheço-a melhor hoje, obrigado Alentagus.
Muitos sucessos para Helene na vida e para o lançamento dos seus trabalhos em livro
Bjs de amisade e muito respeito
A. da fonseca


Enviado por Tópico
Pedra Filosofal
Publicado: 27/02/2009 22:13  Atualizado: 27/02/2009 22:13
Colaborador
Usuário desde: 17/09/2007
Localidade: Barreiro
Mensagens: 1273
 Re: HELEN DE ROSE - O Meu Luso do Mês de... Março
Não podia concordar mais quer com a ideia quer com a "eleição" da minha aluna.
A ideia é fabulosa e, penso, não será objecto de tricas como a maioria dos lusos anteriores teve. E depois a Helen, a minha aluna querida, tem dado tanto ao nosso site que merece este destaque e todos os que lhe possam ser dados. Conhecer melhor a mulher e a escritora. Fabuloso mesmo.
Parabéns ao Alemtagus pela brilhante ideia e parabéns à Helen por ter sido a escolhida



Enviado por Tópico
cleo
Publicado: 28/02/2009 04:58  Atualizado: 28/02/2009 05:00
Usuário desde: 02/03/2007
Localidade: Queluz
Mensagens: 3731
 Re: HELEN DE ROSE - O Meu Luso do Mês de... Março
Uma grande ideia reaproveitade de um molde anterior, que teve os seus dias...
Parabéns à poetisa escolhida bem como à sua entrevista que nos permitiu conhece-la ainda mais um pouquinho, revelando ser aquela pessoa simpática e dócil, que realmente todos gostam!
É sem dúvida alguma uma maior valia para este site, que só ficaria a perder com a sua saída que e em boa hora não aconteceu. Obrigado por ter reconsiderado!

A escolha do próximo entrevistado é excelente!

Beijos aos dois, melhor, aos três


Enviado por Tópico
ângelaLugo
Publicado: 28/02/2009 06:46  Atualizado: 28/02/2009 06:46
Colaborador
Usuário desde: 04/09/2006
Localidade: São Paulo - Brasil
Mensagens: 14852
 Re: HELEN DE ROSE - O Meu Luso do Mês de... Março
Caro amigo Alemtagus

Genial a sua idéia, já que foi abandonada...
Nossa! Que bom conhecer mais um pouquinho da
Helen, Mulher linda por dentro e por fora.
Adorei a entrevista e desejo todo SUCESSO para
o seu livro...
Helen você fez uma escolha excelente sobre o
próximo luso do mês...

Parabéns ao Alemtagus pela idéia e a Helen
pela delicadeza de partilhar um pouquinho de
sua vida....

Obrigado Alemtagus Obrigado Helen

Beijinhos iluminados para ambos


Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 28/02/2009 15:03  Atualizado: 02/03/2009 13:32
 Re: HELEN DE ROSE - O Meu Luso do Mês de... Março
Meados de 2008, quase desconhecidos, eu e a Helen entre réplicas e tréplicas em comentários sobre quântica, por obra dos quarks insertos num texto meu (aliás matéria que nunca suportei, e feliz por muito já ter esquecido), fomos arremessados como partículas de nêutrons e prótons para um forte campo magnético. Foi assim o inicio da nossa amizade, um amor fraterno indissolúvel. Desde então, temos viajado pelos caminhos da poesia, nos encontros das palavras, quase a velocidade da luz. Que fique registrado; é um privilégio ter a amizade dessa insigne mulher, seja pelo seu caráter, seja pela sua cultura, seja pela sua escrita aquecida, ou seja, pelo amor que ela dedica aos seus próximos e as todas as gentes. Por isso, o prazer da sua amizade é incomensurável. Incondicionalmente provoca o sorriso do meu peito a cada encontro, virtual, mas como se fosse pessoal de tão próximo é esse prazer, incentiva-me as trocas, e sua voz amiga é conforto nas horas amargas.
É isso amigos do Luso!... É isso amigo Fernando Saiote... Você acertou de grande ao reviver em nova versão esse momento importante na vida do site, prestigiando as personalidades, massageando o ego daqueles que aqui escrevem, portanto; contribuem para o bem da literatura. Recomeçando pela poetisa Helen De Rose; foi setar no alvo. Fico feliz pela merecida indicação do seu nome. Adiro à homenagem, revivendo então com o primeiro mimo que humildemente a ela dediquei. Outrossim, por estar agradecido e sensibilizado pela indicação do meu nome a ser homenageado em abril. Seu fã.

