Crónicas : 

Manipulação de leituras

 
Um dos fenómenos que se podem observar na maioria dos sites de literatura e, muitas vezes, nos próprios blogues é a manipulação, pelos autores, do número de leituras obtidas pelos seus trabalhos.
São postas ao dispor dos bloguistas, algumas ferramentas que permitem controlar quer as visitas diárias quer o número total de visitas nos seus blogues. E existem sites que premeiam os blogues que lá estejam registados e que obtenham o maior número de leituras em determinado dia. Lembro-me, por exemplo, da Blogstar que atribui, mensalmente, uma estrela dourada ao blogue que seja indicado mais vezes para a merecer.
Qualquer uma das ferramentas está preparada para considerar cada visita feita por determinado IP como sendo apenas uma visita, por determinado período (normalmente um dia). Ou seja, se determinada pessoa visitar um blogue, do mesmo computador, dez vezes no mesmo dia, conta apenas como uma visita (ou, no caso da blogstar, como apenas uma indicação). Os mecanismos de controlo funcionam, é um facto. Mas também é verdade que, para um conhecedor, estes mecanismos são bastante fáceis de contornar. E nem precisa de ser um profissional.
De acordo com a Wikipédia, IP é um acrónimo para a expressão inglesa “internet Protocol” (protocolo de internet) que é um protocolo usado entre duas ou mais máquinas, em rede, para encaminhamento dos dados. De uma forma clara, o nosso IP é o que identifica a nossa ligação à internet. Mantendo-se a ligação, mantêm-se o IP. Reside aqui um dos truques mais usados para manipular as estatísticas dos blogues (ou qualquer sistema que controle os IP’s, como sejam as votações on-line, etc).
Se desligarmos a ligação à internet, quando a voltamos a ligar, o sistema vai obter novo IP. Logo, se voltarmos a aceder ao site, é contabilizada nova leitura porque o IP ainda não está registado. Consegue-se assim, com muita facilidade, contornar as estatísticas, criando falsas visitas. Há ainda quem recorra a pequenos programas informáticos que permitem mascarar o IP, com o mesmo intuito, assim como sites de internet que funcionam como mascaras.
Nos blogues, este incremento de leituras (ou, em outra análise, esta falsificação de estatísticas) pode ter, como único intuito, enganar os visitantes, fazendo-os acreditar que o blogue em causa é muito visitado e que merece, por isso, ser acompanhado. Para além do incremento (falso) de leituras, pode-se também pretender receber prémios virtuais (como seja a estrela dourada da Blogstar).
Em sites de literatura, como é o caso do luso-poemas.net, o incremento das leituras ganha uma dimensão diferente. Como é um site frequentado por bastantes utilizadores, o número de leituras de cada texto será, á partida, sinónimo de qualidade. Naturalmente haverá tendência a se ler primeiro os textos mais visitados.
Também no luso-poemas, a falsificação das estatísticas está relacionada com o IP. IP’s diferentes, leituras diferentes… ou não. Porque, do acima exposto, já concluímos que se pode falsificar/mascarar o IP.
No entanto não é a única estratégia usada por alguns autores neste site.
Na página de abertura deste site constam as últimas entradas, por ordem cronológica, uma por cada autor. Colocado o texto com determinado titulo, espera-se que tenha leituras e/ou comentários. Se, passado um bom bocado, ainda estiver abaixo do nível esperado, podem-se tomar várias atitudes para manipular. Por exemplo, mudar o título. Quem sabe, um título mais apelativo chame a atenção. Ou, se o problema for falta de comentários e, se por acaso, se deixou alguma nota mais agressiva ou menos própria, pode ser que, retirando, então seja comentado.
Se ainda assim não resultar, passa-se o texto a rascunho, grava-se e, passado um bocado, voltamos a editá-lo e publicá-lo. Ao fazê-lo, o texto é (re)publicado com a hora em que o estamos a fazer (e não com a hora em que foi publicado a primeira vez). Como as leituras obtidas antes de o passar a rascunho estão contabilizadas (e o sistema não as coloca a zero), vamos ter um texto com algumas leituras (porque já as teve antes) no meio de textos acabados de publicar (e portanto com bastante menos leituras).
Suponhamos que, mesmo assim não resulta. Que se continua com pouquíssimas leituras. Então que tal enviar o link do texto a alguns amigos, seja pelo Messenger ou por mail, pedindo-lhes opinião. Ou mandar mensagens privadas a outros utilizadores a pedir-lhes que visitem o texto em causa e que dêem a sua opinião (aproveita-se e pede-se comentários, nada mais simples).
Há ainda quem recorra a outro expediente. A criação de outro utilizador, de modo a auto-comentar-se, aumentando o número de comentários recebidos.
A mente humana está cheia de expedientes. Por cada mecanismo de controlo utilizado, são descobertas formas de os contornar. A necessidade de se auto promover e de ser acarinhado pelos outros aguça o engenho, e leva a que se tomem atitudes que, quando detectadas pelos restantes utilizadores, fique denegrida a imagem inicial que se tinha de quem usou expedientes.
São, por isso, atitudes que se devem evitar. Quer porque não favorecem quem as usa, quer porque os resultados são falsos e porque não obtemos um feedback real do nosso valor.
E para terminar, resta apenas referir, para que não restem dúvidas, o que quase todos que andam nestas “andanças” esquecem – que, mais tarde ou mais cedo, tudo se sabe.


