Crónicas : 

VIRTUDE

 
“É pelas próprias virtudes que se é mais bem castigado “disse F. Nietzsche, e pensando constatei como é estranho perceber o quanto as virtudes nos aprisionam em dores arraigadas na consciência nos punindo mesmo antes de um possível delito.A diretriz estabelecida pela consciência regulamenta ospassos e ações a serem tomadas.Qualquer desvio é dor profunda, remorso, culpabilização dobrada...extensa. São 'dogmas' morais a nos conduzir numa trilha de princípios indesviáveis.Não é necessário reprimenda para o sofrimento...nem o castigo, por mais horrendo, não é capaz de suplantar a dor d'alma que é imensamente larga.
Virtude se define pela etidão de prpósito duradouro e benéfico, não ocasional e passageiro. É como tatuagem nos olhos invisível aos outros mas que norteia nossas vidas para o bem comum, moral e ético. É a bisca da verdade por caminhos limpos sabendo-se imperfeito e em construção para encontrá-lae assim aderir a sua beneficência, não esquecendo sua essência e propósito maior, aperfeiçoar-se aprendendo e apreendendo aquilo que é bom e louvável em colaboração para auto-transformação, e assim, transformação do mundo.
Discernimento é a palavra chave para a conquista da real virtude que não se reflete no desejo de tê-lo, mas na conquista de sê-lo.Open in new window


O homem justo cresce e se desenvolve ético por opção, não por coersão.


Mônicka Christi


 
Autor
Mônickachristi
 
Texto
Data
Leituras
688
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
0 pontos
0
0
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.