Contos : 

A Ascensão dos desprezados

 
Jesúina filha de Salvador e Mirinéia, nascida no sertão criada a arroz, feijão, mandioca, pão, água e jiló, forte de trabalhar na roça e triste por não ter dinheiro para realizar seus sonhos.

Com 19 anos Jesúina sai do interior para trabalhar na área doméstica na grande cidade de São Paulo, a capital das oportunidades o escritório da malandragem a engrenagem do tráfico e do controle bancário o grande bum da urbanização tão sonhada e almejada por aqueles que desejam ter um "algo" qualquer na vida;

Como Jesúina que enfiou as caras no ramo doméstico tão desprezado e disputado neste tecnológico e brilhante circo de horrores.

Em menos de um mês Jesúina arrumou emprego na casa de um homem de 49 anos solteiro e trabalhador chamado Euzíbio, como todo ser humano, tem suas manias diárias de chegar do trabalho, acender um cigarro, assistir programas infames, resmungar do trânsito, das contas, da poluição, da chuva, do calor, da crise, da guerra, da gasolina, da seleção Brasileira de futebol, do ônibus, das calçadas, o preço das coisas, a inflação, os juros, o Brasil a vida Ó MEU DEUS!

Em pouco tempo Jesúina estava massageando o corpo de Euzíbio e marcando o casamento na igreja Universal que tem na rua de trás próximo ao mercadão.

Esta naturalmente é uma história que se repete a cada dia, se não fosse por uma situação interceptada por um despertar extremo que causou um impacto inesperado no casamento e no destino de Jesúina levando a mesma a cometer atos completamente insanos e atordoantes.

O FATO:

Em 8 de Março de 2005 Jesúina caminha por sua casa guiada por um gemido interminável que percorria por todos os cantos, quando chega no fim do corredor, observa no ultimo quarto, que seu marido Euzíbio vagarosamente introduz em sua própria pele diversos clips fincando também canetas e grampeando diversas partes do corpo, encolhido no canto de uma sala vazia encharcado de suor mordendo sua pasta de trabalho com seu paletó rasgado dentes lavados de sangue olhos esbugalhados e com a boca espumando, rapidamente ele levanta a cabeça e olhando no fundo dos olhos assustados de Jesúina ele diz:

- Deixe que te vendam, e tu pagarás a vista!!! Ó mulher que a mim juraste amor e fidelidade, liberte sua carne e destrua seus valores!!! Vá além de seus desejos mórbidos de ser alguém,VAMOS VOAR LIVRES! VAMOS RE-CONHECER NOSSAS VIDAS!!!

Retorcendo-se lentamente inclinando sua cabeça direção ao canto da parede Euzíbio tosse sangue e morre ensangüentado numa cena profundamente bizarra e deprimente;
Jesúina não agüentando a dor da perda e seguindo seus instintos em certos pontos cármicos e dignos de sua fraqueza humanóide, finca sem pensar duas canetas em seu próprio pescoço e grampeia sua boca e suas narinas caindo lentamente após duas horas e meia de pura agonia e apego deplorável a matéria ao lado do corpo de seu marido que fedia cada vez mais intensamente a cada três minutos de putrefação acelerada, chamando assim a atenção de Cleisson;

Vizinho do casal, 29 anos, estudante de educação física, bissexual, viciado em jogos de corrida de todos os gêneros, colecionador de cartões telefônicos, freqüentador assíduo de bares, botecos e postos de gasolina, crê em Deus, Jesus Cristo e Iemanjá, manda cartas para a mãe que mora em Fortaleza periodicamente e faz uma farofa segredo de família que deixa qualquer um de queixo caído.

Uma carta acabara de ser lida por ele dizendo:

"Prezado senhor Cleisson, o troco de todos os seus investimentos anuais contando seus estudos e suas economias para seu conforto serão dados em forma de ingratidão e descaso do governo, o senhor estará sujeito ao pagamento de taxas e impostos girando em torno de nosso sistema involuntáriamente endividando-se até o fim de sua aposentável vida.

Para que o senhor não se sinta desamparado no decorrer de sua sistemática estadia no Planeta Terra temos o imenso prazer de apresentar a vossa senhoria o Seguro Total Good Life, permitindo que o senhor tenha a certeza de que receberá cartas e avisos de diversas pessoas e importâncias tratando ou não sobre assuntos relacionados a cobranças e reajustes inesperados nas parcelas do seguro.

Fique tranqüilo pois conosco terá ocupação pelo resto de sua vida, nunca estará sozinho, nós nos colocamos a disposição para ocupar seu tempo e atrasar sua evolução natural e espontânea.
Para maiores informações acesse nosso site: http://www.perfectsystem.bra.sil

obs: Esta carta se auto-destruirá em 128 minutos podendo deixar mortos e feridos no local da explosão e seus arredores."


Após ler a carta Cleisson resolve fumar um cigarrinho na varanda ancioso pela hora da corrida;
Neste momento nota o cheiro forte de podridão que vem da casa do casal suicida, a curiosidade leva Cleisson a procurar uma escada para subir no muro e gritar o nome do casal por algumas inúteis 35 vezes.

Após 48 minutos Cleisson nota um movimento no quintal, um movimento lento que seguia de um baixo e leve gemido, era o corpo rastejante e sobrevivente da pobre Jesuína, filha de Marinéia e Salvador; nascida no Sertão e atual viúva do finado Euzíbio.

