Crónicas : 

Dia Mundial da Hipocrisia

 

Dia mundial da terra, mais um dia em que se exaltam as virtudes, renovam-se promessas, arrebanha-se vontades porfiadas pelo socialmente correcto, porque é bem falar do verde dos montes, das águas cristalinas, do buraco de ozono (mesmo que muitos não façam a pequena ideia do que isso é), do degelo do árctico, da morte precipitada dos ursos polares, da extinção dos gorilas de dorso prateado, do tigre da Sibéria, do rinoceronte africano. Àh, e do lince da Málcata (já me esquecia deste). Se me esqueci de algum, envio daqui as minhas desculpas aos visados. E hoje, não há uma daquelas iniciativas fabulosas tipo desligar a luz no mundo inteiro a uma determinada hora durante uns minutos? Ou daquelas (uma das minhas preferidas) de fechar o centro das cidades ao transito e pôr a populaça a andar de bicicleta? Não? Que pena, porque se houvesse amanhã retomava a minha vida com a consciência tranquila, gozando os prazeres do meu carro, as luzes fantásticas do meu jardim e a vida segue em frente. Podia até quem sabe comprar uma pele de zibelina daquelas electrocutadas pelo ânus para que a pele saia perfeita. São dias fantásticos estes dias mundiais de qualquer coisa, gosto pronto, especialmente daqueles dedicados a uma doença qualquer como a sida por exemplo e nesse dia fala-se dos milhões de infectados por essa África fora, os abutres da comunicação social arribam hospitais fora em busca de depoimentos daqueles de fazer chorar as pedras da calçada. E nesse dia temos muita pena deles… mas o meu preferido mesmo, é um qualquer que não me lembro o nome mas contra a fome, e lá vêm as imagens dos pretinhos de barriga inchada agarrados aos úberes secos de mães esquálidas. Embora aí me irrite porque passam isso no telejornal, e normalmente estou a jantar e aquelas moscas varejeiras que volteiam os ranhosos dão-me um certo asco, mas lá faço um “tsc, tsc” de comiseração e ataco a fumegante arrozada com um batalhão de lagostins em parada, e mando o puto mudar para a sport Tv que deve estar a começar o Benfica. No fim do jantar separo o lixo ciente dos meus deveres sociais. E nesse dia tenho muita pena deles… dos meus filhos que mais sensíveis com essas coisas ficaram agoniados com a visão das moscas.
Sou de opinião que deve haver todos os dias um dia mundial mas de todas as maleitas, todos os dias, reflectindo todos os dias nessas coisas que me (não) tiram o sono. Reflectíamos no mesmo dia, todos os dias sobre a terra, sobre o mar, sobre a sida, sobre a fome, sobre a pobreza, sobre o aquecimento global… (deixo ficar as reticências, se alguém se lembrar de mais algum é só acrescentar). E propunha-lhe um nome…todos os dias seriam esse dia, já viram que boa ideia, 365 dias por ano, 366 nos anos bissextos e acabávamos com esta confusão de dias diferentes, um do pai, outro da mãe, avozinho, do cão, do gato e dos pobres(?) vejam lá… De manhã mal me levanto a primeira pergunta que faço à primeira pessoa que encontro é: “desculpe, hoje é dia mundial de quê?” e lá me incuto da necessária reflexão sobre o assunto em questão. Por isso vamos dizer BASTA, a partir de agora todos os dias são dias de todas as preocupações que assolam o mundo. Eu sou realmente uma pessoa espectacular, inteligente e acima de tudo preocupado. Eu propunha-lhe o nome de … DIA MUNDIAL DA HIPOCRISIA.
 
Autor
jaber
Autor
 
Texto
Data
Leituras
1281
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
20 pontos
20
0
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
VónyFerreira
Publicado: 22/04/2009 13:42  Atualizado: 22/04/2009 13:42
Membro de honra
Usuário desde: 14/05/2008
Localidade: Leiria
Mensagens: 10301
 Re: Dia Mundial da Hipocrisia
Excelente crónica, Jaber.
Na generalidade estou de acordo com o que apontas. Na verdade todos os dias deveriam ser dia, para se falar com afinco do que efectivamente vai mal. Sem ser porque um qualquer "iluminado" nos impôs" uma norma comemorativa.
Um beijo e parabéns pelo excelente texto.
Vóny Ferreira


Enviado por Tópico
Alberto da fonseca
Publicado: 22/04/2009 13:46  Atualizado: 22/04/2009 13:46
Membro de honra
Usuário desde: 01/12/2007
Localidade: Natural de Sacavém,residente em Les Vans sul da Ardéche França
Mensagens: 7071
 Re: Dia Mundial da Hipocrisia
Excelente crónica Jaber!

