Crónicas : 

Está na hora de sair da idade média

 
Está na hora de sair da Idade Média. (Meu velório)

Caros amigos:
Hoje falaremos de um assunto que muitos não gostam de falar nem de ouvir, mas infelizmente não tem como negarmos o acontecimento mais justo da Terra, que é a morte (para os que não têm fé). Hoje falarei do meu desencarne.
Sou livre e crente em Deus, não acredito em Adão e Eva, Papai Noel e demônios. Gostaria de tornar público as principais das últimas vontades para que a minha família possa se sentir à vontade, quando ao praticá-las não causar espanto aos meus amigos.
A maioria da população já tem conhecimento e sabe que tenho duas urnas que foram compradas há 15 anos: uma para mim e outra para minha esposa e que estavam guardadas aqui na minha casa. Preocupado com carunchos achei melhor fazer um acordo com Luiz, dono da funerária “Cruzeiro do sul”, levando-as para lá para que fossem vendidas. A partir daí passou a ser o fiel depositário de duas urnas de igual valor, inclusive hoje por um excesso de zelo é meu vizinho de parede com a sua empresa para o meu melhor conforto.
Deixo público e peço que após o meu desencarne algumas observações sejam respeitadas:
Gostaria muitíssimo Sr. Luiz, que não me enfiasse algodão no nariz e muito menos pela boca e goela abaixo, pois só de pensar em algodão já começo a me arrepiar. Para não ter que amarrar como antigamente o queixo com aquela tira de pano que dava a impressão que o defunto estava com cachumba, sugiro e peço que cole com super bond a arcada dentária superior na inferior, aí quero ver o queixo cair!
Se na época eu estiver usando barba, somente um acerto, se estiver apenas de bigode que o deixe.
Que seja colocado em meu rosto óculos escuros - podem ser daqueles de camelô bem baratinhos para que eu não fique com aquela cara de defunto e deixe uma lembrança mais agradável aos meus familiares e amigos.
Um lembrete importante: não encha a minha urna de flores, porque não tem nada que combine menos com defunto do que flores, além do cheiro desagradável que fica por todo o ambiente. De preferência uma boa flagrância pelo corpo. Velas nem pensar! Não quero que transforme um momento tão sublime para meu espírito, naquele ambiente nefasto, sombrio, angustiante; pessoas cochichando umas com as outras, como que se o defunto estivesse com dor de ouvido. Nada disso! Pelo amor em Deus. Sei realmente que algumas pessoas por alguns dias, serão hipócritas, dirão que me adoravam que foi uma perda irreparável,... dirão com certeza também assim: é! Ele tinha as suas manias,... era sistemático,... mas era uma pessoa muito boa. Já estou rindo desde agora, mas é só por alguns dias esse fingimento, pois logo tudo volta ao normal. E assim deve ser.
O mais estranho e polêmico é que eu não quero a urna sobre aqueles cavaletes cromados; corpo estendido de terno preto, braços cruzados em cima do peito causando aquela terrível feição de morto, que consterna a todos. Cria ao mesmo tempo uma paisagem melancólica onde muitas crianças ficam impressionadas e a maioria dos presentes fica com mais cara de defunto do que o próprio desencarnado. Afora àqueles que ficam pelos corredores com cara de vítima e adoram tirar proveito no constrangedor e dramático ambiente criado, felicíssimos por receberem de algum desinformado os pêsames, como se fossem da família. Quero uma camiseta comum, calça zurrada, sapatos velhos de preferência. Acho um pecado equipar defunto com roupa nova. A urna deverá ser encostada na parede mais ou menos 45 graus de forma que não caia, quero ser velado de pé. Luizinho se vira, me amarre ou me pendure dentro da urna o problema é seu.