CIRANDA DA JABUTICABA
Ô... Dona Jô...
Cadê essa mureca.
Ô... Dona Jô...
Cadê essa buneca.

Parece gente grande
Mas ela é criança,
Que garota sapeca
De cabelo de trança.

Ô... Dona Jô...
Cadê essa criança.
Ô... Dona Jô...
A sua esperança.

Que coisa gostosa
É entrar nessa dança,
E que felicidade
Que linda festança.

Ô... Dona Jô...
Essa musica não acaba
Ô... Dona Jô...
Se melhorar estraga.

Ficou crescidinha
O amor a esperava,
Calçou a sandalinha
E partiu pra estrada.

Ô... Dona Jô...
De saudade chorava.
Ô... Dona Jô...
Por essa não esperava.

A menina voltou
De opinião formada,
Subiu no pé da planta
Comeu jabuticaba.

Ô... Dona Jô...
A festança acabou.
Ô... Dona Jô
E agora eu me vou.

Espero que goste
Dessa cantoria,
Despretensiosa
Mas feita com Amor.


Parabéns minha querida Helen, um beijo grande e afeto idem.
José Silveira


Enviado por Tópico
AnaCoelho
Publicado: 28/02/2009 15:27  Atualizado: 28/02/2009 15:27
Membro de honra
Usuário desde: 09/05/2008
Localidade: Carregado-Alenquer
Mensagens: 11253
 Re: HELEN DE ROSE - O Meu Luso do Mês de... Março
Ora aqui está uma optima ideia, gostei muito de conhecer mais um pouco da Helen que muito admiro como poetisa figura presente no luso que enche este espaço com o seu olhar penetrante e com o seu talênto.

Beijos


Enviado por Tópico
Valdevinoxis
Publicado: 28/02/2009 23:39  Atualizado: 28/02/2009 23:39
Administrador
Usuário desde: 27/10/2006
Localidade: Aguiar, Viana do Alentejo
Mensagens: 2097
 Re: HELEN DE ROSE - O Meu Luso do Mês de... Março
Salva-se por ser uma escolha pessoal e, nesse âmbito, não é, de todo, criticável. Pode ser que desta forma não haja gente com ciúmes e a escarafunchar por critérios. Saúdo a iniciativa de recuperar um ponto importante do site, que estava ferido de morte por acção de iluminados e escurecidos.
Quanto à escolha não comento,repito, é pessoal, até porque há bem pouco tempo, tinha comentado o seu anúncio de saída. Vejo que não houve saída, o que saúdo com entusiasmo mas, só o facto de ter havido o anúncio já é mau.
Quanto à entrevista em si, gostei bastante, tanto no que diz respeito à forma de entrevistar como à de ser entrevistado.

Parabéns.

Valdevinoxis




Enviado por Tópico
Fhatima
Publicado: 01/03/2009 13:36  Atualizado: 01/03/2009 13:36
Membro de honra
Usuário desde: 12/02/2008
Localidade: Joinville - SC
Mensagens: 3336
 Re: HELEN DE ROSE - O Meu Luso do Mês de... Março
Helen,

Gostei muitíssimo da entrevista, parabéns Alentagus, conheci a mulher Helen, caráter extraordinário, um ser humano de muito talento e de grande beleza espiritual.
Parabéns poetisa.

Bjs

Fhatima


Enviado por Tópico
HelenDeRose
Publicado: 21/03/2020 21:39  Atualizado: 21/03/2020 21:40
Usuário desde: 06/08/2009
Localidade: Sorocaba - SP - Brasil
Mensagens: 2022
 Re: HELEN DE ROSE - O Meu Luso do Mês de... Março
Olha! Março! ...2009 Meu primeiro livro foi lançado nesta data. Quanto tempo!

Conhecemos muitas pessoas do site através destas entrevistas. Tão importante conhecer a história de vida de uma pessoa. Começamos a compreende-la melhor. Fiquei tão feliz de ter sido escolhida, foi um momento especial para mim. Muito obrigada, Fernando.

Agradeço a todos que leram e comentaram.

Helen.