Textos : 

Ficha pessoal

 
Nome completo: Fernando António Nogueira de Seabra Pessoa.
Idade e naturalidade: Nasceu em Lisboa, freguesia dos Mártires, no prédio n.º 4 do Largo de S. Carlos (hoje do Directório) em 13 de Junho de 1888.
Filiação: Filho legítimo de Joaquim de Seabra Pessoa e de D. Maria Madalena Pinheiro Nogueira. Neto paterno do general Joaquim António de Araújo Pessoa, combatente das campanhas liberais, e de D. Dionísia Seabra; neto materno do conselheiro Luís António Nogueira, jurisconsulto e Director-Geral do Ministério do Reino, e de D. Madalena Xavier Pinheiro. Ascendência geral: misto de fidalgos e judeus.
Estado civil: Solteiro.
Profissão: A designação mais própria será "tradutor", a mais exacta a de «correspondente estrangeiro em casas comerciais». O ser poeta e escritor não constitui profissão, mas vocação.
Morada: Rua Coelho da Rocha, 16, 1º. Dto. Lisboa. (Endereço postal - Caixa Postal 147, Lisboa).
Funções sociais que tem desempenhado: Se por isso se entende cargos públicos, ou funções de destaque, nenhumas.
Obras que tem publicado: A obra está essencialmente dispersa, por enquanto, por várias revistas e publicações ocasionais. É o seguinte o que, de livros ou folhetos, considera como válido: «35 Sonnets» (em inglês), 1918; «English Poems I-II» e «English Poems III» (em inglês também), 1922; livro «Mensagem», 1934, premiado pelo Secretariado de Propaganda Nacional na categoria «Poema». O folheto «O Interregno», publicado em 1928 e constituído por uma defesa da Ditadura Militar em Portugal, deve ser considerado como não existente. Há que rever tudo isso e talvez que repudiar muito.
Educação: Em virtude de, falecido seu pai em 1893, sua mãe ter casado, em 1895, em segundas núpcias, com o Comandante João Miguel Rosa, Cônsul de Portugal em Durban, Natal, foi ali educado. Ganhou o prémio Rainha Vitória de estilo inglês na Universidade do Cabo da Boa Esperança em 1903, no exame de admissão, aos 15 anos.
Ideologia Política: Considera que o sistema monárquico seria o mais próprio para uma nação organicamente imperial como é Portugal. Considera, ao mesmo tempo, a Monarquia completamente inviável em Portugal. Por isso, a haver um plebiscito entre regimes, votaria, embora com pena, pela República. Conservador do estilo inglês, isto é, liberal dentro do conservantismo, e absolutamente anti-reaccionário.
Posição religiosa: Cristão gnóstico e portanto inteiramente oposto a todas as igrejas organizadas e, sobretudo, à Igreja de Roma. Fiel, por motivos que mais adiante estão implícitos, à Tradição Secreta do Cristianismo, que tem íntimas relações com a Tradição Secreta em Israel (a Santa Kabbalah) e com a essência oculta da Maçonaria.
Posição iniciática: Iniciado, por comunicação directa de Mestre a Discípulo, nos três graus menores da (aparentemente extinta) Ordem Templária de Portugal.
Posição patriótica: Partidário de um nacionalismo místico, de onde seja abolida toda a infiltração católico-romana, criando-se, se possível for, um sebastianismo novo que a substitua espiritualmente, se é que no catolicismo português houve alguma vez espiritualidade. Nacionalista que se guia por este lema: «Tudo pela Humanidade; nada contra a Nação».
Posição social: Anticomunista e anti-socialista. O mais deduz-se do que vai dito acima.
Resumo de estas últimas considerações: Ter sempre na memória o mártir Jacques de Molay, Grão-Mestre dos Templários, e combater, sempre e em toda a parte, os seus três assassinos - a Ignorância, o Fanatismo e a Tirania.