- Jesúina!

Grita Cleisson

- Que isso Jesuína? Tá toda ensangüentada minha nossa senhora, seu pescoço todo esse sangue meu Deus do céu, o Jesuína que isso minha nêga? Tá tudo legal ai?

Pergunta naturalmente Cleisson

- Nossa era que nem luz, tinha a forma de um pato mas era uma coisa luminosa sem fim, um lago indefinido em águas cristalinas, uma bandeja de quilômetros de distância toda rodeada por povos indefinidos numa carcaça de ouro brilhante, mas algo me dizia dentro dos ouvido e pela minha nuca também que aquilo não era ouro, era natural dos pés daquela beleza infinita com cheiro de terra molhada e portadora de uma tranqüilidade sem fim!

Disse Jesúina com a boca e as narinas grampeadas, o que tornou sua declaração totalmente inútil, seguida da esperada resposta de Cleisson.

- Tudo bem nêguinha vô busca um pano molhado e a caixa de primeiros socorros pra dá um trato nessa carinha! Vo dizê que tu num tá flô que se olhe viu.

Ao entrar na cozinha para buscar o pano molhado Cleisson escorrega numa mariposa enorme que estava morta próximo ao pé da pia, fazendo com que seu corpo gire bruscamente contra o armário de vidro que se desmancha sobre seu corpo perfurando certos pontos cruciais de seu cérebro fazendo com que o mesmo liberasse a substância do produtor de DMT (N,N-dimetiltriptamina-> N,N-dimetil-1H-indolo-3-etanamina) natural de seu corpo.

Esta reação fez com que Cleisson deitasse lentamente em posição fetal, gritando nomes totalmente estranhos nunca ouvidos por ninguém no planeta Terra fazendo com que o mesmo desaparecesse por 15 segundos, quando de uma incrível e absolutamente Celestial explosão violeta surge coberto por serpentes, borboletas, pássaros, minhocas, lesmas, aranhas e rodeado de pandas e lontras graciosas a imagem despida de Cleisson com seu olhar inexplicavelmente profundo, dono de um amor captado a distância por seu movimento e sua graça ao respirar, movendo sua mão direita em direção ao próprio nariz diz mirando-se no espelho sem expressar muita emoção, mas com a postura de um sábio yogue das atmosferas do além:

- Desisti da competência, vou abandonar toda essa história de burro e retomar o meu papel no infinito!
Vou entrar naquele corredor, e naquele, naquele, naquele outro também e naquele do outro lado! Vou virar em todos e passar por aqueles vãos imensos em corredores que parecem não ter fim correr por entre seus pequenos apartamentos de iluminação baixa, porém lá fora sempre estável, e eu corro, e o tempo passa, eu vejo que eu corro mais, não tem tempo me deparo com a parede esqueço que tem escada vou que vou, o tempo continua assim estranho mas estável, digno de um atrapalhado como eu, o subconsciente totalmente perdido, correndo entre corredores e captando sensações, fuçando nos apartamentos e acessando momentos, correndo sem saber para onde sem rumo num prédio que nunca acaba.

Ouça a voz do coração, deixe que eu pego sua mão a levo aonde os frutos dão suas polpas perfeitas para o suco perfeito nas melhores condições da existência do milagre puro e absoluto da vida.

Eu tenho a fórmula que o cientista não reproduz no laboratório e sei aonde esconderam os milagres mais completos e adaptáveis da existência; no esôfago torácico, bem atrás de nossos corações, dá para alcançar com o dedo mas é muito mais fácil com a mente e o próprio coração.


Então, como se fosse um tiro na sala vazia tudo, se desprende do seu umbigo e entra por sua garganta comprimindo seu peito em sete centímetros esbugalhando seus olhos e estufando sua garganta;
sua alma sem ter para aonde correr salta as narinas e diz:

- Ó Judas! Traíste-me com estes apegos e vícios infames? Desperdício é o que não falta no roteiro dos humanos! LAVE SUA CARA! TENHA BOA VONTADE HOMEM!

Deite-se de barriga para cima agora, ouça a voz do coração.
Tudo volta ao normal e seus dedos estão no lugar, é hora de recomeçar sem repetir, chega de apunhalar-se entre vícios e boa-vontade.

Sinta, onde está o filho e o espírito-santo.

O nó e a liberdade.

OUVISTE TU TAMBÉM JESÚINAAAAAA??!!!

Neste momento a carta-bomba enviada do governo recebida por Cleisson explode causando uma grande tragédia no quarteirão de seu bairro deixando 18 mortos e 9 feridos.

A polícia encontrou apenas corpos carbonizados e danos materiais irreparáveis.

Os testes de DNA e carga dentária não encontraram nenhum vestígio de Cleisson no local da explosão ou pelas redondezas, o mesmo continua sendo procurado pela justiça e seu nome foi um dos mais caçados no Google este mês.

A feliz gozada no anonimato.
O nascimento e a libertação dos filhos de Deus.

A reciclagem dos novos tempos…
A ascensão dos desprezados.


Bruno Prata

 
Autor
BrunoPrata
 
Texto
Data
Leituras
1062
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
0 pontos
0
0
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.