Perfeito! Não quero ser velado em minha casa e sim no Velório Público. Primeiro porque é um vai-e-vem de pessoas que eu nunca vi na vida, mas que entram pra quarto, socam pra banheiro, vão pra cozinha, tal de café com bolo e biscoitinhos sem parar,... além do sacrifício de pessoas bondosas e bem intencionadas que acabam se preocupando em fazer sopa para os familiares que deslocaram de outras cidades. É o verdadeiro resguardo coletivo. Portanto, não quero que telefone pra ninguém antes do enterro, somente após o encerramento é que desejo que façam a comunicação para os meus amigos distantes, o deslocamento deles em nada vai mudar o quadro a não ser a despesa que teriam inesperadamente apenas para pajear defunto. No velório nada de tristeza, quero fisionomias alegres e sorridentes contando casos, é claro que serei o ícone dessas conversas sem dúvida nenhuma. Quero esses bagulhinhos de aniversários tais como: coxinhas, empadas, refrigerantes, poderá ter até uma cervejinha, o problema são aqueles mais entusiasmados que não tardariam a fazer as cômicas declarações de amor pela amizade.
Se o desencarne ocorrer na parte da tarde, tudo combinado: levar para o Velório, colocar a urna conforme solicitado acima. Na igreja não precisa passar, porque se tive uma existência inteira para me preparar não será uma água benta que me fará melhor, pois me preparo todos os dias para esse retorno triunfal, e o que vale nesta hora são as virtudes praticadas existentes em nosso coração durante a vida carnal. Ah! Tem uma coisa que não pode acontecer, não deixe que ninguém puxe o terço de reza, pelo amor de Deus, senão quebrará o colorido festivo daquele dia, pois o que eu quero é só alegria! Descontração será a tônica do ambiente. Uma coisa também não pode ser esquecida em hipótese nenhuma: as vinte e uma horas impreterivelmente quero que o Sr. Luiz despeça todo mundo, inclusive todos os familiares, feche as portas do Velório e mande todos para casa, para que descansem, guarde o defunto, e só reabra no outro dia depois do almoço. Pois não existe nada mais trágico, cansativo, hipócrita e sem lógica que familiares passarem uma noite inteira debruçado em cima de uma urna alisando e vigiando cadáver.
Não quero que comprem gaveta alguma em cemitério; nada de pompas. Coloquem-me juntamente dos indigentes. Guardem-me apenas na lembrança e evitem o choro de lamento, que só causaria atraso ao meu espírito agora liberto dos grilhões da carne. Nada de Missa de Sétimo dia, apenas uma oração pelos amigos sempre que puderem. Sorriam, pois venci a missão. Se um dia estiver em condição e permissão para ajudar alguém do alto ajudarei, mas não insista pedindo ajuda pra minh`alma, por favor!
Como as urnas já estão pagas e não terá flores, velas, suportes cromados, muito pouco algodão, apenas a gasolina e o super bond para travar o queixo, e uma rápida ajeitada no corpo, duvido muito que o meu amigo, Sr. Luiz da funerária após uma propaganda dessa, terá coragem de apresentar à família enlutada qualquer débito relativo ao feito. Se porventura alguma taxa existir a ser paga à prefeitura que seja debitada à Câmara Municipal o respectivo valor, aos amigos que tanto gostam de mim e a todos fico obrigado.