Stone
***********

Pedra Filosofal
O sonho comanda a vida...


http://stoneartportugal.blogs.sapo.pt/

 
Autor
Pedra Filosofal
 
Texto
Data
Leituras
2680
Favoritos
3
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
49 pontos
25
0
3
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 30/04/2009 19:26  Atualizado: 30/04/2009 19:33
 Re: Manipulação de leituras
DISCORDO COM DUAS COISAS EMBORA SAIBA DA SUA QUALIDADE E DA PRÁTICA REFERIDA A QUE SE DIZ SER O CASO PORTANTO O TEXTO.
A PRÁTICA DIZ UMA COISA QUE QUANTO MELHOR É A QUALIDADE DO TEXTO MENOS LEITURAS TEM OU O AUTOR.E ISSO É VISÍVEL NESTE NÂO EM TODOS OU NA SOCIEDADE POIS O CASO DE SER UM PESSOA NÃO QUER DIZER QUE SE LEIA DE TUDO. MAS É ASSIM.
EM TUDO POIS OUTRAS PROFISSÕES EXERÇO EM ARTE E SEI DA PROCURA DAS PESSOAS MUITO BEM EM CERTOS CASOS E DE MIM. EU SOU DEUS PAI EMBORA UM ADMINISTRADOR AO QUE PENSO DE NOME VERA DESTE SITE TER AFIRMADO FAZ POUCO NÃO O SER O QUE É RIDÍCULO SENDO PORTANTO DAQUI JÁ SE VÊ A FALTA DE LEITURA É CERTA COMO AFIRMO NO MELHOR OU ENCONTRO DE ALGO.
A ESTATÍSTICA PODE IR A PIQUE MINHA OU DESCER NEGATIVAMENTE POIS EU VIVO DE TRATAMENTO AO MUNDO E SEI DE TUDO TAMBÉM NÃO SOU EU QUE NÃO O FAÇA E APENAS. ADMITO DE TUDO MAS SEI DEMAIS DE TUDO NO MUNDO TAMBÉM E NÃO DE VERDADE DITA POR TODOS QUANDO O SEGREDO NEM ESTÁ AQUI PARA DIVULGAR OPINIÕES DADAS À BORLA.
UM COMENTÁRIO QUE NÃO O CASO PODE SER FUNESTO POR VEZES SENDO DE PESSOAS RESPONSÁVEIS POIS OUTROS SITES VISITO E SEI DE TUDO UM POUCO.
AS PESSOAS LÊM E VÊM E INDEPENDENTEMENTE DO NÚMERO DE CLIQUES TIRAM AS SUA CONCLUSÕES. NADA TEM A VER A OPINIÃO DE CADA UM COM O NÚMERO DE LEITURAS ISSO PENSO EU POIS ISTO É UM SITE DE APRENDIZAGEM MAS QUE ESSE PÚBLICO NÃO CONTA É OUTRA.
É POSSÍVEL QUE AS PESSOAS SEJAM CEGAS E EU NÃO ESTEJA A VER. ESSE É UM GRANDE DEUS QUE EXISTE EM MIM E NÃO DEFEITO.
O SEU ARTIGO CONTA ISSO É VERDADE POIS JÁ TINHA LIDO ALGO DO GÉNERO NO LUSO. AS PESSOAS POR VEZES VIVEM DESTES PEQUENOS NADAS DE DEIXAREM E VEREM DE TUDO NO MEU ENTENDER E POR ISSO SÃO SORRISOS TAMBÉM NO MEU VER. NÃO OS SITES É VERDADE TAMBÉM.
UM ABRAÇO PARA SI E BONITA A SUA ESCRITA.
AMANDU

