Textos : 

Paz na terra nos Homens de boa vontade

 
(...)Sem saber muito bem como a conversa fluíu,quando dei conta, o tema que discutia com alguns amigos já tinha tomado um rumo seriamente reflectivo.

(...)"Paz na Terra aos Homens de Boa Vontade"
Que critérios,regras,medidas podemos utilizar para mensurar e abordar quem são os homens de boa vontade?

(...)Difícil será distinguir,afinal o que é ,por exemplo para alguns de nós o terrorismo, para uns será o flagelo do século, para outros é luta pela liberdade.
A própria ONU, não sabe o que é o terrorismo, sabe como nós sabemos que é mau, mas é preciso primeiro definir, balizar:

(...)Os BASCOS,o IRA,os CURDOS,os PALESTINOS,os CHECHENOS são terroristas ou estão em luta pela sua autodeterminação? Alguém arrisca responder?
E os TUPIS-GUARANIS não teriam direito de exigir que nos evacuássemos as nossas casas pois "apenas" 500 anos antes eles eram os verdadeiros donos. Mais direito que os Israelitas que voltaram 2000 anos depois.
E os árabes que explodem cívis, impõem leis isâmicas radicais e se consideram os donos da verdade moral?

(...)Não consigo me posicionar. Talvez o melhor seja não querer saber...deixar andar e ver no que vai dar, afinal não é nada comigo!

(...) Mas não consigo! Outra coisa que me confronto é quem são os terroristas? os Árabes que explodiram com as torres gêmeas; os homens-bombas palestinos; os protestantes da Irlanda que atacam crianças católicas ou o IRA que ataca cívis? Não seriam terroristas os governantes balcãnicos que matavam e estrupavam mulheres na sua assanhada limpeza étnica? Ou quem sabe os terroristas seriam as milícias de POL POT saneando o Camboja em nome de uma luta contra a democracia burguesa e a implantação de um estado essencialmente agrícola.
Poderiam ser terroristas os governos das potências ocidentais encabeçados pelos EUA,que interviu em PORTO RICO e influênciou a queda dos SANDINISTAS da Guatemala,que omite diante das desgraças do povo Africano,que armou e treinou Sadam Husseim para trucidar CURDOS e IRANIANOS,armou e financiou Bin Laden e os fundamentalistas do Talibâ para que fizessem actos de terror contra os Soviéticos.
O próprio Fidel Castro,treinado pelos EUA para derrubar Fuldêncio Batista.

(...) Já ouvi adjectivar Hitler de muita coisa,mas nunca de terrorista,parece-me pois que a variante é a classificação da Comunidade Internacional que denomina os actos segundo critérios não muito bem definidos.
É exemplo uma lista imensa,variada,sofisticada: Pinochet(Chile);Videla(Argentina);Noriega(Panamá) Doc(Haiti);Sukarno(Indonésia);Ferdinaand Marcos(Filipinas)...
Existem actualmente incontáveis conflitos armados no mundo.Esses movimentos principalmente de carácter étnico,religioso e alguns poucos de origem política.
Em 1999,um relatório do Instituto Internacional de pesquisas sobre a paz em Estocolmo,identificava, 27 confrontos armados,fruto de rivalidades étnico-político-geograficas manipuladas por lideranças locais que inviabilizam os esforços pela paz.
Quase dez anos depois, outros confrontos engrossam a estatística.
Mas chegaremos lá, desde que haja "paz na terra nos homens de boa vontade".
Vale a pena pensarmos nisto!


" An ye harm none, do what ye will "

 
Autor
HorrorisCausa
 
Texto
Data
Leituras
3798
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
1 pontos
1
0
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
Ajota
Publicado: 25/05/2007 13:24  Atualizado: 25/05/2007 13:24
Da casa!
Usuário desde: 07/05/2007
Localidade: Caldas da Rainha
Mensagens: 254
 Re: Paz na terra nos Homens de boa vontade
A tomada de posição será de acordo de que lado estamos do "muro"; no entanto tenho uma ideia simplista da questão (que é complexa) --> há os terroristas que o são porque foi estabelecido que o são... e os terroristas civilizados.

E acredito que hajam "homens de boa vontade".
Serão poucos, talvez; teremos de os procurar dos dois lados do muro.


Belo tema de reflexão.
Beijo*