Um grito de revolta contra uma sociedade que nada de bom nos trás, mas festeja-se.
Gostei imenso destetexto e que ainda por cima me enche de inveja, é que está mesmo muito bem escrito.
Abraço
A. da fonseca


Enviado por Tópico
Henricabilio
Publicado: 22/04/2009 13:56  Atualizado: 22/04/2009 13:56
Colaborador
Usuário desde: 02/04/2009
Localidade: Caldas da Rainha - Portugal
Mensagens: 6963
 Re: Dia Mundial da Hipocrisia
Nem a propósito, acabo de colocar num texto do Alberto da Fonseca esta mesma ideia, sinal que de alguma forma estamos em sintonia. E pela jeito que as coisas levam, em breve acabam-se os dias e teremos de improvisar e passar a ter o Manhã disto e a Tarde daquilo... Senhores mandantes da Terra, é mais que tempo de ganharem vergonha na p... da cara! Um abraçooo para o Jaber! Abílio


Enviado por Tópico
Antónia Ruivo
Publicado: 22/04/2009 15:01  Atualizado: 22/04/2009 15:01
Membro de honra
Usuário desde: 08/12/2008
Localidade: Vila Viçosa
Mensagens: 3855
 Re: Dia Mundial da Hipocrisia
Concordo contigo, dias disto e daquilo são mesmo dias de hipocrisia e lavar de consciência, o triste é que pessoas gostam do folclore que todos esses dias encerram, lembrar sim sensibilizar sim mas sempre que nos dê na gana, beijinho


Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 22/04/2009 15:30  Atualizado: 22/04/2009 15:30
 Re: Dia Mundial da Hipocrisia
Meu querido Jaber,

Bem reflexivo o teu texto.Se atravessarmos com os olhos o barro de que somos feitos, conseguiremos ao centro enxergar o ranço da hipocrisia que todos carregarmos: uns em maior outros em menor proporção.
Tomo o Dia Mundial da Hipocrisia como sendo também meu e farei em sua homenagem um poema.
Bjins, Betha.



Enviado por Tópico
RoqueSilveira
Publicado: 22/04/2009 15:38  Atualizado: 22/04/2009 15:52
Membro de honra
Usuário desde: 31/03/2008
Localidade: Braga
Mensagens: 8102
 Re: Dia Mundial da Hipocrisia
Pelos vistos todos os dias foram açambarcados pela hipocrisia:
" Mas ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que fechais aos homens o reino dos céus; e nem vós entrais nem deixais entrar aos que estão entrando. Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que devorais as casas das viúvas, sob pretexto de prolongadas orações; por isso sofrereis mais rigoroso juízo. Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que percorreis o mar e a terra para fazer um prosélito; e, depois de o terdes feito, o fazeis filho do inferno duas vezes mais do que vós.”
JÁ:
O cientista cognitivo Keith Stanovich fez uma carreira do estudo da hipocrisia. Ele a vê como surgindo da incompatibilidade de tais coisas como o interesse próprio e os desejos com crenças de ordem mais alta na moralidade e na virtude. As únicas pessoas que não são hipócritas são a minúscula e talvez não-existente minoria que é tão santa que nunca se entregam a seus instintos mais básicos e o grupo maior que nunca tenta viver segundo os princípios da moralidade ou virtude. Ele dessa forma defende que os hipócritas são na verdade a classe mais nobre das pessoas.
Ou
François duc de la Rochefoucauld revelou, de maneira mordaz, a essência do comportamento hipócrita: "A hipocrisia é a homenagem que o vício presta à virtude".
Beijo Zé





Enviado por Tópico
saozinha
Publicado: 22/04/2009 16:01  Atualizado: 22/04/2009 16:06
Colaborador
Usuário desde: 09/08/2008
Localidade:
Mensagens: 1604
 Re: Dia Mundial da Hipocrisia
jaber:

Parece-me se não estou em erro que já é o segundo texto que leio seu a falar dos dias internacionais,e sempre desato a rir da maneira como trata coisas tão serias e as transforma nestes textos hilariantes.

Acho que tambem comentei o outro texto dizendo que nâo gostava de dias pre-estabelecidos onde toda uma sociedade quesó fala desse tema e depois no resto do ano ,passa-lhes completamente ao lado.
Isto tudo para dizer que mais uma vez me fartei de rir ao ler sobre coisas tão sérias o que em mim é raro.

Obrigada por mais este texto.

Um beijo


Enviado por Tópico
JoseRoque
Publicado: 23/04/2009 17:48  Atualizado: 23/04/2009 17:48
Muito Participativo
Usuário desde: 05/04/2008
Localidade: Braga
Mensagens: 68
 Re: Dia Mundial da Hipocrisia
Muito bem observado, jaber. outra entre tantas maneiras de vermos como querem que pensemos nas coisas apenas superficialmente, ocasionalmente, e que disso, por isso, não saiam as atitudes que poderiam transformar o nosso mundo.

Abraço