Enviado por Tópico
los
Publicado: 30/04/2009 19:28  Atualizado: 30/04/2009 19:28
Da casa!
Usuário desde: 01/07/2007
Localidade: Minho
Mensagens: 311
 Re: Manipulação de leituras
E há, também, quem publica crónicas na zona de textos em vez de usar o forum apropriado.

E nao sao poucos os que recorrem a esse método pouco ético.

E há muitos outros "pecados", como por exemplo, destituir um moderador sem qualquer informaçao aparente

E há ... muito para dizer, mas este nao é o local apropriado.

Beijos mil

Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 30/04/2009 20:03  Atualizado: 30/04/2009 20:03
 Re: Manipulação de leituras
Pedra Filosofal.

Excelente cronica. Uma informação importante. Em parte eu já sabia, mas tu detalhaste.

Obrigada.

Abraço frateno!!!!!

Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 30/04/2009 20:10  Atualizado: 30/04/2009 20:10
 Re: Manipulação de leituras
Menina,
Eu realmente não compreendo que uma criatura lucra com tais atitudes.Coisa de uma pobreza d'alma que a gente fica desconcertada e sem saber o que dizer.
Contudo, digo: apreciei muito teu texto que serviu-me como aula de como não agir.
Bjins, Betha.

Enviado por Tópico
Tânia Mara Camargo
Publicado: 30/04/2009 20:21  Atualizado: 30/04/2009 20:21
Colaborador
Usuário desde: 11/09/2007
Localidade:
Mensagens: 4246
 Re: Manipulação de leituras
Bem lembrado Pedra, aliás cometo um pecado
Dou preferência ao Luso nas postagens, depois venho
aqui e pego para postar em outros sites, com isso
clico em cima dos textos.
Agora leituras não trazem pão á mesa de ninguém,
portanto para mim não dizem nada, apenas gosto
de interargir com os amigos, coisa que também não faço em outros sites, vês sou culpada também.
Beijão linda!

Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 30/04/2009 20:31  Atualizado: 30/04/2009 20:31
 Re: Manipulação de leituras
Aplaudo este texto esclarecimnto da autoria da amiga Pedra de Toque pela sua pertinência e oportunidade.
As leituras arificiais são mera ilusão que apenas servirão para alimentar a vaidade tola e doentia de quem a elas recorre.
Pessoalmente, desde que o próprio Webmaster esclareceu que os rascunhos conservam as leituras e comentários anteriores tenho utilizado essa possibilidade para reeditar poemas postados há cerca de um ano atás e que entretanto revi, sendo importante saber como os leitores reagem passado esse tempo.
O Luso é importante, também, ou sobretudo, como campo de ensaio da aceitação daquilo que escrevemos. Para que os testes funcionem terá que haver verdade no processo, como é óbvio.
Os meus agradecimentos, amiga Magda.

beijinho

Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 30/04/2009 20:33  Atualizado: 30/04/2009 20:36
 Re: Manipulação de leituras
Se dessem mais atenção aos textos do que as leituras, talvez a confusão acabasse.
Enfim…
Quem não tem telhados de vidro??????

