Textos : 

É mais fácil chamar-lhe censura

 
Dorme a voz, em todas as bocas que já são mudas ou damas casadoiras de palavra cozinhada. Seria fácil dizer que é censura ou, talvez, agressão das canetas às frases sem cura mas, não é. Não é mais do que a anarca, a sempre anã monarca expressão de liberdade sem liberdade de expressão.
Na sua génese, não passa de simples silêncio, de arreigado "dolce fare niente", que percorre a espinha de alto abaixo e volta no sentido inverso, também. Silêncio que se acostuma a sê-lo e, assim, cala a regra mais livre que se diz e que devia ser um dever de todos. Não se trata de um direito, que esses ganham-se.
Calem-se as gentes, por isso! Que não haja o atrevimento de se pensar que se pode falar ou escrever sem que as frases, os textos sejam vestidos de espartilhos. Sê-lo-ão sempre como parte da arte de bem florear, de, com extrema acuidade, ladrilhar o chão que tende a ser movediço.
Não é censura, não senhor. É sedentarismo, vontade inexistente de ser grande, falta de querer correr pelas estrelas. Não, não é censura, é inépcia. Censura seria ter querer e não poder ou ser roubado da voz num assalto violento ao desejo de ser pássaro.
E daí... talvez devesse ser por forma a que houvesse escusa e se aliviasse a culpa de se morrer deitado por conforto mas não é! Definitivamente é o que não é.

Valdevinoxis


A boa convivência não é uma questão de tolerância.


 
Autor
Valdevinoxis
 
Texto
Data
Leituras
983
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
2 pontos
2
0
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 20/04/2009 22:57  Atualizado: 20/04/2009 22:57
 Re: É mais fácil chamar-lhe censura
A censura é-nos, por norma, exterior, mesmo que surja do nosso interior!!!
A inépcia é-nos só mesmo interior!!
A critica a quem não faz como nós gostamos, é censura!
A crítica a quem faz e melhor não fazemos é inépcia!
A crítica livre de como melhor poderia ser feito, é opinião!!!
Abraço