Mensagens : 

Carta a Haramais

 
Tags:  livro    carta  
 
lamentavelmente à coragem de prosseguir
fui remetido a "cem anos de solidão" (marques)andando em "apuros de um pessimista em fuga" (mario de carvalho)à conta de uma tal "Teresa desqueyroux" (mauriac) bem que criei um "Muro" (sartre) contudo pela "porta estreita" (guide) entrou uma tal de "peter camenzind" tomara eu que fosse uma "sidhartha" ( ambos de herman hesse)
mas nao! anda-me aqui uma tal de "dona flor" a lutar contra os "capitães de Abril" (Maria Medeiros) em vez de lutar contra os "capitães de areia"( Jorge amado) que mais parece um "pais do Carnaval"( j.amado).
soubera ela que queria se parecer com uma tal de "vidigis, a indomavel" (unset)que eu um "pigmaliao" ( bernard shaw) fosse "visitante real" (pontoppidan) numa "manha" (rolland)"manha submersa"...a "peste" (camus)alastra-se e esta "velha menina"(andric)nada como a "moby dick" (melville)o resultado é caotico e comete-se o "naufragio" (fagore). espero que a "um deus desconhecido" (steinbeck) eu um "anjo mudo" (boll) "confesso que vivi" (p.neruda).
contudo prefiro "cha e amor" (kawabata) com "jose e seus irmaos" (tomas mann)esperando ! o "amor que santifica" (bunin) "um,ninguem e cem mil" (pirandello)".
se isto é um homem?" ( primo levi) é a mesma pergunta... se isto é uma mulher? que me faço nas "noites das mil e uma noites" (mahfuz)desejando que a "marca de agua" (brodsky) lhe de pelos ouvidos "na curva do rio" ( naipul)e como todo isto é um jogo , "o nosso jogo"(le carrie)preferia que em vez de me chamar de "cao velho entre flores" ( batista bastos)me chame de "dinossauro exelentissimo" (cardoso pires) visto que é seu "fogo palido" e chamar-lhe "lolita" era para si um elogio ( ambos de nabokov).
pois entao brinquemos ao "gato e o rato" (grass) apenas a "duas vozes" (golding)em que os "interpretes"(soyinka) seremos exclusivamente nos!
correndo o risco de "ninguem escreve ao coronel"( marques)mas sendo eu um "jogador (dostoievsky)e como gosto para as "ficçoes" ( borges) chamo-lhe pelas suas reacçoes "velha menina"! (andric)que as suas atitudes mais parecem um absurdo como "fim de partida" "à espera de godot" ( ambos de beckett).
não lhe permito é uma coisa,
que me trate com uma linguagem abaixo de cao que sou! agora de "anão"(lagerkvist) aceito, desde que seja uma linguagem cuidada!...e pode vir com "o evangelho segundo jesus cristo" pois o que eu lhe quero dar é um "ensaio sobre a cegueira" devido à sua mediocridade!( ambos de Saramago). espero que tenha à "mao esquerda de Cervantes" ( j.j.letria)"um manual de inquisidores" que eu tenho "memoria de elefante" (António Lobo Antunes).
verifique por favor, o "álbum de família" que bem precisa para melhor enriquecer literariamente ( Oscar Lopes) pois dá-me azia o que escreve e para consigo, só me apetece dar um "grito" (rui nunes) como fez comigo, quando escreve em caps lock e "fora de horas" (Paulo Castilho).
posso perfeitamente, lhe fazer um retrato como "o retrato de dorian gray" (o. wilde) mas gosto de a tratar como "boneca de luxo" ( capote).
espero que esta "obra ao negro" (yourcenar) traga-lhe "gente feliz com lágrimas" (joao de melo)e se por eventualidade neste "ano da morte de Ricardo Reis" ( Saramago) receber "ecos de paris" (Eça de Queirós) eu terei imenso gosto de indicar "um quarto com vista" (forster) no "egipto" ( Eça de Queiros).
como ve ate sou bonzinho!
por isso mesmo deixo-lhe com "três historias com final feliz" ( Maria Menezes) e com "um beijo dado mais tarde" ( maria gabriel llansol) numa "seta despedida" (maria judice de carvalho).
e assim perdi "um dia na vida de ivan denisovish" (solzhenitsyn), esperando agora "dias tranquilos" ( oé) num "mundo de estranhos" (gordiner) em que voce e eu como "platero e eu" ( jimenez) possamos passear juntos!
se porventura lhe falto ao respeito contacte um tal de "senhor presidente" obra literaria de um premio nobel da literatura que nao me recordo agora do nome.



todos os livros aqui referenciados sao de exelente qualidade!


Aglutinemos nossas almas, talvez possamos dar um pouco de alegria à nossa infindável tristeza.

 
Autor
Caopoeta
Autor
 
Texto
Data
Leituras
1195
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
3 pontos
3
0
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
RoqueSilveira
Publicado: 17/05/2009 19:33  Atualizado: 17/05/2009 19:33
Membro de honra
Usuário desde: 31/03/2008
Localidade: Braga
Mensagens: 8104
 Re: Carta a Haeramai
Excelente texto e dicas, a seguir, ler e reflectir por qualquer um por mais erudito que se ache...Abraço para ti.

Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 18/05/2009 12:13  Atualizado: 18/05/2009 12:13
 Re: Carta a Haramais
E o fim disso tudo onde nos levara caro CAO? Abraços e grato pelas dicas culturais.