Só lamento não perceber nada disto!
Destas manobras.

Acabei de te dar uma leitura, eheheheh

Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 30/04/2009 21:19  Atualizado: 30/04/2009 21:19
 Re: Manipulação de leituras
Ai meu Deus! Isto não tem fim. Pessoalmente e porque ninguém tem nada com isso mas eu digo porque quero; tenho a quase totalidade dos meus textos em rascunho. Tudo porque a dada altura pretendi sair e guardei-os. Pretendo recoloca-los não de uma vez porque entupiria o Site!Agora se isso pode ser considerado táctica!!!!

Bem neste site já se vê de tudo.

Beijo azul

Enviado por Tópico
Arretogofaugar
Publicado: 30/04/2009 21:45  Atualizado: 30/04/2009 21:45
Participativo
Usuário desde: 26/03/2009
Localidade:
Mensagens: 23
 Re: Manipulação de leituras
Pedra, muito pertinente e esclarecedor teu texto.Faltou falar apenas que esses expedientes,quando utilizados por qualquer autor, deve no minimo mostrar a pouca autoestima e qualidade que ele tem. Aplauso e reconhecimento sim, mas quando ele for merecido. Concordo plenamente contigo.

Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 30/04/2009 21:52  Atualizado: 30/04/2009 21:52
 Re: Manipulação de leituras
Antes de tecer qualquer consideração terei que informar que sou novo no site.
No entanto, concordo perfeitamente com os comentários feitos pelo nosso amigo. Mas há pelo menos uma coisa que me intriga muito mais que as reflexões do nosso amigo: é a quantidade de escritos que a maioria dos nossos amigos coloca na página. Nunca poderei esquecer uma leitura que fiz do meu poeta de eleição – Eugénio de Andrade, em que ele dizia humildemente que um poema demorava anos a ser construído. Mais não digo, deixo o resto ao critério de pensamento de cada um.
Isto também não é uma forma de manipulação de leituras?

Enviado por Tópico
Antónia Ruivo
Publicado: 30/04/2009 21:53  Atualizado: 30/04/2009 21:53
Membro de honra
Usuário desde: 08/12/2008
Localidade: Vila Viçosa
Mensagens: 3855
 Re: Manipulação de leituras
Pouco tenho a acrescentar a não ser que prefiro ter poucas leituras mas sinceras do que muitas só para inglês ver, e penso que qualquer pessoa de bom senso também prefere isso, mas que existem malabarismos de toda a espécie isso existem. beijinhos

Enviado por Tópico
saozinha
Publicado: 30/04/2009 21:56  Atualizado: 30/04/2009 21:56
Colaborador
Usuário desde: 09/08/2008
Localidade:
Mensagens: 1604
 Re: Manipulação de leituras
Pedra Filosofal:

Desde já agradeço estes esclarecimentos que deconhecia quase na totalidade.

Depois de ter lido a crónica e os comentarios,resta-me deixar umas perguntas no ar.

Nâo recorrendo as estas astucias e mesmo assim quase nada fazer para alem de publicar os poemas e comentar os outros poetas,o que fazer então quando há um numero de comentários considaráveis?

Andam aqui as pessoas a comentar os outros só porque lhes fica bem?

por acaso gostava que me respondessem,ou então eu sou demasiado injenua e não sei nada da vida.

Obrigada por me terem alertado para algumas realidades que não conhecia.

Beijo

Se o significado de ter muitas leituras e comentários quer dizer,má qualidade da poesia,andamos então a gozar com quem escreve?