Lisboa, 30 de Março de 1935 [em várias edições está 1933, por lapso]

Fernando Pessoa [assinatura autógrafa]

Fonte: Cópia do original dactilografado e assinado existente na Colecção do Arquitecto Fernando Távora


Fernando António Nogueira Pessoa
( 03/06/1888 — 30/11/1935)
Autores Clássicos no Luso-Poemas

Ficha pessoal (também referida como "Nota autobiográfica", que não é), intitulada no original "Fernando Pessoa", dactilografada e assinada pelo escritor em 30 de Março de 1935. Publicada pela primeira vez, muito incompleta, como introdução ao poema À memória do Presidente-Rei Sidónio Pais, editado pela Editorial Império em 1940. Publicada em versão integral em Fernando Pessoa no seu Tempo, Biblioteca Nacional, Lisboa, 1988, pp. 17-22.

Fonte: Wikipédia
 
Autor
Fernando Pessoa
 
Texto
Data
Leituras
4595
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
5 pontos
5
0
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
Antónia Ruivo
Publicado: 12/04/2009 11:43  Atualizado: 12/04/2009 11:43
Membro de honra
Usuário desde: 08/12/2008
Localidade: Vila Viçosa
Mensagens: 3855
 Re: Ficha pessoal
Prazer em conhece-lo, beijinhos

Enviado por Tópico
Karla Bardanza
Publicado: 12/04/2009 12:16  Atualizado: 12/04/2009 12:16
Colaborador
Usuário desde: 24/06/2007
Localidade:
Mensagens: 3263
 Re: Ficha pessoal
Sou sua fã!

Karla Bardanza

Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 12/04/2009 13:01  Atualizado: 12/04/2009 13:01
 Re: Ficha pessoal
AS PESSOAS GERALMENTE NÃO SÃO O QUE SE DIZ POIS ISSO NÃO SERIA POSSÍVEL DE SER PUBLICADO HOJE. A UMA PESSOA QUE ESCREVE UM TÍTULO O BANQUEIRO ANARQUISTA É ANARQUISTA SEJA LÁ POR ONDE SEJA DITO. A FERNANDO PESSOA SE DEVEM VERSOS DUROS CONTRA O FASCISMO E CONTRA O SALAZAR E OBRIGAÇÕES NÃO SÃO AINDA HOJE QUE ALGUÉM SEJA LIVRE OU NÃO SEJA PUNIDO.
TEM RAZÃO NA SUA ESCRITA É VOZ POPULAR O ACIMA DITO POR SI EMBORA PARA MIM ELE SEJA PEQUENO.
A ESCRITA COMO TUDO NUNCA FOI POSSÍVEL DE SE FAZER ALGO POR FALTA DE TEMPO E DE IDONEIDADE POLÍTICA NO MUNDO. DEPOIS VIVEMOS SUJEITOS AO DINHEIRO QUE ALGUÉM TEM DE GANHAR POR ALGO QUE FAÇA. UM ESTUDO DIRECTO DEMORARIA TREZENTOS ANOS POR EXEMPLO AONDE ESTARÁ ESSE SE ASSIM APARECE NUM SOCIALISMO JÁ DANDO LUGAR A COMUNISMO.
IMPORTANTE SABER E É PERGUNTANDO E DIZENDO DE QUEM O SABE.
GOSTO DE SEU ESTILO DE SE AFIRMAR COMO PESSOA E O DIVULGAR POIS NÃO RARO SE PENSA QUE UM ESCRITOR É CONVÍVIO DE OUTRA GENTE OU QUE UM ANARQUISTA UM COMUNISTA OU CERCA.
ABRAÇO DE BOA PÁSCOA PARA SI E FERNANDO.
AMANDU

Enviado por Tópico
VónyFerreira
Publicado: 12/04/2009 16:04  Atualizado: 12/04/2009 16:04
Membro de honra
Usuário desde: 14/05/2008
Localidade: Leiria
Mensagens: 10301
 Re: Ficha pessoal
As horas que (eu ganhei...) lendo-o.
Adoro-o!
É seguramente o meu poeta predilecto.
O que escreve é genial, meu Caro Poeta.
Sua fã,
Vóny Ferreira

Enviado por Tópico
AntóniodosSantos
Publicado: 04/06/2009 19:01  Atualizado: 04/06/2009 19:01
Colaborador
Usuário desde: 10/12/2008
Localidade: Lisboa
Mensagens: 997
 Re: Ficha pessoal
Obrigado por nos relembrar Pessoa, nesta Ficha auto-biográfica..., ou seja, "Ficha pessoal"...

É um privilégio, conhecer Pessoa...

A.S.