Crónicas : 

Episódios da Vida Real

 
Episódios da Vida Real


"Nunca matei um cão nem um gato" - observa-me o Carlos Alberto a dado passo da curta viagem que faziamos. Foi fácil perceber-lhe nas palavras um misto de satisfação e orgulho. Ao dizê-lo,pareceu agarrar-se com mais vigor ao volante, como que "responsabilizando" as suas mãos (a sua destreza) pelo sucesso na condução, pelo menos no que respeita a canídeos e felinos.
Por ironia do destino, meia hora depois e já de regresso, este meu colega atropela e mata mesmo um cão. Culpa não lhe cabe nenhuma, que a negligência fôra toda do canídeo. O complexo de culpa, esse bem em boa dose para mim, que fui o promotor da viagem. Eu, portanto, na origem do acidente.
A consternação do Carlos Alberto criou um clima de silêncio tal, que me fez mergulhar num mundo de conjecturas. Decerto para me aliviar da culpa que afinal sentia também caber-me(...), andei à procura de outras razões para a morte do cão e foi um sem número as que encontrei.
Que motivações terão trazido o pobre cão a este preciso e trágico local, neste instante? - Que insensatez o levou a meter-se na frente do carro? - Porque passamos nós- ou melhor- o meu colega- que até nunca tinha morto um cão-neste lugar e a esta precisa hora? -Se eu não tivesse desafiado o Carlos Alberto para me levar a Lousada, nada teria acontecido. Quer dizer que se o meu primo se não tivesse esbarrado, eu não teria que ir fazer nada a Lousada neste dia; mas também se ele fosse mais devagar na hora do acidente, já o outro carro teria passado e não teria tido problemas que o levassem ao hospital e ocasionassem a minha deslocação de hoje àquela localidade, o meu colega não teria sido mobilizado para o efeito e o cão, se estava em dia de azar, poderia ser atropelado sim, mas por outro, quiçá outro com palmarés canicida, para quem a morte daquele bicho significasse apenas o fim de mais um.
Depois destas "contas", parece ter ficado um pouco diluido o sentimento de responsabilidade que estava a querer recair sobre mim (...)

 
Autor
luciusantonius
 
Texto
Data
Leituras
772
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
0 pontos
0
0
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.