Enviado por Tópico
VónyFerreira
Publicado: 30/04/2009 22:04  Atualizado: 30/04/2009 22:07
Membro de honra
Usuário desde: 14/05/2008
Localidade: Leiria
Mensagens: 10301
 Re: Manipulação de leituras
Olá Magda!
Embora já saibas em parte o que penso relativamente a esta crónica, digo-te que fiquei absolutamente abismada por saber que era possível fazer esses malabarismos que explicaste para acrescentar leituras.
Como te expliquei hoje fiz (pela primeira vez uma experiência) que foi deslocar um poema de um lado para o outro. Fi-lo pelas razões que te expliquei e foi certamente a primeira e última vez que recorri a essa técnica. Aliás a tal que é guardar o poema e depois voltar a postá-lo.
Não simpatizo com essa ideia, mas respeito quem poste poemas já com uma enormidade de leituras já que só irá lê-lo quem de facto quiser. Ninguém obriga ninguém abrir um poema.
Quanto aos outros artifícios que são possível fazer para acrescentar o número de leituras, é absolutamente lamentável que o façam, na certeza porém que... quem recorrer a esses estratagemas estar-se-á a enganar a ele próprio.
O teu texto tem por isso um interesse muito grande pois eu própria desconhecia que a tecnologia permite tais truques.
Um beijo,
Vóny Ferreira

Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 30/04/2009 22:12  Atualizado: 30/04/2009 22:12
 Re: Manipulação de leituras
Aplaudo tua cronica visto que no mundo tem de tudo e parece que nos sites tambem,rsrsrs,esses que usam de tais artificios são sei realmente o que trazem de bom a sí.Parabens PEDRA

Enviado por Tópico
Vera Sousa Silva
Publicado: 30/04/2009 22:39  Atualizado: 30/04/2009 22:50
Membro de honra
Usuário desde: 04/10/2006
Localidade: Amadora
Mensagens: 4098
 Re: Manipulação de leituras
Uma belíssima crónica, que aplaudo de pé e que gostaria imenso que deixasse todos os utilizadores deste site a pensarem sobre ela, quando assistimos diariamente a situações de manipulação de textos, de angariação de comentários, do "eu comento-te se tu me comentares", do "eu comentei-te vai-me comentar", de pedidos de leituras, "opiniões", comentários, por PM, mail, e sei lá mais o quê...
Depois assiste-se a comentários pessoais, que nada têm a ver com a poesia, a comentários que comprovam que nem se deram ao trabalho de ler, etc...
Não me vou alongar muito, porque na tua crónica, para quem quiser ler está tudo, mas acrescento que graças a estes trabalhinhos de bastidores e de não me rever em certos comportamentos, praticamente já não comento (obviamente isso nota-se na quantidade de leituras e comentários que obtenho agora, mas agora também sei que são verdadeiros).
Ah! E ainda poderíamos falar de comentar dizendo "A" e depois mudar para "B"... e andar a bater com a mão no peito... Enfim, em quase três anos de luso já vi de tudo. Pior é que essas pessoas mais tarde ou mais cedo morrem ou suicidam-se no site...

Um beijo enorme e parabéns

Enviado por Tópico
António MR Martins
Publicado: 30/04/2009 22:57  Atualizado: 30/04/2009 22:57
Colaborador
Usuário desde: 22/09/2008
Localidade: Ansião
Mensagens: 5058
 Re: Manipulação de leituras
Magda,