O autor é advogado e seu e-mail é: antonioantunesalmeida@hotmailcom

 
Autor
AAA
Autor
 
Texto
Data
Leituras
1510
Favoritos
2
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
30 pontos
8
3
2
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
celiacc
Publicado: 24/02/2009 16:20  Atualizado: 24/02/2009 16:20
Colaborador
Usuário desde: 27/12/2008
Localidade: Setúbal - Portugal
Mensagens: 2392
 Re: Está na hora de sair da idade média
Concordo em absoluto!
Há dias enviei um poema que começa assim:

Se ouvires dizer que morri
Não tenhas pena nem chores
Não me elogies nem dês flores
Nem lamentes se parti...

Parece-me que vai ao encontro do seu texto.
Gostei bastante,parabéns

célia



Enviado por Tópico
Arlene
Publicado: 24/02/2009 17:36  Atualizado: 24/02/2009 17:36
Participativo
Usuário desde: 22/02/2009
Localidade: Rio de Janeiro
Mensagens: 12
 Re: Está na hora de sair da idade média
Quando li sua crônica não me contive em comentar.
Concordamos perfeitamente em alguns pontos: também não acredito em papai Noel, demônios ou Adão e Eva, assim como várias metáforas bíblicas que tentam nos incutir ao longo dos anos. Não que eu não creia nos ensinamentos lá contidos, mas, convenhamos, a tradução em alguns pontos é, no mínimo, fantástica!
Bem, vamos aos pontos discordantes (se me permite assim me referir).
Por razões práticas eu jamais guardaria urnas funerárias em minha casa; uma delas você já citou – carunchos; outras: eu necessitaria de mais espaço em minha já exígua residência; os gastos com manutenção seria acrescidos de flanelas, lustra-móveis, mão-de-obra (sem contar a total falta de cooperação da minha secretária doméstica, tenho certeza), espanadores e afins.
Foi mesmo uma excelente idéia deixá-las com o Sr. Luiz!
Não acho uma boa idéia os óculos escuros. Parece-me aqueles que se escondem atrás das lentes escuras para uma boa soneca enquanto o resto do mundo cumpre a trajetória do resto do mundo, o que não é seu caso.
45 graus não é lá nem cá. Ou você deita como um bom defunto ou você fica em pé, o que lhe daria uma imponência maior.
Não adianta querer que o ambiente seja descontraído. Isto está além de sua vontade. Queira você ou não, alguns vão chorar (e nem será por você, mas por eles mesmo que estarão privados de você), outros vão contar piadas, lembrar de algumas de suas histórias divertidas.
Por fim, duas coisinhas que concordamos: nada de algodão e muito perfume.
Defunto perfumado é outra coisa!

Meu caro, parabéns pela crônica!
Alguns acharão um contra-senso, outros assinarão em baixo. Vou optar pelo meio termo.

Abraços.
Arlene

Enviado por Tópico
Jmattos
Publicado: 27/11/2015 13:33  Atualizado: 27/11/2015 13:33
Usuário desde: 03/09/2012
Localidade:
Mensagens: 18165
 Re: Está na hora de sair da idade média
Poeta
Achei engraçado! Não consigo ver a morte como algo bom. não gosto de pensar nela e se for de alguém que eu amo pior ainda. Odeio velórios e enterros, e choro na hora que carregam o caixão do velório para o enterro, durante e após o sepultamento. Triste demais, a depender do grau de intimidade com o defunto, talvez seja impossível sorrir, qualquer piada perderia a graça! Um amigo certo dia me disse que algumas mortes eram lindas( mortes de pessoas centenárias), não concordei muito, mas se for para pensar tranquilamente em morrer que seja a partir dos 100, aí eu faria alguns pedidos também, nada de velas, muito perfume, queria muita maquiagem( ficar uma diva, nada de ficar uma defunta esverdeada ou pálida), queria minhas músicas preferidas para escutar durante o velório e enterro, nada de padres ou pastores nem terço, muitas rosas, mas que sejam vermelhas, adoro rosas vermelhas. Seria interessante que minha urna já tivesse paga para não dar trabalho e despesa para os parentes.
Beijos!
Janna


Enviado por Tópico
Branca
Publicado: 27/11/2015 20:33  Atualizado: 27/11/2015 20:33
Colaborador
Usuário desde: 05/05/2009
Localidade: Brasil
Mensagens: 3024
 Re: Está na hora de sair da idade média
Antonio, parabéns pela crônica, claro que nem em tudo eu concordo, mas ficou fantástica.
Você conseguiu fazer de um momento triste uma piada.
Fica aqui minha admiração por um excelente escritor.
Bj.
Branca