Prosas Poéticas : 

A VIDA CONTINUA... (vida e morte de um grito)

 
Tags:  Sóis quadrados  
 
A VIDA CONTINUA...

Ele nasceu de parto provocado, arrancando uivos às profundezas do magma quente, que se contorceu em dores. Abriu-se uma fenda na mole incandescente e ele saíu, finalmente, deixando uma cicatriz atrás dele (por ironia), do feitio dum coração; não daqueles simétricos, estilizados... não!.. Um coração de verdade, redondo, tosco, de vasos quebráveis e relevo rugoso. E quente.
Agora começava a sua subida... Os rios correm para o mar, normalmente a um nível inferior da serra que os dá à luz. Mas ele não era um rio, apesar de ter um qualquer parentesco afastado com os rios... Ele era sangue e paixão, vida e morte, bala e ricochete, desespero e expurgo! Transportava em si torrentes de sentimentos. Nada sobrevivia em si, ele sobrevivia em tudo, nada lhe fazia margem, ele era a margem, entre a nascente e a foz. E acartava estilhaços de alma na corrente, não como flutuantes pedaços de madeira, mas como bracejos de velas, lutando para não naufragar.
A pulso e silêncio contido, subiu. Cresceu. Raiou de púrpura os ocidentes, asfixiou horizontes, esgazeou o olhar que o vendava, rasgou a garganta que o retinha. Soltou-se, enfim, em estridor de foz e expiação.
Subiu ainda, em decibéis de asas feridas, descobriu-se em liberdade, perdeu-se no vazio... e morreu, em ecos de grutas petrificadas pela indiferença (as grutas são da idade da pedra, já se habituaram aos voos sinistros e assustadores de morcegos famintos...).
Caíu por fim, no silêncio suspenso dum crepúsculo deserto. As estrelas que vieram vê-lo, acusaram o estertor ribombante do seu último suspiro e tremeram.
A noite adormeceu, vestida de luto.
O grito morreu!...

Mas amanhã... amanhã a aurora vai ser cor-de-rosa e pássaros jovens irão aprender gorjeios duma sinfonia reinventada.
A Vida continua...


Teresa Teixeira


 
Autor
Sterea
Autor
 
Texto
Data
Leituras
1317
Favoritos
1
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
12 pontos
4
0
1
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
adelaidemonteiro
Publicado: 03/03/2009 10:20  Atualizado: 03/03/2009 10:20
Colaborador
Usuário desde: 01/01/2009
Localidade: miranda do douro/Sintra
Mensagens: 733
 Re: A VIDA CONTINUA...
Um excelente texto poético.
"...É desespero e expurgo"
E depois a vida continua...
Parabéns
Adelaide

Enviado por Tópico
RoqueSilveira
Publicado: 03/03/2009 10:57  Atualizado: 03/03/2009 10:57
Membro de honra
Usuário desde: 31/03/2008
Localidade: Braga
Mensagens: 8102
 Re: A VIDA CONTINUA...
Oh Teresa, onde foste buscar esta maravilha, esta delícia de texto escrito nas linhas da tristeza e da esperança?...Deslumbrei literalmente! Beijinhos


Enviado por Tópico
jaber
Publicado: 03/03/2009 11:41  Atualizado: 03/03/2009 11:41
Membro de honra
Usuário desde: 24/07/2008
Localidade: Braga
Mensagens: 2780
 Re: A VIDA CONTINUA...
Escrito a escopro e martelo, desenhado a pena fina. deambulas entre a raiva e a esperança na promessa de morte de um grito, na aurora da renovação e continuação da vida...forte e denso este texto.

Beijo Sterea