Teu texto é de uma providência informativa que me apraz registar. Quem conhece os meandros mais profundos do manuseamento dos serviços da net, onde os sítios estão inseridos, sabe das diversas possibilidades de as usar em seu proveito (ou melhor proveito). Eu nestas coisas do virtual sou quase um leigo. Não fora o meu filho me criar a possibilidade de desfrutar deste amplo mundo informático, jamais poderia imaginar poder (hoje) trabalhar em dois blogues meus (em simultâneo) e em outros sítios, entre os quais o Luso-Poemas, que muito gosto.
Julgo, e sem qualquer alvitre sobre a temática contida no texto presente, que um usuário deste tipo de lugares se deve sentir feliz, por publicar seus textos, por ler os textos dos outros usuários, e de poder aprender com tudo.
Isto é que me faz sentir bem aqui. Depois vem outra coisa fundamental para todos os seres humanos, o conhecimento de novas pessoas, a criação de amizades, o convívio. Estive no 3º Encontro do Luso, avizinha-se o 4º onde espero poder estar. Tudo isto é sublime!
É um autêntico vício vir todos os dias, à noite, para este sítio, quando a saúde o permite.
Bem hajam.
Abraço

Enviado por Tópico
Paulo Afonso Ramos
Publicado: 30/04/2009 23:16  Atualizado: 30/04/2009 23:16
Colaborador
Usuário desde: 14/06/2007
Localidade: Lisboa
Mensagens: 2080
 Re: Manipulação de leituras
sempre achei que tinhas um bom sentido de oportunidade e uma grande expressão na área da crónica. O que mostra que és uma pessoa inteligente e atenta.

soma mais uma leitura e outro comentário, junta tudo ao beijo que deixei no ar.

Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 01/05/2009 01:14  Atualizado: 01/05/2009 01:14
 Re: Manipulação de leituras
Esta crónica merece um aplauso e de pé é pena que não contem o resto das manobras,
Ups… esqueci-me, é só pelo telefone…ou via msn.
Bravo

Vou ver se consigo fazer destas manobras ao volante do meu carro!

Enviado por Tópico
mim
Publicado: 01/05/2009 01:31  Atualizado: 01/05/2009 01:31
Colaborador
Usuário desde: 14/08/2008
Localidade:
Mensagens: 2857
 Re: Manipulação de leituras
Gostei do texto...estamos sempre a aprender!

Beijocas doces

Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 24/05/2009 19:40  Atualizado: 24/05/2009 19:40
 Re: Manipulação de leituras
Bom te ver prof do meu coração nas fotos do encontro.

Eu ainda não tinha lido esta sua crônica, muito bem escrita e reflexiva.

Fiquei pensando aqui, eu mando o link dos meus textos para alguns amigos por email, no intuito de informar que escrevi um texto. Em nenhum momento, pensei em manipular leituras, mesmo porquê, não me importo com o número de leituras do meus textos, isto NÃO me faz vender livros. Tenho amigos que me pedem que eu envie o link do texto, para facilitar e ser mais rápido de encontrá-lo. Mas, lê quem quer, não obrigo ninguém a ler meus textos, nunca fiz isso e nem pretendo fazer. Acredito que essas pessoas que se importam com as estatísticas de leituras, deveriam procurar uma psicoterapia, pois estão viciados pela competição.

Bjos daqui da sua aluna.

Enviado por Tópico
luisalpsimoes
Publicado: 04/06/2009 21:43  Atualizado: 04/06/2009 21:43
Colaborador
Usuário desde: 02/03/2009
Localidade: Ansião
Mensagens: 591
 Re: Manipulação de leituras
Magda,

Excelente crónica, bem esclarecedora e de sábias palavras.

Beijinhos

Enviado por Tópico
glp
Publicado: 10/06/2009 00:06  Atualizado: 10/06/2009 00:06
Da casa!
Usuário desde: 26/02/2007
Localidade: Belas
Mensagens: 464
 Re: Manipulação de leituras
Excelente crónica!

Bjos

Enviado por Tópico
Nanda
Publicado: 06/07/2009 10:17  Atualizado: 06/07/2009 10:17
Membro de honra
Usuário desde: 14/08/2007
Localidade: Setúbal
Mensagens: 11076
 Re: Manipulação de leituras
Magda,
Tu és uma expert nestas coisas da informática e agradeço-te por nos abrires os olhos.
Beijocas
Nanda