Textos -> Outros : 

Pequenas Memórias - José Saramago

 
 

Open in new window


Pequenas Memórias - Jósé Saramago




José Saramago, é um escritor ímpar, que muito me impressiona pela positiva, não tendo ele receio nenhum em escrever as suas Pequenas Memórias, cuja pobreza e dificuldades por que passou , relatadas por si, são arrepiantes!



Quer como Pessoa, como Jornalista e como escritor, ninguém ao ler as suas Pequenas Memórias pode ficar indiferente aos problemas que teve na sua vida, por causa de ser duma família extremamente pobre de Azinhaga, numa zona limítrofe ao Rio Tejo.



Por isso, sendo eu, extremamente sensível, absorvi de tal forma, o que ele nos conta neste seu livro, que passo a citar algumas das sua passagens , por ele relatadas, e que muito me comoveram.



" Dos tempos da Rua Heróis de Quionga pouco mais tenho para dizer, só algumas recordações soltas, de mínima importância: das baratas que passeavam por cima de mim quando dormia no chão; de como comiamos a sopa, minha mãe e eu, do mesmo prato, cada um do seu lado, colherada ela, colherada eu...".



" Algo me ficou por dizer quando, numa página lá atrás, falei da ída à feira com os porcos. A vénda dos bácoros entre os vizinhos da Azinhaga havia sido fraca nesse ano, por isso meu avô achou que o melhor seria levar o que restara das ninhadas à feira de Santarém."



Quando estávamos a comer, veio um criado dizer que podíamos dormir com os cavalos (...) Icei-me para a manjedoura e estendi-me sobre a palha fresca, como num berço, enrolado na manta, respirando o cheiro forte dos animais, toda a noite inquietos, ou assim me iria parecer se me despertava nos intervalos do sono(...) A escuridão era quente e espessa, os cavalos sacudiam as crinas com força, e o meu tio, com a cabeça quase a tocar nos pés, dormia como uma pedra".

 
Autor
borgesaraujo
 
Texto
Data
Leituras
4589
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
2 pontos
2
0
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
emiliasoares
Publicado: 09/05/2009 15:20  Atualizado: 09/05/2009 15:20
Muito Participativo
Usuário desde: 21/11/2008
Localidade:
Mensagens: 72
 Re: Pequenas Memórias - José Saramago
Nem só de pão vive o homen a cultura também alimenta obrigado por divulgar.
Bjs